fbpx

Como fazer um networking eficaz e potencializar sua carreira

Com um mercado de trabalho tão competitivo, um bom networking é fundamental. Mas, afinal, você sabe como fazer networking? Essa é uma palavra que ouvimos muito quando começamos a trabalhar ou quando estamos na faculdade. Porém, não são todos que sabem o que é um networking ou como se faz isso. Além disso, a importância de tal ação passa despercebida muitas vezes, contudo, está presente, muitas vezes, no nosso dia a dia de trabalho.

Por isso, a seguir, explicaremos o que é network, como fazer networking pela internet e como essa ação pode potencializar sua carreira.

O que é networking e para que serve? Como fazer networking pela internet? | Foto: Freepik.

O que é networking?

O termo networking é popularmente vinculado ao mercado de trabalho, contudo, um networking pode se aplicar a outros ambientes de sua vida. Isso porque, um networking nada mais é do que sua rede de contatos relevantes, ou seja, aqueles que irão te ajudar e te indicar, quando necessário. A questão de fazer um networking é ir aprimorando, constantemente, esses contatos com novas pessoas e em áreas distintas.

Sendo assim, o networking nada mais é do que uma forma de manter pessoas relevantes próximas a você, que estarão dispostas a te ajudar. Além disso, essa é uma questão de mão dupla, ou seja, se ela está disposta a te ajudar, seja indicando você para um trabalho ou projeto, você deve estar disposto a fazer o mesmo por ela.

Essa é uma forma eficaz de manter um bom relacionamento com pessoas, estimular uma troca de experiências e aprendizados, fortalecer sua rede e muito mais. Pensando em um ambiente profissional, o networking se aplica a todas as suas relações profissionais, contribuindo com a formação de parcerias, compartilhamento de interesses, entre outros.

Sendo assim, para obter reconhecimento profissional em sua área, ou em outras questões, além de um bom trabalho, é preciso ter uma boa rede de contatos, que estará disposta a lhe conectar com outras pessoas e ajudar a fazer seu nome em sua área. Quanto mais influentes forem as pessoas em sua rede, melhor será para você. Lembre-se que o networking visa uma relação saudável de trabalho, em que as pessoas em contato se ajudam, descartando a competitividade do meio.

Para que serve o networking?

Fazer um bom networking possui diversas serventias e benefícios, pois ele serve para estreitar relacionamentos, criar laços profissionais e estruturar uma rede de contatos. Isso poderá lhe ajudar profissionalmente de diversas formas, uma vez que essa rede poderá lhe ajudar com trabalhos, projetos, indicações e muito mais.

Sendo assim, o networking serve para criar um relacionamento profissional com inúmeras pessoas e, até mesmo empresas, que irão contribuir com seu currículo e sua área de trabalho. Pensando nisso, é fundamental adicionar em seu networking as melhores pessoas de sua área e aquelas que estarão dispostas a lhe ajudar.

A importância do networking

O networking é fundamental para se destacar em sua área de trabalho, uma vez que ele irá atrair os olhares de pessoas e empresas de fora do seu círculo. Quanto melhor e mais forte for sua rede de relacionamentos, maior a chance de você ser notado, pois se você está em contato com pessoas importantes, influentes e que têm uma boa fama no mercado, você transmite credibilidade.

Além disso, apostar em um bom networking com as pessoas de sua empresa, pode te garantir uma vantagem dentro de seu local de trabalho. Afinal, pessoas se relacionam com pessoas, são elas que lhe ajudam, que fazem parte de seu time e que podem ser um meio eficaz de elevar seu nível profissional com trocas de conhecimento. Por isso, estar sempre em contato com essas pessoas é fundamental, por meio de mensagens, e-mails, happy hours, entre tantas outras atividades e meios.

Outro ponto é o networking on-line, ou seja, criar uma rede de contatos na internet. Esse é um dos métodos mais eficazes de como fazer networking, uma vez que é possível se relacionar com pessoas fora de seu ambiente de trabalho, de áreas distintas a sua e que representam inúmeras possibilidades.

