Atualmente, o Instagram é uma das redes sociais mais usadas do mundo. Justamente por isso, os empreendedores digitais utilizam-na para compartilhar seus conteúdos e produtos. Contudo, nem sempre o alcance orgânico dentro da plataforma é suficiente para promovê-los. Por isso, a própria rede social oferece a ferramenta de impulsionar publicação no Instagram. Mas será que vale a pena?
Quando a pessoa possui uma conta no Instagram, todos os conteúdos que você postar aparecerão naturalmente no feed e/ou nos stories de quem o segue. Existem casos que, devido à relevância de certas publicações, elas vão parar na aba explorar. Também é possível marcar o post com hashtags, o que aumenta sua capacidade de alcance.
No entanto, quando deseja-se conquistar um público maior e em prazo de tempo mais curto, esperar que o post ganhe engajamento organicamente pode não ser uma opção. Para isso, o próprio Instagram oferece uma solução: a promoção de publicações.
A promoção de uma publicação consiste em pagar para que o Instagram veicule o post escolhido no feed, no explorar e/ou nos stories de alguém que faça parte do público-alvo que se deseja atingir com ele. Com isso, é possível aumentar o alcance da sua publicação e, por consequência, da sua marca.
A ferramenta de impulsionar publicação no Instagram é bastante simples e fácil de ser utilizada, até por aqueles que têm poucos conhecimentos em marketing digital. Confira o seguinte passo a passo:
Essa é uma parte importante. Geralmente, recomenda-se a escolha de publicações que já tiveram um alcance bom organicamente na sua base de seguidores (uma dica é utilizar os dados do Instagram Analytics). Esse é um indicador de que aquela publicação é relevante para seu público-alvo.
Escolhida a publicação, abra-a no seu perfil. Assim que abri-la, logo abaixo, aparecerá um botão escrito “promover”.
Assim que clicar no botão “promover”, serão expostas algumas opções. Elas são as metas que deseja alcançar: mais visitas ao perfil, mais acessos ao site e mais mensagens. Selecione a que melhor se adequa a seus objetivos.
Outra etapa importante. Nela, você definirá o público-alvo para o qual a publicação será promovida. Existe a opção “automático”, na qual o Instagram define automaticamente um público-alvo baseando-se no perfil de seus seguidores, mas também é possível criar seu próprio público. É possível definir a localização, interesses, gênero e idade dos que serão alvo da publicação promovida.
Nesta etapa, o Instagram pedirá para que você defina o orçamento da sua campanha. A própria plataforma sugere o valor mínimo de R$ 6 por dia. Também é nesta fase que se define a duração da promoção, podendo variar de 1 a 30 dias.
Esta é a etapa final, em que é possível visualizar como a publicação promovida será exposta no feed, no explorar e nos stories do Instagram. Também é a hora de conferir se todas as informações escolhidas anteriormente estão corretas, se for o caso, apenas confirme. Pronto! Sua publicação passará por análise e, após aceita, será promovida.
O Instagram é uma das redes sociais pertencentes ao Facebook, por isso, também é possível criar anúncios para a plataforma por meio do Facebook Ads. Inclusive, alguns empreendedores digitais já estão bastante familiarizados com o uso dessa ferramenta para campanhas na rede social.
No entanto, como já foi mencionado, o Instagram permite, em seu próprio app, promover alguma publicação já existente. Uma maneira mais prática de promover um conteúdo, sem a necessidade de acessar o Facebook Ads. Porém, questiona-se muito sobre a utilidade da ferramenta, já que as promoções no Instagram possuem poucas opções de segmentação e objetivos.
Para responder esta pergunta, é necessário entender que o “promover do Instagram” é diferente do Facebook Ads, justamente por isso possuem objetivos diferentes. Não entender as especificidades de cada funcionalidade pode gerar frustrações com as campanhas.
Apesar de o Instagram poder ser utilizado para vendas e muitos negócios digitais venderem pelo app, o foco da rede não é esse. Inclusive, o potencial do Instagram é muito melhor aproveitado para marketing de conteúdo, engajamento e interação com os clientes. Tendo em vista isso, impulsionar sua publicação pode ser bastante vantajoso, já que pode atingir um público maior e interagir com pessoas que não conhecem sua marca.
Outra particularidade importante da função impulsionar publicação no Instagram é que ela não é necessariamente um anúncio. Pelo menos, não um anúncio tradicional do Facebook Ads, cujo foco é uma conversão. A ferramenta do Instagram foca mais em aumentar o alcance de um post.
Também cabe ressaltar a importância da criação de publicações relevantes e atrativas para o sucesso da promoção. Pois, de nada adianta promover o post e ele não conseguir cativar o público-alvo. Portanto, atenção redobrada na hora de criar publicações, foque na qualidade da imagem e no design agradável.
Dessa maneira, impulsionar publicação no Instagram pode ser bastante útil a depender do que se espera com isso. Se o foco é conversões, seria mais interessante focar em uma campanha mais segmentada, provavelmente no Facebook Ads. Mas se o intuito é apenas ampliar o alcance da marca e fazer marketing de conteúdo, o “promover” do Instagram é mais do que suficiente e, se bem utilizado, pode trazer resultados bastante interessantes.
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