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Como divulgar o canal do YouTube da sua empresa?

Os usuários do YouTube consomem juntos mais de 1 bilhão de horas de conteúdo diariamente. Além disso, o YouTube é o segundo site de maior tráfego, perdendo apenas para o Google. Esses dados são da Hubspot e mostram o quanto vale a pena investir na criação de conteúdo para a rede social de vídeos. Mas em meio a tantos criadores, saber como divulgar uma empresa nas redes sociais pode não ser uma tarefa fácil. Por esse motivo, é importante saber como divulgar canal do YouTube. Para isso, um site para divulgar canal do Youtube e um texto para divulgar canal do YouTube podem ajudar.

Quer aprender a criar e divulgar canal do YouTube para estabelecer presença na rede social e tornar sua marca conhecida entre os usuários da rede? Então, leia este texto, pois explicamos tudo o que você precisa saber para fazer divulgação de canal do YouTube e divulgação em redes sociais

É importante saber como divulgar o canal do youtube para crescer na rede | Foto: Pixabay/Kaufdex

Entenda a importância de ter um canal no YouTube

Vídeos são mais fáceis de assimilar, além de conseguirem mais empatia e gerarem mais identificação com o público. Isso porque, quando você apresenta um conteúdo em formato de vídeo, em vez de escrito, sua personalidade é exposta e a audiência se sente mais íntima da sua marca.

Além disso, o YouTube tem se mostrado uma excelente vitrine para as empresas. Segundo a Hubspot, 70% dos espectadores afirmam que o YouTube faz com que eles conheçam mais as novas marcas. E, para completar, a empresa de software ainda afirma que as pessoas que assistem a vídeos no YouTube dizem que têm o dobro de probabilidade de comprarem algo que viram no site.

O YouTube é líder em compartilhamento de vídeos

Outra vantagem do YouTube é possibilitar o compartilhamento de conteúdos mais completos, uma vez que eles serão compartilhados em vídeo. Hoje, as redes sociais, como o Facebook e Instagram, também incentivam o compartilhamento de vídeos. Mas o YouTube continua sendo o site referência no assunto. 

Por isso, se você está começando um negócio, saiba que investir em um canal do YouTube é uma excelente ideia, pois, além de ser uma rede social excelente para estreitar a relação com o seu público e apresentar conteúdos de uma maneira mais completa, milhões de pessoas assistem vídeos na plataforma diariamente e são influenciadas por eles. 

Aprenda a criar um canal de sucesso no YouTube

O Hubspot aponta que 500 horas de vídeo são enviadas ao YouTube a cada minuto. Isso quer dizer que concorrência é o que não falta na plataforma. Por isso, os que querem se destacar precisam se empenhar, antes de tudo, na criação de um excelente canal.

Criar um canal no YouTube não é complicado. Basta entrar na conta Google da sua empresa, acessar o site do YouTube, clicar na sua foto de perfil e apertar em “criar um canal”. Feito isso, o próprio site te guiará para escolher um nome e uma foto de perfil para o canal.

Mas esse é o básico. Se você quiser de fato se destacar no YouTube, apenas abrir um canal e postar vídeos aleatórios não é o suficiente. Além de saber como divulgar o canal do YouTube, processo que será explicado mais para frente, você deve entender como criar um canal de sucesso. Afinal, sem conteúdo não tem marketing.

Por isso, veja a seguir alguns aspectos que devem ser levados em consideração na hora de criar um canal no YouTube.

Escolha um nicho

O primeiro passo para a criação de um canal é descobrir sobre qual assunto você vai falar. Ou seja, escolher seu nicho. Se você quer se promover como nutricionista, por exemplo, o ideal é procurar áreas da nutrição com as quais você se identifica e tem a possibilidade de agregar. Escolher um nicho é o mesmo que decidir qual caminho seguir. 

Saiba quem é o seu público

Escolhido o nicho, o próximo passo é identificar seu público. Existem dois grandes erros que podem comprometer o sucesso de um canal do YouTube: o primeiro é não escolher um caminho para a produção de conteúdo e o segundo é não saber para quem está produzindo.

Por isso, antes de começar a produzir conteúdo, é preciso descobrir quem é seu público-alvo, pois isso guiará todas as suas decisões futuras. Desde os assuntos escolhidos para os vídeos do seu canal, até a forma de se comunicar. Inclusive, a divulgação em redes sociais ou em outros canais também vai depender dessa definição.

Crie conteúdo de valor

Criar conteúdo de valor significa produzir vídeos que agreguem no aprendizado da sua audiência. É muito fácil ligar uma câmera e falar o que der na telha, mas os que querem ter sucesso no YouTube precisam se esforçar mais do que isso. 

