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Nunca é tarde para ter seu negócio de sucesso on-line

Nunca é tarde para começar um negócio on-line. Sim, é um clichê, mas é verdade. O caminho para o sucesso é árduo e cheio de turbulências, principalmente para aqueles que não possuem muitas formas de investimento e recursos financeiros. O medo de enfrentar altos e baixos também é um empecilho para quem quer tirar a ideia do papel e colocar o seu negócio de sucesso em prática.

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Veja alguns passos para começar um negócio on-line | Foto: unsplash.com

Para isso, saiba um pouco mais sobre como começar o seu negócio digital e fazer vendas on-line para gerar renda. Aliás, nunca é tarde para colocar em ação aquilo que gosta. Confira!

Criar um negócio on-line

Existem muitas possibilidades para começar um negócio on-line, como trabalhar com marketing digital ou anunciar suas roupas em um drop shipping. O empreendedorismo digital apresenta várias formas de ser realizado. A seguir, confira algumas dicas sobre como se estabelecer com êxito com uma empresa virtual.

1. Destaque-se no mercado

Atualmente, muitos itens podem ser encontrados na Internet para serem vendidos. Por isso, não invista em um mercado saturado e repetitivo para começar o seu negócio on-line. Procure por um nicho amplo e tenha possibilidades de inovar dentro da sua categoria. Lembre-se de fazer algumas perguntas para si mesmo antes de desenvolver um produto para vender:

  • O que eu quero entregar para meus clientes?
  • Existem outros produtos iguais ao meu?
  • Qual o diferencial do meu produto?
  • Ele realmente será necessário para ser comercializado?

As respostas irão oferecer um rumo de onde começar a criar o seu negócio e avaliar aquilo que é descartável e o que pode ser utilizado.

2. Use as redes sociais

Essencial para um negócio on-line, as redes sociais são propulsores muito fortes das tendências atuais. Isto é, fazer postagens frequentes no meio digital será um grande fator para aumentar seu engajamento on-line. Os consumidores na web são bem ativos dentro das redes sociais, ou seja, seu público, no geral, deve buscar por regularidade dentro das plataformas escolhidas. Um exemplo disso é que, em 2020, a média de uso que os usuários do Instagram gastaram na plataforma foi de 30 minutos por dia, segundo os dados da Hootsuite.

Enfim, além de manter-se atualizado dentro das plataformas digitais, não esqueça de criar uma comunidade ativa dentro das redes sociais com a sua frequência de publicações. Isso irá fidelizar aqueles que já são seguidores e atrair um novo público após sua constância de conteúdos.

3. Faça um planejamento

Um bom planejamento do seu negócio irá definir como serão os seus conteúdos na internet. Com a falta de organização, você não conseguirá colocar em prática os seus planos ou atingir suas metas, e isso pode atrapalhar o seu desempenho para o sucesso. Tenha um plano de negócios, um orçamento, uma estratégia de vendas que será efetiva e defina o nicho e público-alvo de sua empresa. Para isso, é legal começar com uma busca no mercado atual e anotar todas as informações relevantes para o seu plano de marketing.

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Faça um planejamento financeiro para seu negócio dar certo | Foto: unsplash.com

4. Tenha parcerias

Uma possibilidade é buscar parcerias para não começar sozinho no ramo. Pense em promoções, brindes e kits para acompanhar a compra. Além disso, amostras gratuitas, exclusividade de produtos, combos de peças vendidas ou sorteios. Esses são elementos que darão um bom retorno para a experiência do consumidor e podem aproximar o seu negócio de novos clientes. Use comércios parceiros para trocar informações e referências entre si, o que aumenta o consumo de cada um e fideliza os clientes de ambas as empresas.

5. Fator psicológico

Além das dicas práticas, uma boa ajuda está no equilíbrio psicológico ao começar um novo negócio. Lembre-se que não será um caminho fácil e que você poderá passar por algumas dificuldades até chegar aos seus objetivos. Por isso, tenha paciência, organização, confiança e controle a ansiedade nesse projeto. As metas não são atingidas de um dia pro outro e, além da vontade de crescer, você também pode ter um pouco de sorte para alcançar seu objetivo.

Exemplos de sucesso

Como dito anteriormente, não é preciso fazer sucesso com vinte anos ou ter uma ideia diferente enquanto é adolescente. Alguns cases explodiram quando os seus criadores já estavam com mais de 50 anos ou quase desistindo de criar um negócio rentável depois de tanto tempo. Confira alguns exemplos para inspirar-se!

Coronel Sanders (KFC) 

Harland David Sanders, também conhecido como Coronel Sanders, foi o fundador da Kentucky Fried Chickens (KFC), famosa rede de fast food estadunidense com receitas de frango frito. Sanders engajou sua ideia como empreendedor com 65 anos, em 1955, quando ele começou a viajar pelos Estados Unidos, cozinhando lotes de frango de restaurante em restaurante, fechando acordos que pagavam um níquel por cada frango vendido. Em 1964, com mais de 600 lojas franqueadas pelo país, ele vendeu sua participação na empresa por US$ 2 milhões para um grupo de investidores. Antes disso, Coronel Sanders passou por vários empregos em diversas áreas, incluindo vendedor de seguros, agricultor, condutor de bonde e bombeiro ferroviário.

negócio de sucesso
O fundador do KFC começou a empreender com mais de 60 anos | Foto: unsplash.com

Ray Kroc (McDonald’s)

Ray Kroc fundou o McDonald’s aos 52 anos de idade, quando franqueou a rede de fast food mais famosa do mundo e conseguiu vender mais de 100 milhões de hambúrgueres em três anos de fundação. Antes disso, Ray tentou a sorte em vários empregos aos 48 anos, incluindo vendedor de copos de papel, pianista, DJ e músico de jazz. O filme “Fome de Poder” retrata mais sobre a trajetória de Kroc.

Roberto Marinho (Grupo Globo)

Uma das personalidades mais influentes no Brasil do século XX, o jornalista e empresário Roberto Marinho começou seu empreendedorismo aos 40 anos de idade com o Jornal O Globo. Além disso, criou a Rádio Globo e a TV Globo aos 61 anos, uma idade considerada para aposentar para boa parte das pessoas. 

Agora que você já sabe o que é preciso para começar o seu negócio on-line e que não precisa ter uma idade para isso, está na hora de criar seu próprio planejamento para vendas e marketing e investir naquilo que você gosta!

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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