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Planejamento de conteúdo: como fazer um plano para Youtube

O Youtube é uma plataforma que requer muito planejamento de conteúdo. Garantir que você tenha controle do conteúdo que vai ao ar, e em que dia vai pode ser um pouco cansativo, mas os resultados com certeza são muito compensadores.

As redes sociais em geral são ferramentas muito úteis para conseguir melhorar os resultados de uma empresa. Contudo, é necessário levar em consideração que elas serão o rosto da sua empresa e também a porta de entrada dela, então é necessário utilizá-las de forma estratégica, tendo em mente seus recursos e também levando em conta os seus objetivos, personas e particularidades.

Para conseguir um auxílio nessas tarefas, um planejamento de conteúdo para mídias sociais pode ser algo diferencial. Com esse planejamento de conteúdo, você vai conseguir otimizar seu tempo, aumentar a produtividade e reduzir os custos, além de garantir uma diminuição nas falhas da área de marketing.

Veja mais, aqui, sobre planejamento de conteúdo, qual a importância do planejamento de conteúdo e algumas estratégias para fazer o seu próprio planejamento de conteúdo!

Qual o primeiro passo para um bom planejamento de conteúdo. | Foto: Unsplash.

Por que fazer um planejamento de conteúdo?

Fazer um planejamento de conteúdo é algo de extrema importância. Com um bom planejamento de conteúdo você consegue explorar ao máximo todo o potencial não só do Youtube, mas também de qualquer rede social. Além disso, ao criar um planejamento de conteúdo, você também obtém uma ajuda dentro da rotina profissional das pessoas da área do marketing.

Algo importante a ser citado é que, quanto mais simples e bem elaborado o seu planejamento de conteúdo for, mais fácil será de executá-lo e otimizar seu tempo. Junto a isso, você consegue também manter uma frequência de postagens bem definidas, e permite uma fidelização da audiência ainda maior, e um agendamento dos posts feito previamente.

Um dos fatores-chave que permite a busca do planejamento é a previsibilidade, seja ela da execução do plano (no momento de colocar as coisas em prática tudo fica mais simples e com menos esforço exigido), ou nos resultados, levando em conta que já seja possível começar uma série de realizações de projeções de resultados.

A partir desses fatores, a sua rotina ficará muito mais fácil de seguir. Com o planejamento de conteúdo você conseguirá aumentar seus resultados mais ainda!

Estratégia de planejamento de conteúdo

Veja, aqui, algumas estratégias que podem ser tomadas pelo seu planejamento de conteúdo!

Defina caminhos

Esse pode parecer um passo fútil dentro do planejamento de conteúdo, mas um dos grandes erros cometidos pelas empresas é justamente utilizar os canais dentro da estratégia de conteúdo sem ter um objetivo em mente para esses canais.

Dessa forma, existe uma impressão constante de que não há nada que realmente dê resultados, e muitas vezes, se tem uma visão oscilante, que acaba alterando os objetivos das redes sociais com bastante frequência. Para poder estabilizar essa busca por números satisfatórios, é preciso dar o primeiro passo em direção a um bom planejamento, que é a definição de qual vai ser o foco e objetivos de suas redes.

Esse momento crucial vai ser o processo responsável por te guiar na leitura de métricas.

Conheça KPIs

É nesse momento que você coloca os seus objetivos de um modo mais prático. É a hora de entender como medir os seus resultados e se você está perto de alcançar seu objetivo. Olhar para esses números é importante para que você possa encontrar a resposta para a sua pergunta.

O acompanhamento desses números de forma contínua é o que vai determinar se as suas estratégias estão trazendo bons retornos, e fará toda diferença na hora de transformar as suas redes sociais.

Otimize o perfil

Uma etapa que não deve ser esquecida é a hora de garantir uma boa impressão e consistência em seus perfis. Esse é o primeiro passo que deve ser dado para conseguir garantir que seus seguidores vejam o seu negócio da forma que você deseja.

É importante lembrar que esses perfis serão as vitrines da sua marca, e sua empresa deve estar o mais atrativa possível para que mais clientes sejam atraídos e conheçam seu trabalho.

Produção do conteúdo

Veja, aqui, algumas etapas da produção de conteúdo!

Frequência de postagens

Segundo a Sprout Social, essa é a média de posts necessários para perfis nas redes sociais: 3 a 10 vezes por semana no Facebook, ao menos 5 vezes por dia no Twitter, de 2 a 5 vezes por semana no LinkedIn e 5 a 10 vezes por dia no Pinterest. Lembre-se: use essas métricas como um guia e não necessariamente a métrica.

Novas possibilidades

Tente se inspirar no trabalho de outras empresas. Não precisa ser necessariamente em seu ramo, e muito menos em sua área, mas pegue inspirações de empresas que você considera inspiradoras nas redes sociais.

Calendário editorial

O calendário editorial é como uma programação para uma rede social, com todos os dias da semana e o horário em que cada post vai ao ar. Não precisa ser complexo ou burocrático, e ele pode ser construído conforme o mês passa.

O objetivo dele é para que você consiga se planejar, principalmente para aqueles tipos de conteúdo que pedem mais tempo de preparo, como vídeos ou fotos que precisam de um tratamento maior.

Analise seus resultados

Após todas essas etapas, é importante analisar os resultados obtidos. Para isso, sempre compare os números obtidos. Registre ao menos uma vez ao mês os resultados, para que seja possível fazer essa análise posterior. Dessa forma, é mais fácil de entender o que deve ser mudado na sua estratégia e o que deve ser mantido! Você sabia que é possível fazer com que seu planejamento de conteúdo traga bons resultados? Isso porque graças ao Método Sirius qualquer empreendedor digital consegue atingir os resultados esperados! Com ele, você cria conteúdos que geram resultados rápidos, posta o conteúdo certo, no momento certo e na frequência certa, e também ganha mais visibilidade e seguidores. Não perca tempo, cadastre-se na lista VIP e tenha acesso a lives exclusivas e acompanhamento de grandes notáveis da área, como o criador do método, Bruno Ávila!

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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