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Tudo o que você precisa saber sobre a transformação digital

A alta concorrência causada pela estratégia de transformação digital, junto às altas cobranças do mercado de trabalho, vêm preocupando muitos profissionais e lideranças de empresas.

Em uma nova realidade como essa, é preciso que as empresas tradicionais incorporem a inovação de diversas frentes de negócio para não ficarem para trás dentro das atuais. Afinal, a praticidade e imediatismo são os aspectos que os consumidores mais têm procurado na solução de problemas digitais.

Pensando nisso, separamos tudo o que você precisa saber sobre essa inovação. Ao longo da matéria você verá o que é transformação digital, qual a importância da transformação digital nas empresas, seus benefícios e como aplicá-la. Continue lendo!

Conheça os exemplos de transformação digital. | Foto: Freepik.

O que é transformação digital?

A transformação digital é uma estratégia que muitas empresas adotam a fim de atualizarem suas propostas e valores para um mundo extremamente conectado no digital. Basicamente, trata-se da implementação de novas tecnologias digitais, adoção de uma nova cultura empresarial e reestruturação de processos.

O processo da transformação digital precisa ser contínuo, envolvendo  stakeholders internos e externos. A maioria das pessoas possuem uma visão padronizada sobre a transformação digital, que é apenas ser tecnologia, mas não é bem assim.

Quando uma ferramenta disruptiva é adotada, muitos colaboradores e funcionários da empresa podem se deparar com grandes desafios e não se sentirem muito confortáveis com as novidades.

Por que a transformação digital é tão importante para empresas?

Qualquer empresa pode assumir a transformação digital e os motivos são variados. Crises são grandes exemplos de aceleradores da transformação digital, podendo pegar como exemplo o cenário pandêmico causado pela Covid-19.

Um dos motivos mais comuns pelos quais as empresas buscam aplicar a transformação digital como parte delas é a busca pela sobrevivência em um mercado de trabalho cheio de suspensões. Muitos negócios não se transformam por opção, portanto, eles estão cientes que esse é um movimento para evoluir.

A transformação digital trata-se de um investimento a longo prazo e é preciso tomar iniciativa o quanto antes. Essa pressa pela mudança se deve principalmente pela pressão que os consumidores exercem sobre as empresas para que elas ofereçam soluções digitais que possam ajudar na resolução de problemas de forma mais prática e rápida.

Os adiantamentos dos pilares da transformação digital são riscos que as empresas precisam gerenciar em sua rotina. Logo, os pilares da transformação digital nas empresas consistem em: pessoas, processos, tecnologia e local de trabalho.

Benefícios da transformação digital

Quando se trata de transformação digital nas empresas, existem muitos benefícios em realizá-la. A percepção de resultados ocorre tanto de maneira interna quanto externa. Confira alguns dos benefícios da transformação digital:

  • Aumento da agilidade e praticidade de melhorar e desenvolver inovações contínuas em relação aos processos digitais;
  • Maior proporção entre os alinhamentos dos departamentos, com a presença de uma forte cultura empresarial que permite uma transição bem sucedida para os novos processos;
  • Gerenciamento de projetos para uma melhor consolidação de processos;
  • Melhor condução acerca dos insights conforme dados que aumentam a probabilidade da tomada de decisões mais assertivas;
  • Valor e encantamento na transformação da experiência do cliente, agregando mais fidelidade;
  • Melhoria das habilidades e ampliação de conhecimentos tecnológicos.

Como aplicar a transformação digital?

Saiba quais são os fatores mais importantes considerados no início da transformação digital nas empresas:

Agilidade nas operações

As metodologias e estruturas de gestão ágil são cada vez mais utilizadas por organizações estabelecidas, estas se popularizaram pelo sucesso de grandes empresas, como o Spotify e o Nubank.

Essas metodologias são responsáveis por permitirem uma entrega muito mais rápida para o cliente e reduzirem os altos custos de mudanças e incerteza das corporações.

Cultural empresarial

A mudança é rotineira durante o período de transformação digital de uma empresa, principalmente na camada de liderança. Quando os colaboradores que ocupam certos cargos estão mais envolvidos nos projetos, liderando suas equipes, a transformação garante maior sucesso.

Tecnologia digital

As plataformas digitais precisam estar bem integradas para que as empresas capacitem os funcionários a trabalhar de novas formas. Separamos algumas atitudes que as organizações podem providenciar para obter mais sucesso da integração da transformação digital:

  • Implementação de tecnologias digitais de autoatendimento para funcionários e clientes;
  • Adoção de ferramentas digitais para que as informações sejam mais acessíveis;
  • Preferir as plataformas com capacidade de integração entre si que ofereçam insights e possibilidade de customização.

Análise de dados

Uma organização que ainda não usa a análise de dados a seu favor para apoiar as decisões estratégicas pode ser considerada retrógrada em sua jornada de transformação digital.

Antes de introduzir a análise de dados, é necessário certificar-se de que os sistemas da corporação estão integrados para que todas as áreas consigam visualizar as ocorrências atuais.

Experiência do cliente

Conforme a organização de consultoria empresarial americana McKinsey, líder mundial no mercado de consultoria empresarial, os fatores de sucesso na experiência do cliente na transformação digital, são:

  • Projeto e digitalização das jornadas dos clientes;
  • Conquistar adoção pelo cliente sobre as jornadas digitais;
  • Aumento da velocidade e agilidade nas informações;
  • Desenvolvimento da agilidade de entrega sobre transformações de jornada.

Local de trabalho

Outro fator que será impactado pelas ações da transformação digital nas empresas é o local de trabalho. Isso porque existe a possibilidade de mudar a aparência física e digital dos novos processos e tecnologias.

Como consequência, a experiência no local de trabalho será modificada e os processos de treinamentos precisam estar bem estruturados para evitar reações negativas por parte dos colaboradores.

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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