fbpx

Vale a pena impulsionar uma publicação no Instagram?

Atualmente, o Instagram é uma das redes sociais mais usadas do mundo. Justamente por isso, os empreendedores digitais utilizam-na para compartilhar seus conteúdos e produtos. Contudo, nem sempre o alcance orgânico dentro da plataforma é suficiente para promovê-los. Por isso, a própria rede social oferece a ferramenta de impulsionar publicação no Instagram. Mas será que vale a pena?

Descubra se impulsionar publicação no Instagram é a melhor opção para seu negócio. | Foto: Unsplash

O que significa impulsionar uma publicação?

Quando a pessoa possui uma conta no Instagram, todos os conteúdos que você postar aparecerão naturalmente no feed e/ou nos stories de quem o segue. Existem casos que, devido à relevância de certas publicações, elas vão parar na aba explorar. Também é possível marcar o post com hashtags, o que aumenta sua capacidade de alcance.

No entanto, quando deseja-se conquistar um público maior e em prazo de tempo mais curto, esperar que o post ganhe engajamento organicamente pode não ser uma opção. Para isso, o próprio Instagram oferece uma solução: a promoção de publicações.

A promoção de uma publicação consiste em pagar para que o Instagram veicule o post escolhido no feed, no explorar e/ou nos stories de alguém que faça parte do público-alvo que se deseja atingir com ele. Com isso, é possível aumentar o alcance da sua publicação e, por consequência, da sua marca.

Como promover post no Instagram

A ferramenta de impulsionar publicação no Instagram é bastante simples e fácil de ser utilizada, até por aqueles que têm poucos conhecimentos em marketing digital. Confira o seguinte passo a passo:

Escolha qual publicação será impulsionada

Essa é uma parte importante. Geralmente, recomenda-se a escolha de publicações que já tiveram um alcance bom organicamente na sua base de seguidores (uma dica é utilizar os dados do Instagram Analytics). Esse é um indicador de que aquela publicação é relevante para seu público-alvo.

Abra a publicação e clique no botão “promover”

Escolhida a publicação, abra-a no seu perfil. Assim que abri-la, logo abaixo, aparecerá um botão escrito “promover”.

Selecione sua meta

Assim que clicar no botão “promover”, serão expostas algumas opções. Elas são as metas que deseja alcançar: mais visitas ao perfil, mais acessos ao site e mais mensagens. Selecione a que melhor se adequa a seus objetivos.

Defina seu público-alvo

Outra etapa importante. Nela, você definirá o público-alvo para o qual a publicação será promovida. Existe a opção “automático”, na qual o Instagram define automaticamente um público-alvo baseando-se no perfil de seus seguidores, mas também é possível criar seu próprio público. É possível definir a localização, interesses, gênero e idade dos que serão alvo da publicação promovida.

Defina o orçamento e a duração da promoção

Nesta etapa, o Instagram pedirá para que você defina o orçamento da sua campanha. A própria plataforma sugere o valor mínimo de R$ 6 por dia. Também é nesta fase que se define a duração da promoção, podendo variar de 1 a 30 dias.

Pré-visualize e confirme a criação da promoção

Esta é a etapa final, em que é possível visualizar como a publicação promovida será exposta no feed, no explorar e nos stories do Instagram. Também é a hora de conferir se todas as informações escolhidas anteriormente estão corretas, se for o caso, apenas confirme. Pronto! Sua publicação passará por análise e, após aceita, será promovida.

Facebook Ads X Promover post no Instagram

O Instagram é uma das redes sociais pertencentes ao Facebook, por isso, também é possível criar anúncios para a plataforma por meio do Facebook Ads. Inclusive, alguns empreendedores digitais já estão bastante familiarizados com o uso dessa ferramenta para campanhas na rede social.

No entanto, como já foi mencionado, o Instagram permite, em seu próprio app, promover alguma publicação já existente. Uma maneira mais prática de promover um conteúdo, sem a necessidade de acessar o Facebook Ads. Porém, questiona-se muito sobre a utilidade da ferramenta, já que as promoções no Instagram possuem poucas opções de segmentação e objetivos.

Então, vale a pena impulsionar publicação no Instagram?

Para responder esta pergunta, é necessário entender que o “promover do Instagram” é diferente do Facebook Ads, justamente por isso possuem objetivos diferentes. Não entender as especificidades de cada funcionalidade pode gerar frustrações com as campanhas.

Apesar de o Instagram poder ser utilizado para vendas e muitos negócios digitais venderem pelo app, o foco da rede não é esse. Inclusive, o potencial do Instagram é muito melhor aproveitado para marketing de conteúdo, engajamento e interação com os clientes. Tendo em vista isso, impulsionar sua publicação pode ser bastante vantajoso, já que pode atingir um público maior e interagir com pessoas que não conhecem sua marca.

Outra particularidade importante da função impulsionar publicação no Instagram é que ela não é necessariamente um anúncio. Pelo menos, não um anúncio tradicional do Facebook Ads, cujo foco é uma conversão. A ferramenta do Instagram foca mais em aumentar o alcance de um post.

Também cabe ressaltar a importância da criação de publicações relevantes e atrativas para o sucesso da promoção. Pois, de nada adianta promover o post e ele não conseguir cativar o público-alvo. Portanto, atenção redobrada na hora de criar publicações, foque na qualidade da imagem e no design agradável.

Dessa maneira, impulsionar publicação no Instagram pode ser bastante útil a depender do que se espera com isso. Se o foco é conversões, seria mais interessante focar em uma campanha mais segmentada, provavelmente no Facebook Ads. Mas se o intuito é apenas ampliar o alcance da marca e fazer marketing de conteúdo, o “promover” do Instagram é mais do que suficiente e, se bem utilizado, pode trazer resultados bastante interessantes.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre como o Instagram pode ser usado por sua empresa? Clique aqui e leia um de nossos artigos sobre como o uso da rede pode melhorar os resultados de sua empresa.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *