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YouTube para empresas: como usar a plataforma a favor do seu negócio

Atualmente, as plataformas virtuais se transformaram em grandes vitrines no mercado. Logo, as pessoas mudaram o seu comportamento e passaram a ficar mais conectadas no mundo on-line. Por isso, é comum surgirem novidades e ferramentas que auxiliem o desenvolvimento desse setor. Desse modo, a tendência é que essas estratégias se tornem relevantes para o destaque de algumas marcas e empresas no empreendedorismo. Assim, entenda melhor um desses novos mecanismos: o YouTube para empresas.

As vantagens do YouTube para empresas são diversas e podem ajudar no sucesso da sua empresa. | Foto: Pixabay.

Por que criar um canal no YouTube para sua empresa?

O canal de YouTube para empresas pode ter grande importância no sucesso do negócio. Em outras palavras, os usuários costumam ter o hábito de verificar os canais das empresas para formarem a decisão de compra ou contratação. Portanto, se a empresa não possui conteúdos recentes, o consumidor entende que ela não está se atualizando e, assim, não possui credibilidade.

Nesse sentido, essa ruptura pode ser delicada, pois o cliente pode observar as empresas concorrentes como uma solução para os seus problemas e, consequentemente, você terá perdido um potencial consumidor. Além disso, essa atividade é fundamental para os segmentos de beleza e estética, isto é, que lidam com o visual.

Como também, a produção de vídeos pode ser utilizada como estratégia para assegurar investimentos. De modo que produtores de vídeos ou agências de marketing digital podem ser ótimas aliadas para o alcance desse objetivo.

O compartilhamento de conteúdo pode gerar autoridade. Logo, essa técnica pode desenvolver maiores condições para determinar as tendências e comportamentos dos clientes das empresas. Assim, esses são alguns motivos do porquê usar YouTube para empresas pode ser essencial para o seu negócio.

Além disso, diversos outros benefícios, como: maior visibilidade, conteúdos de valor, divulgação de produtos e serviços das empresas, autoridade em um segmento, conhecer os potenciais clientes, interagir com usuários e humanizar a relação entre empresas e clientes.

Como começar o canal?

Em primeiro lugar, é necessário realizar login na conta do Google pelo YouTube. Logo, é só clicar no canto superior direito, na opção “criar um canal”. Nesse sentido, o sistema irá solicitar a escolha de um nome, é importante ser criativo e verificar se já não está sendo usado por outro usuário. Como também é essencial escolher frases curtas e palavras fáceis. Além disso, evite o uso de estrangeirismo, pois pode dificultar a compreensão do público.

Em seguida, está na hora de personalizar o canal. Portanto, é fundamental que nessa parte você seja original e, assim, terá maior facilidade em atrair mais inscritos. Desse modo, acesse a opção “seu canal”, clicando no ícone no canto superior direito. Logo depois, selecione “personalizar canal”.

É importante tomar cuidado com o tamanho da foto. Por isso, o recomendado é que a capa dos vídeos das empresas tenha dimensões de 2560 x 1440 e no máximo 6 MB de tamanho. Como também, no campo “sobre”, é fundamental que as empresas escrevam alguma descrição contando o objetivo do canal.

Outro ponto que deve ser analisado é a definição do público-alvo. Portanto, verifique as características dos usuários que você quer atingir, pois será mais fácil de produzir conteúdo de qualidade e, assim, atrair cada vez mais um público maior.

Além disso, outros pontos devem ser analisados para o sucesso das empresas nessa plataforma, como: investimento em equipamentos, otimização do canal, divulgação e produção constantes também vão ajudar no desenvolvimento da companhia no ambiente virtual.

Estude os conteúdos a serem postados

Para os empreendedores que desejam seguir esse caminho do canal YouTube para empresas, é importante estar ciente de que a melhor maneira de conseguir engajamento, sucesso na plataforma e desenvolvimento de uma carreira é por meio de treinamentos e investimento em conhecimento.

