fbpx

Aprenda a estruturar uma mentoria

A mentoria é uma excelente estratégia para que o empresário ou funcionário tenha mais conhecimento sobre o segmento que atua, assim, com o suporte de uma pessoa com experiência e capacitada, é possível conhecer as técnicas e métodos de como realizar as ações de maneira correta e certeira para o seu negócio, sem precisar errar para compreender.

Nesse sentido, esse processo é fundamental para destacar a sua empresa em relação aos concorrentes, portanto, entenda melhor como funciona esse método.

Mentoria significado: suporte de pessoa com experiência para ajudar no desenvolvimento de determinado colaborador. | Foto: Pixabay.

O que é uma mentoria?

Para entender o que é mentoria, pense em uma lista com todos os profissionais e empresas que você admira, provavelmente em uma conversa com essas pessoas você gostaria de saber sobre experiências que eles tiveram durante as suas trajetórias profissionais, pois seria uma oportunidade de você verificar quais foram os acertos e erros que fizeram esses indivíduos chegarem até esse momento de suas carreiras. Assim, esses conselhos realizados por pessoas com experiências, são chamados de mentoria.

Em síntese, a mentoria pode ser entendida como algo parecido à tutoria, ou seja, a pessoa que possui maiores conhecimentos e vivência em determinada área, auxilia o mentorado, o profissional que busca o desenvolvimento da sua carreira. Desse modo, algumas empresas já estão adotando essas estratégias como uma maneira de substituir os treinamentos convencionais, portanto, estão convidando antigos colaboradores para serem mentores dos contratados.

Por outro lado, esse processo pode acontecer também com empreendedores, assim, empresas menores estão buscando mentorias com investidores ou empresas parceiras. Nesse sentido, mesmo que a sua organização não ofereça soluções de mentoria para os colaboradores, quando estiver em dúvida sobre o caminho ideal para a sua carreira, é possível contratar o serviço por conta própria.

O mentor pode ser fundamental para te ajudar a visualizar o plano geral da atual situação da sua carreira, como também oferecer as dicas certas para orientá-lo no caminho correto, colaborando para o seu crescimento profissional.

Além disso, as conversas entre o mentor e o mentorado costumam ser informais, pois tratam-se de diálogos planejados para que a pessoa consiga absorver todas as dicas para alcançar um plano maior na carreira, esses conselhos podem ser úteis tanto na vida profissional quanto pessoal.

O que é uma mentoria profissional?

Após entender o que significa mentoria, está na hora de saber mais sobre a mentoria profissional, ou seja, a atividade que ajuda no desenvolvimento e aprendizado na carreira, envolvendo um mentor experiente e uma pessoa com menos de um ano de experiência em determinada área. Portanto, é uma espécie de tutoria em que o indivíduo com maior experiência contribui para o usuário dominar um conhecimento que melhore o processo de trabalho, além de ser essencial para o crescimento na empresa e na carreira.

Nesse sentido, o processo funciona como um despertar, ou seja, o mentor consegue descobrir o potencial de cada pessoa, assim, quando essa estratégia é realizada de maneira correta, pode ser benéfica para o negócio. Além disso, uma boa mentoria é quando o profissional tem conhecimento sobre o mercado e modelo de negócio do mentorado, como também está sempre atento às inovações e se sente bem fazendo parte do desenvolvimento do colaborador ou da empresa.

A mentoria profissional está sendo tão positiva que mais empreendedores estão adotando esse método, mas não se engane, a mentoria é diferente de coaching, portanto, o mentor deve ter experiência. Por isso, o ideal é buscar pessoas que tenham conhecimento sobre a área e de preferência com certificação profissional.

Como estruturar uma mentoria?

Em primeiro lugar, é importante definir os objetivos do programa, por exemplo, capacitação, retenção de talentos, difusão do conhecimento interno, entre outros. Assim, em seguida, realize uma avaliação do desempenho inicial, ou seja, analise a situação atual e defina métricas para mensurar o “antes” e “depois” dessa estratégia.

Desse modo, o próximo passo é criar e capacitar a equipe de suporte, responsáveis por acompanhar e apoiar a interação entre os mentores e mentorados durante todo esse processo. Com a ajuda desses colaboradores, chegou a hora de organizar o planejamento do programa, assim, alguns pontos são necessários: quantidade de pares formados, critérios de escolha dos pares, plano de trabalho para interações, comunicação do programa, tempo de duração e método de avaliação do programa.

Após o planejamento, é importante selecionar quem são os colaboradores que precisam de ajuda e quais são os que possuem experiências necessárias para conseguir capacitar esses funcionários, logo depois, promova o treinamento e forme os pares. Por fim, avalie os resultados, nessa etapa é essencial resgatar métricas e objetivos definidos anteriormente para analisar os números alcançados.

Como vender sua mentoria?

O primeiro passo é criar uma página de vendas, existem plataformas digitais especializadas em hospedar essa categoria de produto, assim, essas ferramentas podem ajudar na divulgação e aumento nas vendas da sua mentoria. No entanto, é importante analisar alguns elementos antes de contratar esses serviços, por exemplo, título, imagens, CTA, descrição da oferta e botão disponível para o cliente comprar o seu produto digital.

Além disso, a utilização das redes sociais pode ser essencial no compartilhamento do conteúdo e na maior aproximação entre a empresa e o cliente, como também uma técnica interessante são as iscas digitais, por exemplo, anúncios de e-books com o mesmo assunto da mentoria, mas com conteúdos menos aprofundados.

Nesse sentido, o e-mail marketing é outra alternativa que pode ajudar os negócios, portanto, utilize ferramentas de automação de e-mail para serem criadas sequências de mensagens para nutrir os usuários com materiais ou informações detalhadas, influenciando no processo de decisão de compra.

A mentoria é essencial para o crescimento profissional e pessoal. | Foto: Pixabay.

Portanto, a mentoria é uma estratégia benéfica para a empresa, pois ajuda no alcance dos objetivos de maneira planejada e específica, contribuindo para os colaboradores entenderem mais sobre o ramo que escolheram para as suas carreiras. No entanto, é essencial que o procedimento seja acompanhado para garantir o sucesso do investimento.

Método Sirius

Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no Youtube. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:

  • Criar conteúdos que gerem resultados rápidos e a percepção imediata de autoridade;
  • Postar conteúdo certo, no momento certo e na frequência certa;
  • Ganhar reconhecimento, visibilidade, seguidores e um negócio on-line milionário.

Além disso, com o Método Sirius, você terá à sua disposição lives exclusivas, onde seu projeto poderá ser analisado ao vivo; um grupo de acompanhamento, que inclui o criador do método, Bruno Ávila, e outros grandes notáveis e, ainda, receberá todas as atualizações durante um ano. Para ter acesso a tudo sobre mentoria e muito mais e ainda conhecer cases de sucesso do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se na lista VIP!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.