Segundo uma pesquisa realizada pela The Adler Group, para compreender a importância de uma rede de contatos forte, 85% das oportunidades de trabalho são preenchidas por meio de indicações. Ou seja, muitas pessoas conseguem emprego com o famoso “Q.I”, isto é, quem indica.

Benefícios de uma rede de contatos

Além da importância de se fazer um networking, estabelecer uma rede de contatos de qualidade e saudável é repleta de benefícios para sua vida profissional. São eles:

  • Crescimento profissional;
  • Acesso a vagas de trabalho;
  • Possibilidade de conhecer pessoas importantes em sua área e fora dela;
  • Aperfeiçoamento profissional;
  • Destaque entre colegas de trabalho e em sua empresa;
  • Visibilidade perante a liderança;
  • Construção de uma boa reputação profissional;
  • Oportunidades de negócios, parcerias e novos clientes;
  • Chances de crescer o seu negócio e se tornar um empreendedor;
  • Informação sobre o mercado e sua área de trabalho.

Como fazer networking?

Agora que já sabe o que é networking, como fazer networking e qual sua importância para sua vida profissional, está na hora de aprender a como fazer networking pela internet e fora dela.

Participe de eventos corporativos

Os eventos corporativos, sejam eles presenciais ou on-line, são um dos melhores meios para fazer um bom networking. Isso porque, eles atraem diversas pessoas diferentes, cada uma com seus contatos, experiências e interesses. Sendo assim, esses ambientes são perfeitos para conhecer novas pessoas e criar laços com elas.

Em caso de eventos de sua empresa, eles são propícios para conhecer funcionários de outras áreas e se aproximar de pessoas de seu setor. Essa aproximação facilita o surgimento de novas oportunidades dentro de sua empresa, além de contribuir para a criação de um time para grandes projetos.

Se mantenha conectado com conhecidos

É fundamental não perder contato com seus conhecidos, pois essas pessoas se lembrarão de você, caso surja uma oportunidade. Então um networking não precisa ser composto apenas de pessoas novas e de sua área, mas de conhecidos, vizinhos, amigos de infância, colegas de escola e faculdade. Ou seja, todas as pessoas que poderão lhe ajudar de alguma forma em sua vida profissional ou, até mesmo, acadêmica.

Troca de experiências e favores

Para manter sua rede de contatos fortalecida, retribua os favores que eles te fazem. Ou seja, indique essas pessoas para vagas de trabalho, participe de projetos quando lhe solicitarem, convide-as para seus projetos, troque conhecimento e experiências, entre outros. Isso é fundamental, pois um networking é uma troca que deve ser estabelecida pelos que fazem parte da sua rede de contatos.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social voltada para contatos profissionais, sendo assim, é o ambiente virtual perfeito para criar e fortalecer seu networking. Através dessa rede, é possível se conectar com pessoas de diversas áreas, compartilhar vagas e cursos, falar sobre suas experiências profissionais, trocar experiências e muito mais. Para quem busca criar um networking pela internet, entrar nessa rede é o primeiro passo.

Companheiro de networking

Pessoas que tenham interesses em comum com o seu, trabalham em áreas semelhantes ou na mesma área, podem ser seus “companheiros” de networking. Isso porque, essas pessoas podem te ajudar a criar e fortalecer sua rede, uma vez que elas podem te recomendar pessoas, cursos, empresas, entre outros. O mesmo vale para você, podendo auxiliar essa pessoa na criação de sua rede de contatos.

Agora que você já sabe o que é networking e como fazer networking, está na hora de levantar e criar sua rede de contatos. Mas, se você deseja ir além e se integrar na internet, tornando o espaço virtual sua área de trabalho, temos algo para te mostrar! O Método Sirius, método criado por Bruno Ávila, irá lhe mostrar como se tornar um empreendedor digital, com a criação de conteúdos assertivos, publicações certeiras e como se destacar na internet. Isso irá lhe ajudar a ter autoridade em sua área e se destacar em mercados competitivos. Ficou interessado? Acesse o site e saiba tudo sobre como fazer networking!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

O que é CRO?

A conversão é uma parte essencial do Marketing Digital. Mesmo que você use diferentes canais digitais, é bem provável que a transição de lead para

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *