O que é merchandising? Ter estratégias para construir e desenvolver o seu negócio é indispensável para conseguir crescer dentro do mercado. Sendo assim, fique ligado nesse post para entender como o merchandising é importante.
O merchandising pode ser definido basicamente como a área do marketing que fica responsável por promover, identificar e ambientar os produtos e serviços durante as vendas. Mas, você sabe o que mais o envolve e qual a sua real importância dentro do varejo? Essa estratégia de marketing tem como maior objetivo proporcionar mais visibilidade e atratividade aos produtos, o que auxilia no processo de motivar o consumidor para comprar.
Nesse post, vamos te contar exatamente a importância do merchandising para o varejo e como as técnicas de planejamento podem ajudar a sua empresa.
Na grande maioria das vezes, por falta de uma estratégia mais elaborada, os lojistas e/ou donos de negócios não conseguem ser suficientemente convincentes na hora de vender. No entanto, com a concorrência cada vez mais acirrada, não basta apenas colocar os produtos na prateleira de forma correta.
Por causa disso, percebe-se que o bom merchandising requer bastante criatividade e originalidade nas montagens de promoções e articulações de venda, mas isso não vem do nada, é necessário estudar bastante sobre o assunto para se dar bem.
Agora, vamos compreender quais os tipos existentes de merchandising (merchandising exemplos).
O que é merchandising visual? A identidade visual é extremamente necessária dentro de uma marca e não pode ser negligenciada. A questão central de todo esse processo é a escolha das cores a serem utilizadas, já que dependendo de qual for escolhida, o resultado e os estímulos ao consumo ficam responsáveis por moldar a imagem da marca. Assim, o objetivo desejado deve ser atingido, além de combinar com a persona (personagem/identidade) da empresa.
Além de se fazer presente nos filmes de Hollywood, esse tipo de merchandising também está marcando presença no cinema brasileiro e nas novelas. Mas, como ele aparece? As menções às marcas nos créditos de cada capítulo ou filme, por exemplo, são os principais merchandising editorial. Dessa forma, mesmo que a maior parte do público não fique totalmente ligado aos créditos, é comum que se recordem de já ter visto aquela marca em algum lugar. Ademais, acontece, também, desse merchandising ser mostrado diretamente dentro das produções.
Já nesse tipo de merchandising, observamos a volta da relação com a identidade visual, que foi mencionada anteriormente. Isso acontece porque a organização dos produtos na loja física, com a pretensão de atrair o cliente para que ele entre no estabelecimento e faça compras, é completamente racional e estratégica. A ideia que envolve tal ação de merchandising no ponto de venda, especificamente, é despertar a vontade da compra quando o indivíduo não possui muito tempo para raciocinar e sente que vai realmente precisar daquilo. Nessa perspectiva, vemos que além do produto exposto, é comum ter a presença de cartazes promocionais, visando incentivar o consumidor a optar por determinada compra ou não.
O merchandising em questão busca seduzir ainda mais o cliente, uma vez que apresenta a ele aspectos que funcionam como uma vantagem na compra. Exemplo disso são os sorteios, os brindes e o “leve 2 e pague 1”. Nessas situações, há um aumento do consumo e da visibilidade daquele determinado produto ou serviço.
Para realizar ações de merchandising através da internet, o que é quase uma tarefa obrigatória por parte das empresas, é necessário lembrar que essa estratégia não é pautada pela publicidade. O merchandising digital é a utilização de menções a algum determinado produto, o que difere diretamente de um anúncio publicitário. Nessas menções, é possível até usar os influenciadores digitais.
Os desafios inerentes ao merchandising são inúmeros. Isso porque cada tipo de estratégia possui pontos positivos e negativos distintos. Aqui, reunimos os maiores obstáculos ultrapassados pelo merchandising. Se liga:
Como já vimos acima, chamar os clientes é um ponto imprescindível, porém isso não pode ser feito de qualquer forma. O estudo dos seus clientes, da área em que seu negócio está localizado e o porte financeiro que eles possuem, torna-se importante. Além de vitrines bonitas e sedutoras, todo o resto precisa estar de acordo com o que você quer passar de impressão e com o perfil dos seus consumidores.
Outro desafio do merchandising é em relação ao posicionamento da marca. Isso ocorre devido a necessidade de dar mais visibilidade a ela. Como foi visto no ponto anterior, o primeiro passo é entender quem é o seu cliente e o que realmente vai ser importante para ele. Depois, é preciso investir em um design e começar a desenvolver os trabalhos. Com isso, você vai conseguir agregar mais credibilidade e valor à sua empresa.
Passar longe do que todo mundo está fazendo é primordial na hora de se destacar. Utilizar-se do marketing sensorial e do marketing de experiência se tornaram estratégias interessantes. Com o primeiro, é possível conquistar ainda mais a atenção do cliente e conduzi-lo à compra quase que inconscientemente, uma vez que se torna mais do que uma simples compra. A ideia, aqui, é envolver os cincos sentidos do cliente numa experiência para lá de prazerosa. Já o segundo, consiste em interligar momentos mágicos e exclusivos à marca.
Manter o contato com a sua marca é um outro grande desafio do merchandising. Afinal de contas, é a interatividade que vai tornar a compra do produto e/ou serviço intuitiva e mais divertida para o consumidor.
Realizar todos esses passos e não vender nada, não é benéfico. Logo, invista na exposição dos produtos para otimizar as vendas, além disso, lembre-se de sempre considerar a visão do cliente, apelar pelo visual da sua loja e caprichar na montagem e organização da vitrine.
Como já ficou claro, a importância do merchandising dentro da área dos negócios é incontável. Então, tecer táticas estratégicas que visem a exposição dos produtos, vai muito além dos métodos utilizados normalmente. Através do merchandising será possível criar e estabelecer a sua empresa dentro do mercado.
Seguindo os passos acima, já vai te garantir um merchandising eficaz, mas aqui seguem duas dicas extras para te ajudar ainda mais: Primeiro, defina uma harmonia e tenha bom senso na hora de expor e fazer promoções com o seu produto, considerando fatores maiores, como é o caso das datas sazonais e das épocas do ano e utilize ao seu favor.
A outra dica refere-se a avaliar a concorrência e entender as ações feitas pelos “rivais” próximos, avaliando os pontos positivos e negativos.
Confira, a seguir, quais são as estratégias:
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