fbpx

Qual a importância da comunicação interna da sua empresa? Entenda

Atualmente, ter um plano de comunicação interna pode fazer sua empresa se destacar no mercado. No entanto, muitos ainda não entendem o que é comunicação interna nas empresas e como ela pode ajudar no dia a dia de um negócio. Ter um modelo de comunicado interno é de extrema importância e, nesse texto, vamos trazer alguns exemplos e dicas.

Qual a importância da comunicação interna da sua empresa? A comunicação interna pode melhorar diversos aspectos da sua empresa. A comunicação interna exemplo pode auxiliar no relacionamento entre funcionários e ajudar a todos entenderem quais os valores, metas e objetivos da empresa.

Uma comunicação interna bem estruturada pode fazer com que sua empresa cresça em unidade, sintonia e boa relação e convivência entre todos. Um ambiente de trabalho saudável é um espaço de muito crescimento pessoal e profissional, um diferencial essencial para a empresa em diversos aspectos do mercado.

Comunicação interna. | Foto: Freepik.

O que é comunicação interna?

A comunicação interna é uma área de comunicação integrada que foca suas ações nos colaboradores da empresa, no contato de funcionário para funcionário.

Trata-se de transmitir e compartilhar informações estratégicas relevantes em um ambiente corporativo.

Essa troca pode ocorrer tanto na vertical (entre superiores e subordinados e vice-versa) quanto na horizontal (entre funcionários do mesmo nível).

O principal objetivo da comunicação interna é alinhar e engajar os funcionários com os objetivos, causas e discursos da organização.

5 tipos de comunicação interna

Existem vários tipos de comunicação interna, podendo funcionar com vários tipos de plataforma e organização. Você pode escolher a que mais se adequa a sua empresa ou organização. São elas:

  • Comunicação oral: Esse tipo de comunicação geralmente ocorre por meio de palestras e conferências. Nesse caso, trocar feedbacks e discutir ideias é a forma de aproximar os colaboradores;
  • Comunicação escrita: Via quadros de avisos, quadros de mensagens, e-mail, intranet e blog interno. É frequentemente usado para alinhar eventos da empresa;
  • Comunicação horizontal: feito entre colegas do mesmo nível dentro da empresa. É usado para fortalecer bons relacionamentos;
  • Comunicação vertical: Para líderes de organizações, envolve desenvolver planos estratégicos e abordar temas restritos;
  • Comunicação diagonal: Essencial para o engajamento em diferentes níveis da organização. Use-o quando precisar ser notificado de novidades.

Qual a importância da comunicação interna?

Para gestores e colaboradores, o mais importante de saber e salientar é que a comunicação interna é muito mais do que apenas repassar informações entre funcionários. As organizações precisam proporcionar um ambiente propício à produtividade individual e da equipe, desempenho, inovação, criatividade e realização profissional.

Todo conteúdo destinado a ser transmitido por meio de comunicações internas deve ser conduzido em canais diretos e diálogo permanente entre todos na empresa. Como resultado, os funcionários podem entender melhor os objetivos, missão, visão e valores da empresa em que trabalham.

Entre as vantagens de se estabelecer um plano de comunicação em uma organização pode-se citar a precisão das informações, facilitando o diagnóstico da imagem da empresa e a compreensão do conteúdo.

Por meio desse tipo de comunicação, a cultura da empresa é fortalecida, incentivando o bom comportamento e esclarecendo o impacto de cada colaborador na empresa.

Vale lembrar que apesar do uso constante de novas tecnologias aliadas à comunicação interna, o mais importante é se manter conectado com as pessoas. A equipe precisa de uma conexão e sintonia, e isso pode ser conquistado com a comunicação interna.

Desenvolver colaboradores e líderes engajados na comunicação de uma empresa é essencialmente fazer com que os colaboradores sejam ouvidos e respeitados, sintam-se parte da organização e tenham canais abertos de diálogo e confiança entre si e com a organização.

15 benefícios da comunicação interna em um negócio

Além das diversas possibilidades e ferramentas de comunicação interna, os benefícios são múltiplos e tornam sua empresa um espaço muito mais agradável para todos. A comunicação interna fará com que seus funcionários vejam a empresa com um olhar ainda mais impressionante. Veja alguns:

  • Crie um excelente porta-voz;
  • Transmite credibilidade e transparência;
  • Fortalecer a cultura da organização;
  • Transmite informações rápidas e precisas;
  • Traz uma compreensão da organização e um sentimento de pertencimento à equipe;
  • Ajudar a fomentar a inovação;
  • Traga consistência e impulso;
  • Possibilitar e trocar conhecimentos;
  • Criar um clima organizacional positivo;
  • Potencializa resultados positivos;
  • Promover o engajamento dos funcionários;
  • Determinar o escopo das informações;
  • Produtividade aumentada;
  • Integrar novos funcionários e reduzir a rotatividade de funcionários;
  • Alinhar os funcionários com os valores da empresa.

O que é preciso para uma comunicação interna eficiente?

Para ter uma comunicação interna suficiente é imprescindível que todas as dicas ao longo do texto sejam seguidas com foco na sintonização da equipe e na melhoria da empresa.

Além disso, é possível fazer uso de plataformas digitais, como as redes sociais, para aumentar e melhorar o processo de comunicação entre os funcionários.

Preze sempre pela escuta e o bom diálogo de funcionário para patrão, patrão para funcionário e de funcionário para funcionário.

O bom relacionamento será essencial na comunicação interna. É a partir dele que será possível encontrar a sintonia da equipe, discutir metas, objetivos e traçar planos. Assim sua equipe terá uma comunicação interna eficiente e, consequentemente, todos os funcionários trabalhando com um mesmo foco de resultados na empresa, ainda que em diferentes setores.

Método Sirius

Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no Youtube. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:

  • Criar conteúdos que gerem resultados rápidos e a percepção imediata de autoridade;
  • Postar conteúdo certo, no momento certo e na frequência certa;
  • Ganhar reconhecimento, visibilidade, seguidores e um negócio on-line milionário.

Além disso, com o Método Sirius, você terá à sua disposição lives exclusivas, onde seu projeto poderá ser analisado ao vivo; um grupo de acompanhamento, que inclui o criador do método, Bruno Ávila, e outros grandes notáveis e, ainda, receberá todas as atualizações durante um ano. Para ter à disposição esses recursos, conhecer mais sobre comunicação interna e ainda conhecer cases de sucesso e êxito do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se na lista VIP!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Seu hobby pode virar sua profissão!

Existem muitas situações em que as pessoas acabam descobrindo um novo negócio através de um hobby. Claro que, é preciso ter muito equilíbrio ao trabalhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.