Ao criar conteúdo, você precisa determinar um tema específico a ser trabalhado. Com isso, o seu público será segmentado e você terá mais chances de fazer publicações que combinem com a sua audiência, ou seja, que a agrade. Por isso, criar um nicho de mercado é tão importante. Afinal, para ser conhecido como referência no assunto, é preciso ser objetivo e claro.
Para trabalhar com Marketing, você precisa definir um nicho de mercado | Foto: LinkedIn Sales Navigator
Além do nicho, existem também outras segmentações importantes para o Marketing de Conteúdo. São elas: sub-nicho; micro-nicho e nano-nicho. Em alguns casos, não é fundamental ser tão detalhista, em outros já sim. Tudo depende da sua área e das suas metas com os materiais produzidos.
Por meio da determinação de um nicho, será possível desenvolver uma linha editorial e estar mais focado ao criar conteúdo. Não só no Jornalismo ela é útil, como também em estratégias de Marketing Digital em diferentes plataformas, como sites, blogs e/ou redes sociais.
O termo “linha editorial” foi popularizado no Jornalismo | Foto: Filip Mishevski
Os valores e a essência que definirão todas as ações de um veículo de comunicação ou marca fazem parte da definição de uma linha editorial. No Jornalismo, pode ser entendida como a “visão” do meio de comunicação e as premissas que sustentarão os conteúdos para o leitor ou telespectador. No Marketing de Conteúdo, a linha editorial consiste basicamente nos temas abordados, sejam eles escritos ou audiovisuais.
Primeiro, defina o mercado e o segmento em que vai atuar. Depois, especifique ainda mais esse segmento. Veja um exemplo:
Segmente bem o seu nicho de mercado e aumente suas vendas com conteúdos otimizados | Foto: Nas Mato
Veja outra alternativa, agora mais detalhada:
Com seu nicho bem definido, você poderá estabelecer quais tópicos serão abordados em seus conteúdos. Outras etapas igualmente importantes são:
1. Encontrar assuntos dentro do nicho que você tenha mais familiaridade e conhecimento para falar;
2. Identificar um problema a ser solucionado – isso deve ser definido na criação da persona, ou seja, será o problema do seu cliente ideal;
3. Analisar se a ideia é economicamente possível de ser realizada;
4. Analisar a concorrência.
Sem todo o processo em mente, é muito difícil que você tenha resultados satisfatórios e obtenha lucro com o seu negócio. Afinal, uma das etapas mais importantes do Marketing Digital é a definição da persona, do público-alvo e da linha editorial: só assim as ferramentas serão otimizadas. Não se esqueça de mensurar dados e acompanhar a evolução da sua empresa ao valorizar feedbacks.
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