É necessário montar uma programação de vídeos para o canal que seja coerente, eduque seu público e fidelize essas pessoas. Isso pode até dar mais trabalho, mas os resultados devem valer a pena, visto que essa prática resulta em uma audiência fiel e educada.

Saiba como divulgar canal do YouTube

Depois de criar o seu canal, é necessário saber divulgá-lo. A partir do momento em que você produz conteúdos de qualidade para o público certo e, mesmo assim, não recebe o retorno esperado, isso quer dizer que você não está sabendo como fazer uma boa divulgação de canal do YouTube. 

Para te ajudar nessa tarefa, reunimos algumas dicas de como divulgar seu canal do YouTube de maneira eficaz e sustentada. Por isso, nem pense em comprar inscritos, siga as sugestões a seguir e consiga um público fiel e engajado para o seu canal!

Aposte em SEO para divulgar seu canal do YouTube

O SEO, Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Buscas, em tradução livre), consiste em um conjunto de técnicas utilizadas para posicionar melhor os conteúdos em mecanismos de pesquisas como o Google e YouTube. Aprender sobre isso é essencial para que seus conteúdos sejam encontrados mais facilmente nesses sites.

Afinal, como já foi dito aqui, a concorrência dentro do YouTube é muito grande. Portanto, é necessário otimizar seus vídeos para que eles fiquem melhor posicionados nas buscas. Isso pode ser feito utilizando a palavra-chave principal no título e no início da descrição do vídeo, por exemplo. 

Divulgue seu canal nas redes sociais

Saber como divulgar uma empresa nas redes sociais é essencial para a divulgação de um canal do YouTube. Isso porque, quando utilizadas juntas, as redes sociais funcionam muito melhor, principalmente quando são fortalecidas entre si.

A divulgação em redes sociais faz com que a audiência que já te acompanha em outros lugares migre também para o YouTube. Claro que cada uma das redes possui sua própria particularidade. Mas, se a divulgação for bem-feita, essa estratégia deve funcionar. 

Portanto, compartilhe seus vídeos no Facebook e Instagram da marca. Além disso, vale apostar também em grupos dentro do Facebook, eles podem ser muito úteis para sua estratégia. Basta escolher os que tenham mais a ver com seu nicho e utilizá-los para sua divulgação. Apenas tome cuidado para não abusar e acabar chateando os membros. 

Aliás, não basta apenas criar um texto para divulgar o canal do YouTube e andar por aí compartilhando ele. É preciso respeitar o público de cada rede social e saber exatamente como atingi-lo. O mesmo funciona para a divulgação em grupos. A prática “copia e cola” não é nem um pouco indicada. 

Incentive seu público a te ajudar

Você já deve estar cansado de escutar youtubers pedindo para o espectador se inscrever, curtir e favoritar o vídeo. Essa prática ganhou fama na rede por um motivo muito simples: ela funciona. Isso mesmo, pedir apoio do seu público pode te ajudar bastante na divulgação do seu canal.

Essa prática consiste em, basicamente, lembrar sua audiência de curtir, favoritar, comentar e compartilhar seu vídeo, além de se inscrever no canal. Todas essas ações fazem com que seu conteúdo seja melhor ranqueado na plataforma e encontrado por mais pessoas. 

Utilize seu site ou blog para ajudar na divulgação

Utilizar o site para divulgar canal do YouTube é uma prática que pode trazer excelentes resultados. Ao visitarem o site da sua marca, as pessoas ficarão tentadas a conhecerem mais da empresa assistindo aos vídeos. Mas não é simplesmente colocar o link do canal lá. Para que os internautas sintam vontade de conhecê-lo, a localização deve ser estratégica, assim como a descrição que acompanha o link do canal.

O mesmo acontece com o blog. Neste caso, o normal é que as marcas indiquem vídeos de seus canais ao decorrer de artigos. Para ilustrar, vamos supor que você tenha um negócio focado em botânica e escreveu um artigo para o blog sobre orquídeas. Recentemente, saiu um vídeo em seu canal sobre como essas flores se comportam no frio. Uma estratégia muito interessante seria indicar o conteúdo em vídeo para os leitores que querem aprofundar seus conhecimentos.

Invista no Google Ads para crescer no YouTube

Outra maneira muito eficaz de divulgar seu canal do YouTube é utilizando propaganda paga. O Google Ads é uma excelente opção nesse sentido. Com a plataforma, é possível, inclusive, promover seus vídeos em propagandas no próprio site. 

Divulgação YouTube: investir em mídia paga é uma boa opção para divulgação | Foto: Unsplash/Austin Distel

Por fim, agora você entende a importância de saber como divulgar canal do YouTube. Então, basta seguir as dicas do artigo sobre como divulgar uma empresa nas redes sociais e promover seu canal, a fim de que sua marca alcance mais pessoas e seu negócio cresça dia após dia.

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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