fbpx

Aprenda como fazer lives de sucesso na Twitch TV

Fazer live na Twitch se tornou algo muito popular nos últimos tempos, principalmente após a pandemia. Isso porque muitos buscaram alternativas para se divertir e ganhar dinheiro com o que ama fazer.

Na plataforma, criada para streaming de jogos, é possível encontrar conteúdos diversos, desde jogos de ação, poker e, até mesmo, bate-papos ao vivo, em que muitos se reúnem para debater um tema. Um grande exemplo dessas “salas de bate-papo”, foram os diversos streamers que abriam live para debater sobre o Big Brother Brasil.

Saiba tudo sobre como fazer lives na Twitch TV, sobre live streaming e transmissões ao vivo. | Foto: Unsplash.

No País, muitos nomes se destacam por fazer live na Twitch, um dos precursores dessa moda foi o youtuber e streamer Alan Ferreira, conhecido popularmente por Alanzoka. Além dele, outros nomes se destacam por utilizarem a Twitch como um meio para divulgar novos projetos e trazer uma nova cara à plataforma.

Dito isso, a seguir, aprenda como fazer live na Twitch e confira algumas dicas para ter sucesso dentro da plataforma de streaming.

O que é o Twitch?

A Twitch, ou Twitch TV, é uma plataforma de streaming, ou seja, transmissões ao vivo, criada para a transmissão de jogos. A plataforma foi fundada em 2011, por Justin Kan, como um spin-off do site Justin.tv. A Justin.tv foi fundada em 2007 por Justin Kan, Emmett Shear, Michael Seibel e Kyle Vog. O objetivo era criar uma plataforma que permitisse que seus usuários fizessem vídeos ao vivo e hospedassem o material on-line.

Em agosto de 2014, a Twitch TV foi comprada pela Amazon, por cerca de US$ 970 milhões, algo em torno de R$ 3,7 bilhões em conversão direta. Na época em que foi comprada, a plataforma tinha cerca de 55 milhões de usuários em todo o mundo, com mais de 15 bilhões de minutos de conteúdo hospedados. Por isso, a Twitch era a maior concorrente do YouTube na época. Atualmente, existem outras plataformas que também fazem streaming de jogos, como o Facebook Gaming e a Nimo TV.

No Brasil, a Twitch vem crescendo apenas há alguns anos, desde meados de 2017, quando muitos youtubers brasileiros migraram para a plataforma. Com a pandemia, contudo, as lives se tornaram extremamente populares e o público da plataforma aumentou, assim como os usuários realizando transmissões ao vivo.

Twitch é uma palavra em inglês que significa contração muscular, mas também designa movimentos curtos e rápidos. Especula-se que o nome da plataforma de streaming surgiu por causa do “twitch gameplay”, um cenário no mundo dos jogos que testam a capacidade de resposta rápida de jogadores em situações específicas de uma gameplay.

Como fazer uma live na Twitch TV?

Antes de mais nada, é preciso lembrar que a Twitch é uma plataforma de streaming com mais de 7 milhões de canais e entre eles estão streamings com anos de experiência. Por isso, é fundamental que antes de entrar na plataforma que começar a fazer suas lives, você analise qual será seu diferencial dentro da Twitch, qual será o seu nicho, ou seja, quais os tipos de jogos irão transmitir. Se deseja se profissionalizar, gerar engajamento e se destacar, faça uma pesquisa sobre o mercado, sobre o que está em falta e o público deseja ver, confira os jogos que dão mais audiência e o que os streamers de sucesso estão fazendo.

Se preparar é fundamental para aqueles que desejam crescer e se destacar dentro da Twitch, um ambiente competitivo.

Live pelo computador

A Twitch é uma plataforma que permite seus usuários realizarem vídeos ao vivo em diversos aparelhos. O computador, contudo, é um dos meios mais comuns, isso porque possuem ótimos processadores, espaço interno para armazenar jogos, ferramentas de captura de tela e um display maior, facilitando a interação e a jogabilidade.

O primeiro passo para fazer live na Twitch pelo computador é criar uma conta na plataforma. Para isso acesse o site da Twitch e clique em cadastrar-se, botão localizado no canto superior direito de sua tela. Lá, você irá adicionar um e-mail para a conta, uma senha e criar um usuário.

Em seguida, é preciso baixar um programa para capturar a tela do computador e transmitir. Na internet existem diversos, contudo, o OBS e o Xsplit Gamecaster são os mais recomendados. Para baixá-los, entre no site das ferramentas e solicite o download. Em seguida, após baixar as ferramentas, abra o programa e crie uma conta. Após essa etapa, vá até a tela principal e clique em “Contas”. Em seguida, clique em “Transmissão ao Vivo” e selecione a Twitch como canal.

O próximo passo é abrir o jogo que deseja transmitir e, em seguida, apertar as teclas Ctrl + Tab, para exibir o menu de transmissão. Clique no botão da Twitch, configure sua live na Twitch, dando um nome a transmissão, habilitando o chat e outras coisas.

Em seguida, clique em “Transmitir” e pronto! Você estará em live na Twitch. É preciso lembrar, contudo, que é necessária uma câmera de boa qualidade, fones de ouvido e microfone, para que imagem, som e áudio sejam capturados corretamente.

