Você já parou para pensar na importância das imagens na nossa vida? Somos seres altamente visuais e costumamos associar o que vemos a critérios de valor. Em nosso ambiente laboral, não é diferente. Tão importante quanto seus conhecimentos e qualificações é sua capacidade de transmitir uma boa imagem profissional. Nesse sentido, é necessário saber construir uma imagem de um bom profissional.
Portanto, a imagem profissional nunca deve ser ignorada por você, independentemente do seu cargo. A construção de uma postura que transmita profissionalismo e autoridade está fundamentada em diversos aspectos. Neste artigo, vamos te explicar um pouco sobre como construir a sua imagem pessoal e profissional.
Podemos até não perceber, mas nosso comportamento e ações transmitem impressões sobre nós para as outras pessoas com quem convivemos ou apenas conhecemos. A sua aparência, seu modo de se vestir e até seu tom de voz sinalizam informações para quem te vê.
Um estudo da Universidade de Glasgow, na Escócia, revelou que ao ouvir um simples “olá” por poucos segundos os participantes da pesquisa já foram capazes de inferir coisas em relação à pessoa que havia falado.
Cabe ressaltar que os participantes não viam as pessoas que haviam falado “olá”, todas as vozes foram gravadas previamente. Ainda assim, eles foram capazes de em menos de um segundo gerar conclusões. Uma das mais recorrentes, foi a de que vozes masculinas que se elevavam transmitiam maior confiabilidade.
Isso acontece por que nossas percepções sobre as pessoas e o mundo é influenciada pelas nossas vivências. Pare um pouco e tente identificar quais aspectos você observa em uma pessoa para creditá-la confiança. Ainda que muito desse processo ocorra de forma inconsciente, tenho que certeza que você pensou em algumas variáveis bem comuns.
A aparência, a postura, o tom de voz e o comportamento da pessoa serão cruciais no ganho da sua confiança. É natural que você se sinta mais seguro em dar credibilidade a uma pessoa bem vestida em detrimento a uma pessoa que aparenta ser relaxada, ainda que esta possa ser a mais passível de confiança.
Ainda que essas situações possam reverberar uma série de preconceitos, no universo do trabalho a imagem pessoal e profissional são altamente importantes, pois esses são os aspectos que irão impactar de forma mais imediata os clientes, colegas e superiores.
A partir daí percebe-se a importância que muitos profissionais dão à manutenção da sua reputação e da sua imagem. Dessa forma, eles visam garantir posições mais relevantes nas empresas ou ganhar mais confiança dos seus clientes.
Você deve ter percebido que até agora utilizamos as duas palavras como termos complementares. Isso porque na realidade eles são. Porém, podemos fazer uma pequena divisão entre eles, para aprimorar o entendimento de ambos.
Nela está a primeira impressão sobre você. Ela se constitui de tudo aquilo que é visível em uma primeira olhada, ou seja, dresscode, linguagem corporal, tom de voz, aparência e estilo. Portanto, ela não está diretamente ligada à carreira, ainda que transmita valores implícitos sobre comprometimento e profissionalismo.
Pode-se dizer que ela está acima da imagem pessoal e engloba a anterior. Ela compõe, além do que é visível, fatores inerentes à carreira e qualificação. Dessa forma, ela é construída por aspectos que não estão facilmente expostos em uma primeira conversa, por exemplo, seu comportamento no trabalho, sua reputação e comprometimento com a ética e postura profissional.
Através do panorama apresentado até aqui, ficou evidente a necessidade de se construir uma boa imagem pessoal e profissional para obter o sucesso. Para conseguir isso, é importante levar em conta algumas dicas preciosas. Veja quais são:
Essa é a primeira e mais fundamental dica na construção da sua imagem profissional. O autoconhecimento é capaz de possibilitar o encontro de respostas para as perguntas essenciais nesse processo.
Qual a imagem que eu desejo transmitir? Como posso conectá-la com quem sou? São perguntas importantes a se responder e aqui entra o autoconhecimento.
Cabe ressaltar que se conhecer é um processo contínuo e que deve continuar mesmo após as respostas dessas perguntas, visto que nós mudamos o tempo todo, e uma resposta encontrada anos atrás pode não ser a mais relevante para o momento atual.
Ademais, é importante manter a sua imagem profissional em sintonia com a realidade. Afinal, de nada adianta transparecer algo que você não é.
Em um primeiro momento, você pode ter as respostas das questões levantadas anteriormente, mas ainda assim não possuir uma ideia do que fazer. Para ajudar na implementação de ações que consigam otimizar sua imagem profissional, a dica é buscar referências.
Quem são as pessoas que te passam credibilidade, confiança e profissionalismo? O que elas têm em comum? Ao colher essas informações, você poderá definir quais serão as estratégias utilizadas para criar para si a imagem de um bom profissional.
A reputação é um fator importante nas impressões que as pessoas têm sobre um indivíduo ou uma marca. No âmbito profissional, sua reputação é construída por seu comportamento com os colegas, superiores ou clientes, sua capacidade de entregar o prometido, entre outros fatores.
Dessa forma, busque ser solícito e simpático com as pessoas com quem trabalha ou interage profissionalmente. Mostre-se organizado e cumpra com os acordos e prazos, isso demonstra responsabilidade com o que se propõe a fazer.
Em profissões ou atividades que exigem o cumprimento de códigos de honra e ética, é importante atentar-se para isso. Assim, é possível construir uma reputação que trabalhe a favor da sua imagem profissional.
A autoridade está ligada à capacidade do indivíduo perceber que você pode solucionar o problema dele. Para isso, utiliza-se o marketing pessoal, ou seja, um conjunto de ações coordenadas para transparecer uma boa imagem pessoal e profissional.
Cabe ressaltar que o intuito não é um simples e banal “sou o melhor no que faço”. Aliás, esse tipo de discurso pode ser entendido como egóico e não surtir o efeito desejado. Mostre seu portfólio, seus feitos e qualificações, sem no entanto mostrar-se pretensioso.
Esse é um ponto que muitos ignoram. O feedback é essencial para saber qual imagem as pessoas têm de você e analisar se suas estratégias estão dando certo. Pergunte para sua família, amigos e colegas de trabalho qual imagem você transparece.
Associando o autoconhecimento com as informações colhidas da opinião do outros, é possível encontrar soluções e analisar resultados no processo de construção de uma imagem profissional. Portanto, esse é um passo que não deve ser ignorado. Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso blog e descubra como ganhar dinheiro com o YouTube.
Você já se pegou em um momento sem inspiração? Sabe aqueles dias em que as…
Nos últimos anos, o Marketing e o Marketing Digital se tornaram fundamentais para muitas empresas,…
No mundo online, o tráfego digital se refere à movimentação de pessoas que navegam entre…
Nos últimos anos, o Marketing se tornou uma área primorosa, fundamental para todos os tipos…
Quem é ou pretende ser empreendedor, precisa entender o mercado digital. Desse modo, a tecnologia…
A luta pela atenção dos internautas no mundo online se torna cada vez mais complexa…