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O que é um criador de conteúdo digital?

O criador de conteúdo digital é o responsável pela contribuição das informações das mídias digitais. Normalmente, o criador de conteúdo tem como objetivo um público-alvo específico conforme seu nicho.

Esqueça todos os estereótipos relacionados aos criadores de conteúdo digital e foque nos resultados: esses profissionais podem ajudá-lo a agregar mais valor à marca e fortalecer relacionamentos com clientes, tudo isso impulsionando suas estratégias.

Para entender melhor sobre como ter sucesso nessa profissão, ao longo da matéria, você verá o que faz um criador de conteúdo digital, quais são suas habilidades e a importância de ser um criador de conteúdo digital. Continue a leitura!

Saiba como ser um criador de conteúdo de sucesso. | Foto: Freepik.

O que faz um criador de conteúdo digital?

Um criador de conteúdo digital pode contribuir com blogs, notícias, imagens, vídeos, atualizações sociais e vários outros conteúdos relacionados à internet.

Os influenciadores são diferentes dos criadores de conteúdo digital, uma vez que tendem a influenciar usuários a comprarem serviços ou produtos com ajuda dos seus seguidores, nos quais se identificam com o seu conteúdo nas redes. O criador de conteúdo digital, por sua vez, compartilha conteúdos valiosos para ajudar ou inspirar usuários.

Logo, o criador de conteúdo digital, além de trabalhar influenciando nas compras de produtos ou serviços, ele se preocupa em produzir conteúdos relevantes para parceiros, marcas e seguidores – podendo ser também um criador de conteúdo para empresa.

Portanto, o criador de conteúdo digital é responsável por criar uma conexão, promovendo causas ou temáticas relevantes e firmando propósitos e oportunidades para seu público.

Habilidades de um bom criador de conteúdo digital

Agora que você já sabe o que faz um criador de conteúdo digital, conheça as principais habilidades dessa profissão para que você tenha sucesso na sua jornada:

Ser um criador de conteúdo digital organizado

A organização é um dos pontos fundamentais para que você produza conteúdos digitais eficientes. Afinal, não é tão simples assim gerenciar pesquisas, dados, análises e informações. Colocar a organização como rotina é o segredo para obter os melhores resultados.

Além disso, é interessante contar com algumas ferramentas que te auxiliam na organização, como, por exemplo, uma agenda, as planilhas e um calendário editorial.

Ter uma escrita de qualidade

Não basta somente ter uma boa noção de gramática e ortografia, para ser um bom criador de conteúdo digital é preciso saber se comunicar com o público da melhor maneira possível. Adote uma linguagem coerente e com os objetivos do negócio, a fim de se conectar com as necessidades e preferências do cliente, de forma fluida, estratégica e empática.

Acompanhar o processo e analisar os resultados

Para uma produção mais eficiente de conteúdos digitais, é preciso criar estratégias, não adianta somente conhecimento e criatividade diante dos projetos. É importante monitorar dados e métricas para melhor aprimoração dos processos e resultados.

Para isso, mensure as ações realizadas e defina os indicadores de empenho a fim de analisar quais estratégias devem continuar sendo usadas no processo e quais serão preciso mudar ou descartar.

Entender sobre a jornada de compra e persona

Ser criador de conteúdo digital vai muito além de escrever bem, é preciso entender sobre inbound marketing e adaptar a linguagem à persona da empresa a fim de transmitir mensagens ao público-alvo – o que aumenta as chances de alcançar as metas e objetivos tão almejados pela empresa.

Estar atento à distribuição

Mesmo após a produção do conteúdo, o trabalho não acaba por aqui. É preciso analisar como o público está recebendo o material publicado, como ele foi distribuído, se os propósitos foram alcançados nas plataformas, o comportamento e interação entre os usuários e as publicações em cada uma das redes sociais.

Vale lembrar que as redes sociais possuem algumas especificidades e ferramentas que ampliam várias possibilidades e demandam mais atenção. É importante saber adaptar os conteúdos, visto que cada plataforma se comporta de determinada forma.

Ter vontade de aprender

A profissão de criador de conteúdo digital é uma área de constante crescimento que acompanha os avanços da web e das mídias sociais.

Por essa razão, o criador de conteúdo digital precisa estar sempre atualizado com as tendências da web e ter muita vontade de aprender. Logo, o profissional nessa área precisa buscar novos conhecimentos, participar de cursos e eventos, ler novos materiais e conversar com profissionais experientes neste campo.

Cada experiência é válida e somar em novas aprendizagens ajuda o profissional e suas empresas irem muito mais além, expandindo oportunidades, produzindo um conteúdo de excelência e obtendo os melhores resultados para o crescimento da marca.

Estar constantemente ligado às novidades

Ser criador de conteúdo digital envolve muita teoria e prática. Por isso, é necessário estudar, aprender mais, ler bastante e estar por dentro de todas as tendências, realizando pesquisas constantes sobre tudo o que envolve transformação digital e, claro, colocar tudo em prática.

A prática constante é essencial para o desenvolvimento de criatividade, novas habilidades e especialização em determinados assuntos.

Importância de um criador de conteúdo digital

O marketing de conteúdo é um dos pontos fundamentais que o criador de conteúdo digital utiliza, pois ele contribui para o aumento do engajamento que as empresas investem em conteúdos relevantes nas mídias digitais. Além disso, o marketing de conteúdo também auxilia na aproximação entre marca e cliente.

Investir em marketing de conteúdo custa 62% menos do que o marketing tradicional, é o que aponta uma pesquisa realizada pela DemandMetric. O marketing de conteúdo gera cerca de 3 vezes mais leads para as empresas, ou seja, investir em criação de conteúdo é uma ótima maneira de obter bons resultados e com o melhor custo-benefício.

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Esse método possibilita a criação de conteúdos que geram resultados rápidos e percepção imediata de autoridade; a postagem de conteúdos no momento e na frequência certa; e o reconhecimento, visibilidade e seguidores que você tanto almeja para o seu negócio.

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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