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O que é merchandising?

O que é merchandising? Ter estratégias para construir e desenvolver o seu negócio é indispensável para conseguir crescer dentro do mercado. Sendo assim, fique ligado nesse post para entender como o merchandising é importante.

O merchandising pode ser definido basicamente como a área do marketing que fica responsável por promover, identificar e ambientar os produtos e serviços durante as vendas. Mas, você sabe o que mais o envolve e qual a sua real importância dentro do varejo? Essa estratégia de marketing tem como maior objetivo proporcionar mais visibilidade e atratividade aos produtos, o que auxilia no processo de motivar o consumidor para comprar.

Nesse post, vamos te contar exatamente a importância do merchandising para o varejo e como as técnicas de planejamento podem ajudar a sua empresa.

Controle dos gostos dos clientes para o estabelecimento de um merchandising eficaz. | Foto: Freepik.

Principais tipos de merchandising

Na grande maioria das vezes, por falta de uma estratégia mais elaborada, os lojistas e/ou donos de negócios não conseguem ser suficientemente convincentes na hora de vender. No entanto, com a concorrência cada vez mais acirrada, não basta apenas colocar os produtos na prateleira de forma correta.

Por causa disso, percebe-se que o bom merchandising requer bastante criatividade e originalidade nas montagens de promoções e articulações de venda, mas isso não vem do nada, é necessário estudar bastante sobre o assunto para se dar bem.

Agora, vamos compreender quais os tipos existentes de merchandising (merchandising exemplos).

Visual Merchandising

O que é merchandising visual? A identidade visual é extremamente necessária dentro de uma marca e não pode ser negligenciada. A questão central de todo esse processo é a escolha das cores a serem utilizadas, já que dependendo de qual for escolhida, o resultado e os estímulos ao consumo ficam responsáveis por moldar a imagem da marca. Assim, o objetivo desejado deve ser atingido, além de combinar com a persona (personagem/identidade) da empresa.

Merchandising Editorial

Além de se fazer presente nos filmes de Hollywood, esse tipo de merchandising também está marcando presença no cinema brasileiro e nas novelas. Mas, como ele aparece? As menções às marcas nos créditos de cada capítulo ou filme, por exemplo, são os principais merchandising editorial. Dessa forma, mesmo que a maior parte do público não fique totalmente ligado aos créditos, é comum que se recordem de já ter visto aquela marca em algum lugar. Ademais, acontece, também, desse merchandising ser mostrado diretamente dentro das produções.

Merchandising no ponto de venda

Já nesse tipo de merchandising, observamos a volta da relação com a identidade visual, que foi mencionada anteriormente. Isso acontece porque a organização dos produtos na loja física, com a pretensão de atrair o cliente para que ele entre no estabelecimento e faça compras, é completamente racional e estratégica. A ideia que envolve tal ação de merchandising no ponto de venda, especificamente, é despertar a vontade da compra quando o indivíduo não possui muito tempo para raciocinar e sente que vai realmente precisar daquilo. Nessa perspectiva, vemos que além do produto exposto, é comum ter a presença de cartazes promocionais, visando incentivar o consumidor a optar por determinada compra ou não.

Merchandising de varejo

O merchandising em questão busca seduzir ainda mais o cliente, uma vez que apresenta a ele aspectos que funcionam como uma vantagem na compra. Exemplo disso são os sorteios, os brindes e o “leve 2 e pague 1”. Nessas situações, há um aumento do consumo e da visibilidade daquele determinado produto ou serviço.

Merchandising digital

Para realizar ações de merchandising através da internet, o que é quase uma tarefa obrigatória por parte das empresas, é necessário lembrar que essa estratégia não é pautada pela publicidade. O merchandising digital é a utilização de menções a algum determinado produto, o que difere diretamente de um anúncio publicitário. Nessas menções, é possível até usar os influenciadores digitais.

Desafios do merchandising

Os desafios inerentes ao merchandising são inúmeros. Isso porque cada tipo de estratégia possui pontos positivos e negativos distintos. Aqui, reunimos os maiores obstáculos ultrapassados pelo merchandising. Se liga:

Despertar atenção

Como já vimos acima, chamar os clientes é um ponto imprescindível, porém isso não pode ser feito de qualquer forma. O estudo dos seus clientes, da área em que seu negócio está localizado e o porte financeiro que eles possuem, torna-se importante. Além de vitrines bonitas e sedutoras, todo o resto precisa estar de acordo com o que você quer passar de impressão e com o perfil dos seus consumidores.

Posicionamento da empresa

Outro desafio do merchandising é em relação ao posicionamento da marca. Isso ocorre devido a necessidade de dar mais visibilidade a ela. Como foi visto no ponto anterior, o primeiro passo é entender quem é o seu cliente e o que realmente vai ser importante para ele. Depois, é preciso investir em um design e começar a desenvolver os trabalhos. Com isso, você vai conseguir agregar mais credibilidade e valor à sua empresa.

Diferencie-se

Passar longe do que todo mundo está fazendo é primordial na hora de se destacar. Utilizar-se do marketing sensorial e do marketing de experiência se tornaram estratégias interessantes. Com o primeiro, é possível conquistar ainda mais a atenção do cliente e conduzi-lo à compra quase que inconscientemente, uma vez que se torna mais do que uma simples compra. A ideia, aqui, é envolver os cincos sentidos do cliente numa experiência para lá de prazerosa. Já o segundo, consiste em interligar momentos mágicos e exclusivos à marca.

Interaja com os seus clientes

Manter o contato com a sua marca é um outro grande desafio do merchandising. Afinal de contas, é a interatividade que vai tornar a compra do produto e/ou serviço intuitiva e mais divertida para o consumidor.

Vendas

Realizar todos esses passos e não vender nada, não é benéfico. Logo, invista na exposição dos produtos para otimizar as vendas, além disso, lembre-se de sempre considerar a visão do cliente, apelar pelo visual da sua loja e caprichar na montagem e organização da vitrine.

Análise de dados das redes sociais como estratégia de merchandising. Saiba mais sobre o que é visual merchandising. | Foto: Freepik.

Qual a importância do merchandising para os negócios?

Como já ficou claro, a importância do merchandising dentro da área dos negócios é incontável. Então, tecer táticas estratégicas que visem a exposição dos produtos, vai muito além dos métodos utilizados normalmente. Através do merchandising será possível criar e estabelecer a sua empresa dentro do mercado.

Como fazer um merchandising eficiente?

Seguindo os passos acima, já vai te garantir um merchandising eficaz, mas aqui seguem duas dicas extras para te ajudar ainda mais: Primeiro, defina uma harmonia e tenha bom senso na hora de expor e fazer promoções com o seu produto, considerando fatores maiores, como é o caso das datas sazonais e das épocas do ano e utilize ao seu favor.

A outra dica refere-se a avaliar a concorrência e entender as ações feitas pelos “rivais” próximos, avaliando os pontos positivos e negativos.

3 estratégias de merchandising que podem ajudar seu negócio

Confira, a seguir, quais são as estratégias:

  1. Treinamento de equipe: Nada adianta montar uma estratégia incrível, se você não tem pessoas competentes ao seu lado, isto é, invista na melhora dos profissionais que te acompanham;
  2. Atendimento: Nenhum merchandising vai conseguir salvar a sua marca se o atendimento ao cliente não for efetuado como se deve;
  3. Organize a loja: Os consumidores precisam se sentir bem-vindos e cômodos dentro do ambiente, então manter ele limpo e agradável vai te auxiliar nesse processo.

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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