Logo, uma ótima alternativa para conseguir evoluir na criação dos seus conteúdos é acompanhar as dicas oferecidas nas páginas de suporte ao usuário. Além disso, é possível realizar cursos na Escola de Criadores de Conteúdos do YouTube. De modo que ensinam por videoaulas e, assim, ajudam a melhorar o gerenciamento do seu canal.

Invista em anúncios

O investimento em anúncios pode ser essencial para alcançar o público-alvo das empresas. Logo, você não precisa ser nenhum especialista para desenvolver um anúncio de vídeo no YouTube que vai ajudar na receita do seu negócio.

Portanto, uma ferramenta que pode auxiliar é o YouTube Ads, isto é, um mecanismo próprio da plataforma que oferece auxílio para quem quer saber como colocar anúncios no YouTube. Com isso, qualquer marca consegue disponibilizar seus conteúdos e, consequentemente, compartilhar por vários canais e, assim, atrair um público diversificado. Em contrapartida, também existem os anúncios veiculados que acontecem nos próprios vídeos.

5 dicas para um canal de empresa no YouTube

Comece com webcam ou celular e depois evolua

É possível criar um canal no YouTube para empresas sem a necessidade de equipamento profissional, porém é recomendado apenas na fase inicial. Desse modo, a tecnologia permitiu que diversos smartphones apresentem câmeras com excelente qualidade. Além disso, é comum que as pessoas que começam um canal não tenham tanto capital para realizar grandes investimentos.

Portanto, utilizar a câmera do celular, computador ou tablet pode ser um ótimo primeiro passo. Nesse sentido, o ideal é ir evoluindo conforme o crescimento do canal. Assim, realize uma pesquisa das câmeras disponíveis no mercado e verifique o melhor custo-benefício.

Use um tripé

A instabilidade da imagem pode significar falta de qualidade. Afinal, nenhum usuário quer assistir a um conteúdo em que o vídeo fique balançando o tempo todo. Por isso, investir em um tripé pode ser essencial para as gravações. De modo que é possível encontrar tripés simples e funcionais, com preços acessíveis.

Use um microfone

Esse item é fundamental para o sucesso de um vídeo no YouTube. Em outras palavras, a qualidade do áudio, se não for estável, pode ocasionar a perda da audiência. Portanto, para evitar esse problema, uma ótima alternativa é a utilização de microfone.

Por outro lado, aqueles produtos embutidos no celular não são muito recomendados, pois captam todo o som do ambiente e, consequentemente, geram um ruído em excesso. Logo, uma dica é pesquisar por kits de YouTube que contêm todos os equipamentos necessários para um vídeo de qualidade. Em contrapartida, se você estiver querendo economizar, os fones de ouvido podem ser uma ótima opção para serem usados como microfones.

Use ferramentas de edição de vídeo e áudio

A edição também é fundamental, pois é ela que transmite profissionalismo, dita o ritmo do vídeo e deixa o conteúdo mais dinâmico. De modo que você não precisa de um especialista na área para conseguir fazer isso. No entanto, conhecer as ferramentas básicas é importante para a execução de um bom trabalho.

Faça bons títulos

O título funciona como um convite ao usuário. Logo, ele precisa ser criativo, original e atrativo para alcançar o público-alvo. Por outro lado, não deve deixar de ser informativo, ou seja, deve indicar o conteúdo que será abordado no vídeo.

Desse modo, uma excelente estratégia é a utilização de palavras-chave que tenham relação com o assunto. Com isso, quando os usuários buscarem esses temas, as chances de encontrarem o canal da empresa na lista de resultados são maiores.

O YouTube para empresas pode trazer excelentes resultados quando realizado de maneira correta. | Foto: Pixabay.

O YouTube para empresas é uma ótima opção para o sucesso dos seus negócios. Nesse sentido, essa ferramenta do YouTube consegue aumentar o número de potenciais clientes, aumentar a autoridade da marca e melhorar a relação da companhia com os usuários. Portanto, investir no YouTube para empresas requer estudos e recursos, mas os resultados podem ser impressionantes.

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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