Blog

Para que serve a hashtag no Instagram?

O uso de hashtag para Instagram não é uma estratégia nova, mas se for utilizado da maneira correta pode oferecer diversas vantagens, como potencialização dos resultados e aumento da visibilidade das suas publicações. Por isso, é importante ter conhecimento e planejamento sobre as principais técnicas desse universo de hashtags, atraindo cada vez mais um público maior e melhorando o engajamento do seu conteúdo, assim, confira tudo o que você precisa saber sobre esse método.

A hashtag para Instagram é essencial para aumentar a visibilidade da sua empresa. | Foto: Pixabay.

O que são hashtags?

Em primeiro lugar, é importante entender o que são as hashtags, portanto, o termo consiste em uma maneira de categorizar conteúdos referentes a tópicos semelhantes, servindo como marcadores que contextualizam as suas publicações no Instagram para os usuários. Nesse sentido, se você procurar na busca da plataforma, é possível encontrar a aba de “tags”, onde é possível pesquisar qualquer tópico, assim, todos os conteúdos que estiverem utilizando alguma hashtag que tenha relação com o tema aparece no seu feed.

No entanto, sempre que você for utilizar essa estratégia, a palavra ou frase deve ser acompanhada do símbolo “#”, sem acentos ou espaços. Além disso, é essencial escrever expressões curtas, pois hashtags longas são difíceis de serem relacionadas com os mesmos conteúdos.

Cada hashtag é transformada em hiperlink direcionado para buscas de todas as pessoas que marcaram algum conteúdo com tema semelhante, ou seja, quando você seleciona uma palavra-chave para a sua publicação, ela é automaticamente colocada em um grupo de pesquisa sobre aquele tópico. Desse modo, é uma maneira simples de agrupar diversos assuntos sobre determinado tema, assim, é possível encontrar hashtags para ganhar seguidores no Instagram ou hashtags no Instagram aplicadas ao negócio.

Essa estratégia facilita a pesquisa das pessoas, aumentando o engajamento do seu conteúdo, além de ser uma boa técnica para encontrar usuários que estejam falando sobre assuntos semelhantes, por exemplo, se você quiser saber sobre o que os clientes estão comentando sobre determinado tema, é necessário apenas procurar pela hashtag com o nome do assunto para descobrir as impressões das pessoas sobre esse conteúdo nas redes sociais.

Por que usar uma hashtag?

As hashtags no Instagram são essenciais para os usuários que não te seguem encontrarem o seu perfil, portanto, além de atrair mais seguidores, ajudam no engajamento do seu conteúdo e ampliam a visibilidade das suas publicações. Em outras palavras, essa estratégia consegue “seguidores indiretos” potencializando os seus posts e conseguindo determinar o seu público-alvo.

Esse processo também pode ser utilizado para a criação de campanhas, como também estarem associados a um determinado assunto, por exemplo, a cobertura do Oscar. Nesse sentido, o uso do símbolo “#” no conteúdo, indica para o buscador da rede social que a publicação tem relação com determinado assunto, campanha, acontecimento ou debate, permitindo que o seu conteúdo seja compartilhado com todos que buscarem essa hashtag.

Além disso, existe o explorar do instagram, mecanismo presente na busca da plataforma muito utilizado pelos usuários que desejam explorar novos temas que tenham afinidade com o seu perfil, assim, são oferecidas sugestões de assuntos baseados em hashtags que tenham relação com o perfil da pessoa, ótima oportunidade para aumentar a visibilidade das suas publicações.

Onde usar uma hashtag?

A utilização da hashtag é fácil, basta colocar o símbolo “#”, também conhecido como jogo da velha. Em seguida, inserir a palavra-chave que você ache que tenha mais relação com o conteúdo da publicação, é essencial que as palavras sejam escritas sem espaço, por exemplo, #marketingdeconteúdo.

Desse modo, a utilização pode ser na bio do Instagram, ao utilizar essa estratégia, você consegue contextualizar o perfil inteiro na rede social, aumentando a credibilidade do seu perfil. Por outro lado, as hashtags escritas na bio devem ser mais planejadas e relacionadas ao segmento de atuação da empresa, porém não precisa ser muito específica, esse aspecto pode deixar para as publicações.

Além disso, as hashtags também podem ser utilizadas nos stories, o processo é simples, portanto, é necessário apenas colocar o sticker de #hashtags e digitar o tema que deseja. Nesse sentido, algumas estratégias são recomendadas na hora desse processo, são elas: não utilizar muitas hashtags, ter coerência, utilizar o buscador do Instagram, utilizar ferramentas para ideias, criar sua própria hashtag, ter cuidado com os temas genéricos, analisar as técnicas da concorrência e criar grupos com as mais usadas.

Como encontrar as melhores hashtags para o meu negócio?

Agora que você já sabe o que são hashtags e como utilizá-las, está na hora de entender como aplicar essa estratégia no seu negócio. Em primeiro lugar, é essencial possuir perfis corporativos nas redes sociais, principalmente as que o público da sua empresa está mais presente. Desse modo, é possível interagir e, consequentemente, aproximar a marca do público, criando uma relação que vai além do comercial, ou seja, maior confiança do cliente, aumentando a credibilidade da organização no mercado.

Por isso, se o perfil é público, a utilização correta das hashtags pode ajudar no engajamento do conteúdo, facilitando para que seja encontrado por outros usuários, além das pessoas que já são seguidoras da página. Assim, o procedimento adequado pode ser fundamental no alcance das publicações, aumentando o número de fãs, seguidores e clientes. Nesse sentido, o ideal é criar uma hashtag própria para o evento ou marca, sendo uma excelente estratégia de marketing digital.

Desse modo, é possível incentivar as pessoas a compartilharem o conteúdo com as hashtags corretas para concorrerem a prêmios e promoções, em troca eles aumentam a visibilidade do seu negócio. Portanto, quando uma empresa cria uma hashtag, aumentam as interações entre a marca e os usuários, facilitando as chances dessas pessoas se tornarem clientes posteriormente.

Hashtags sucesso Instagram. | Foto: Pixabay.

A hashtag para Instagram é uma estratégia essencial para destacar a sua empresa no mercado, assim, o recomendado é buscar os assuntos mais comentados ou que gerem maior engajamento com o público-alvo, assim, aumentam as possibilidades de maior visualização e credibilidade da marca, como também atraem novos clientes para o seu negócio.

Método Sirius

Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no Youtube. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:

  • Criar conteúdos que gerem resultados rápidos e a percepção imediata de autoridade;
  • Postar conteúdo certo, no momento certo e na frequência certa;
  • Ganhar reconhecimento, visibilidade, seguidores e um negócio on-line milionário.

Além disso, com o Método Sirius, você terá à sua disposição lives exclusivas, onde seu projeto poderá ser analisado ao vivo; um grupo de acompanhamento, que inclui o criador do método, Bruno Ávila, e outros grandes notáveis e, ainda, receberá todas as atualizações durante um ano. Para ter acesso a tudo sobre hashtag para Instagram e muito mais e ainda conhecer cases de sucesso do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se na lista VIP!

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Recent Posts

25 frases de marketing digital e as lições que seu negócio pode tirar dela

Você já se pegou em um momento sem inspiração? Sabe aqueles dias em que as…

2 anos ago

6 livros sobre marketing digital que você precisa conhecer agora

Nos últimos anos, o Marketing e o Marketing Digital se tornaram fundamentais para muitas empresas,…

2 anos ago

Tráfego digital: saiba como rastrear o impacto de seu conteúdo nas redes

No mundo online, o tráfego digital se refere à movimentação de pessoas que navegam entre…

2 anos ago

Marketing 4.0: conceitos e práticas para turbinar seu perfil nas redes

Nos últimos anos, o Marketing se tornou uma área primorosa, fundamental para todos os tipos…

2 anos ago

Mercado digital: você está preparado para as novas tendências?

Quem é ou pretende ser empreendedor, precisa entender o mercado digital. Desse modo, a tecnologia…

2 anos ago

Isca digital: saiba o que é e como usá-la para turbinar seu conteúdo nas redes

A luta pela atenção dos internautas no mundo online se torna cada vez mais complexa…

2 anos ago