Live pelo Xbox One ou PS4

Além do computador, alguns consoles permitem que o usuário faça streaming na Twitch. Os principais consoles são o Xbox One, da Microsoft, e o PS4, da Sony. Realizar a transmissão por tais aparelhos é mais simples que pelo computador, mas lembre-se que câmera, fone e microfone são necessários nesse caso.

Xbox

O primeiro passo para começar uma live na Twitch pelo Xbox é instalar a Twitch em seu console. Em alguns casos, o app já vem instalado, por isso confira. Em seguida, o usuário irá logar em sua conta na plataforma de streaming. Caso não tenha uma conta, é possível criar na hora ou com antecedência.

Em seguida, saia da Twitch e abra o jogo que deseja transmitir. Retorne ao aplicativo e clique no botão “Transmitir”. Defina o nome de sua live e configure o que desejar, em seguida clique em “Iniciar Transmissão”. Pronto! Você estará ao vivo.

PS4

O primeiro passo para começar uma live na Twitch pelo PS4 é abrindo o jogo que deseja transmitir. Em seguida, clique no botão “Share”, disponível nas configurações do console.

Em seguida, selecione a Twitch como canal de transmissão e entre com seus dados na plataforma. Assim que estiver conectado, clique em “Iniciar Transmissão”.

Live pelo celular

O primeiro passo para fazer live na Twitch pelo celular é baixando o aplicativo da plataforma em seu telefone. Em seguida, faça seu login e, quando carregar a tela principal, clique no ícone de câmera, na parte superior da tela.

Em seguida, uma nova página irá se abrir e lá, o usuário irá escolher a categoria que deseja transmitir e, em seguida, clicar em “Avançar”.

Preencha os detalhes de sua transmissão, como nome da live, configurações do chat, entre outros. Em seguida, clique no botão para iniciar a transmissão. A partir desse momento, a tela de seu celular será transmitida, então para jogar basta abrir o game e começar!

Dicas para obter sucesso

Dica 1: Pesquise e se prepare

Antes de começar a fazer streaming é preciso pesquisar sobre. Busque informações sobre o mercado, sobre o que está sendo produzido na plataforma, o que as pessoas buscam assistir, os conteúdos que agradam ou não, entre outros.

É preciso pensar em como você irá se diferenciar dentro da plataforma, quais serão os seus diferenciais. Mas lembre-se, faça algo que você goste, que você se sinta bem e algo que você domine.

Dica 2: Solte-se

Para se destacar na Twitch é preciso se mostrar e se soltar. Ligue a câmera, interaja com o chat, mostre quem você é. Não precisa compartilhar toda a sua vida ou criar um personagem, mas seja natural e convidativo. Uma tela com um jogo, sem ninguém jogando, é estranho e afasta as pessoas da transmissão.

Então sempre ligue a câmera, interaja com seu público e crie laços com eles. Ouça as pessoas, dê espaço a elas e se destaque com isso.

Dica 3: Foco

Quando se está começando com as lives na Twitch é preciso ter foco em seus conteúdos, ou seja, crie um segmento. Por exemplo, comece se especializando em um determinado jogo ou em um determinado gênero. Isso fará com que as pessoas te reconheçam por algo. Você será o streamer dos jogos de terror, por exemplo.

É possível, contudo, variar um pouco, de acordo com seus interesses e com os desejos de seu público.

Dica 4: Redes sociais

Além das lives, é preciso ser uma pessoa ativa nas redes sociais. Compartilhar seu conteúdo, manter contato com seus seguidores e abrir outros canais de comunicação com seu público. Além disso, faça conteúdos paralelos, isso ajuda a atrair marcas e patrocinadores para seu canal, o que irá aumentar seu engajamento. 

Dica 5: Paciência

É preciso ser paciente, em todos os sentidos. É preciso ter paciência com seu público, pois lidar com o público é lidar com opiniões diferentes das suas, pessoas com vontades e desejos diferentes e que possuem diversas atitudes. Além disso, é preciso ser paciente com os resultados. O sucesso não vem do dia para a noite, para se destacar é preciso anos dentro da plataforma, se dedicando, compartilhando conteúdos de qualidade e tendo foco no que deseja.

Também é necessário ter paciência para produzir, as lives podem durar horas e é preciso ter disposição e paciência para aguentar. Por isso, faça algo que você goste, que deseja fazer, para sempre ter entusiasmo.

Agora que você já sabe quais passos adotar para fazer live na Twitch, está na hora de se aperfeiçoar na internet! Ser um empreendedor digital não é fácil, contudo, não precisa ser impossível. Por meio do Método Sirius, é possível aprender como ingressar nesse mercado e se destacar nele. Aprenda, com o método de Bruno Ávila, a criar conteúdos assertivos, aprenda a melhor forma de publicá-los, como administrar suas redes sociais e muito mais. Quer saber mais? Clique aqui e saiba tudo sobre o Método Sirius!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

O que é CRO?

A conversão é uma parte essencial do Marketing Digital. Mesmo que você use diferentes canais digitais, é bem provável que a transição de lead para

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *