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TikTok para empresas: como usar para divulgar seu negócio

O TikTok juntamente com as lives foram grandes pilares do entretenimento na pandemia. O app de vídeos curtos e divertidos que se popularizou durante o isolamento social já é utilizado por milhões de pessoas no Brasil. Mas, muito além do humor, o TikTok pode ser bastante útil para as empresas. Então, veja como ganhar dinheiro com o TikTok divulgando sua marca e conquistando possíveis clientes.

Entenda como usar o TikTok para o sucesso do seu negócio | Foto: Unsplash

O que é TikTok?

O TikTok é uma rede social chinesa lançada em 2016 utilizada para produzir e compartilhar pequenos vídeos, com duração máxima de 60 segundos. Em 2017, entrou no mercado internacional e apenas um ano depois tornou-se o aplicativo mais baixado dos Estados Unidos. A popularidade foi tanta que celebridades como Will Smith, Jason Derulo e Jimmy Fallon criaram perfis na rede.

De acordo com dados do site Statista, em janeiro de 2020, 10,4% dos downloads totais do app foram realizados no Brasil. Inclusive, a rede conta com 7,3 milhões de usuários cadastrados apenas em nosso país e o número segue uma tendência de crescimento.

Segundo dados da própria empresa e publicados pela emissora americana CNBC, a plataforma contava em agosto de 2020 com 100 milhões de usuários mensais ativos apenas em território americano. No mundo todo, a cifra era de 700 milhões de usuários mensais ativos.

Seu crescimento estrondoso durante o isolamento social

Apesar de já existir há alguns anos e ter ganhado gradativamente popularidade, o TikTok só se tornou viral em 2020 com o isolamento social. O sucesso foi tanto que, neste ano, o TikTok converteu-se no aplicativo mais baixado do mundo, ultrapassando o WhatsApp, segundo o relatório da App Annie.

Durante a pandemia, o TikTok foi responsável por viralizar inúmeras músicas, coreografias e desafios. Um dos fatores para o aumento do consumo, além do maior tempo livre, é justamente a praticidade na produção dos vídeos, que devem ser curtos e são bastante fáceis de fazer, além do app oferecer todas as ferramentas necessárias para a edição.

Vantagens do TikTok para empresas

Pelo panorama apresentado anteriormente, percebe-se que atualmente é impossível ignorar o TikTok como um canal para se comunicar com o público-alvo. Assim como uma marca possui estratégias de marketing para Facebook e Instagram, ela deve pensar em ganhar o seu espaço no TikTok.

Os vídeos da plataforma apresentam alto potencial viral e são bastantes simples, a maioria produzidos apenas com um smartphone. O público majoritário do TikTok é formado por adolescentes e jovens adultos. No entanto, mais faixas etárias descobrem a plataforma a cada dia.

Portanto, a rede apresenta-se como um ambiente perfeito para alcançar público devido ao seu potencial de viralização, principalmente se o foco da empresa for os mais jovens. O melhor é que o custo de produção dos vídeos é bem baixo, já que o próprio app oferece ferramentas de edição gratuitamente e eles podem ser gravados pelo próprio telefone.

Principais formatos de conteúdo do TikTok

Para conseguir utilizar a plataforma como um canal de comunicação com os clientes, é preciso conhecer os principais formatos de conteúdo veiculados nela e ver quais podem ser utilizados por sua empresa. Os mais comuns são:

Duetos

Nos duetos, a tela fica compartilhada entre dois vídeos, daí o nome “dueto”. Nesse formato de conteúdo, o usuário sincroniza um vídeo já publicado na rede, de sua autoria ou de outro produtor de conteúdo, com um vídeo original seu.

Os duetos são bastante populares e costumam ser utilizados pelos usuários para responder outros vídeos ou para realização de desafios. Dentro de uma estratégia de uso do TikTok para empresas, eles podem ser úteis para interagir com os seguidores, por exemplo.

Reacts

As reacts são conteúdos que você talvez já conheça, pois são comuns também em outras plataformas de vídeos. Nesse formato de conteúdo, os usuários reagem a outro vídeo publicado no próprio TikTok ou em outra plataforma de vídeo. A ideia é compartilhar sua reação ao assistir algo pela primeira vez.

Desafios

Os desafios são também bastante comuns em outras redes sociais. Esse tipo de conteúdo tem foco na viralização e consiste na reprodução de algum desafio pelos usuários. Por exemplo, muitos artistas criam coreografias e pedem para que seus seguidores tentem replicá-las produzindo outros vídeos e os marcando, como forma de divulgação da música.

Portanto, são conteúdos que viralizam facilmente, pois todos querem replicar o desafio. Seu negócio pode “pegar carona” em um desafio já existente ou criar o seu próprio desafio. Um exemplo foi a rede de fast food americana Chipotle Mexican Grill, que criou seu próprio desafio durante o Super Bowl em parceria com o cantor canadense Justin Bieber e conseguiu atingir 95 milhões de pessoas no TikTok.

Dublagens

Esses são os conteúdos mais facilmente associados ao TikTok. O nome é bem sugestivo: nesse tipo de vídeo é utilizado o áudio de um filme, série ou meme e as pessoas dublam o áudio em questão. São vídeos em geral com caráter humorístico e que costumam ter boa aceitação pelos usuários da plataforma.

Dicas de como ganhar seguidores no TikTok

Faça conteúdos interessantes

Essa é a dica primordial para se dar bem em qualquer rede social. Entretanto, é preciso entender o que é especialmente interessante para o TikTok. O tipo de conteúdo que vai bem na plataforma são vídeos curtos, leves e objetivos. Então, para alcançar mais pessoas e ganhar seguidores no TikTok, é preciso adequar seu conteúdo a esses padrões.

Seja divertido

Essa dica tem relação com a anterior. O conteúdo do TikTok costuma ser mais espontâneo e divertido. Se em outros canais de comunicação da empresa é utilizada uma linguagem mais séria, é interessante adaptar o conteúdo para algo menos formal. Não tenha medo de se usar do humor, mesmo que não seja algo comum na sua área.

Faça vídeos simples

O TikTok é uma plataforma voltada para vídeos mais simples e caseiros mesmo. Por simples, não entenda como mal acabado ou de baixa qualidade, mas sim que não é necessário fazer uma grande produção. A maioria dos vídeos no TikTok são feitos apenas com smartphones e editados no próprio app.

Então, não se preocupe em fazer grandes edições, inclusive realizar edições em outros programas ou apps pode dificultar o upload do conteúdo na plataforma. Também não é necessário preocupar-se em aprender a usar o editor do TikTok, pois ele é bastante intuitivo, o que facilita a produção do conteúdo.

Esteja antenado às tendências

Uma das formas mais fáceis de ganhar visibilidade na plataforma é “pegar carona” nas tendências. Utilize as hashtags, conheça os desafios que estão bombando e os tipos de vídeos em alta. O próprio app diz quais são as hashtags mais procuradas no momento e quais são as tendências.

Uma dica é conferir o que perfis similares ao seu estão produzindo. É uma maneira de se inspirar. Entretanto, cuidado para não simplesmente copiar. É muito comum que perfis simplesmente repliquem o que está nas tendências. Porém, é muito mais interessante colocar algo de original no seu vídeo.

Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre como usar o TikTok e outras redes sociais para o crescimento da sua empresa.

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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