fbpx

Study vlog: como alavancar seu canal de estudos no Youtube

Atualmente, o Youtube possui uma média diária de um bilhão de horas de visualizações em seus vídeos, de acordo com a própria plataforma. Sabendo disso, diversas pessoas estão criando canais para falar sobre temas dos quais elas, além de gostarem, tem entendimento.

Um tópico que vem crescendo entre os criadores e consumidores de conteúdo são os study vlogs, que mostram assuntos relacionados a estudo, como rotina, materiais para os estudantes, dicas de como estudar, entre outros tópicos.

De acordo com o Youtube, o número de canais com mais de um milhão de inscritos cresceu mais de 65% ano a ano. Isso mostra uma oportunidade de investir mais no seu canal para conseguir alavancá-lo. Para isso, iremos mostrar algumas dicas para te ajudar a produzir conteúdos legais e inovadores. 

Saiba o que é study vlog, e como alavancar esse tipo de vídeo para que você consiga se destacar no ambiente online e fazer disso algo rentável
Study vlog, nova tendência do Youtube I Foto: Unsplash

O que é study vlog

Como citado, o study vlog trata de assuntos relacionados com o estudo, a fim de incentivar as pessoas a adotarem uma melhor rotina para conseguir obter bons resultados acadêmicos. Além disso, ele permite à pessoa que está assistindo aprender novos métodos de estudo que podem ser benéficos para sua vida educacional. 

Esses vídeos podem ser feitos com dois intuitos, o primeiro é para te ajudar com a maneira de levar os estudos, sua rotina, método utilizado, entre outros. A outra intenção é para te auxiliar na hora dos estudos. Muitas pessoas têm dificuldades para se concentrar e conseguir revisar a matéria, com isso, esses vlogs colaboram para que você fique focado no conteúdo e consiga realizar as tarefas. 

Gravar esse tipo de vídeo é bom não só para aqueles que irão assisti-lo, mas também para quem os produz. Por ter um canal do Youtube relacionado aos estudos, você acaba se dedicando mais para realizar as suas tarefas, pois ao gravar dando dicas ou estudando, você terá mais foco e mais vontade de aproveitar aquele momento dedicado para a aprendizagem. 

Como fazer um study vlog

Assim como para gravar outros tipos de vídeos, o mais importante para fazer um study vlog é ter vontade de começar. Se você tiver disposto para iniciar essa jornada, que pode não ser fácil a princípio, você está pronto para virar um study vlogger.

Depois de entender o que é um study vlog e ter vontade de começar essa jornada no Youtube, é importante analisar algumas questões para que você consiga fazer um vídeo de estudos de sucesso. 

É preciso avaliar a periodicidade que os vídeos serão postados. Para conseguir cativar o seu público, é necessário publicar os vídeos com certa frequência, para que as pessoas se acostumem com seu tipo de conteúdo e passem a acompanhá-lo. Com isso, é fundamental se programar para conseguir separar dias específicos para fazer as gravações e postagem dos vlogs. 

Por mais que, ao fazer esse tipo de vídeo, você já esteja definindo o seu público alvo, é possível segmentá-lo ainda mais, para que seu canal tenha mais sucesso e alcance mais pessoas interessadas no seu tipo de conteúdo. Para isso, é possível definir se você fará vídeos voltados para estudantes da faculdade, escola, concursos ou vestibulares. 

Definir o tipo de vlog também é algo fundamental para que você consiga fazer seu vídeo de estudos. Como citado, é possível criar conteúdos voltados para ajudar a pessoa a se organizar na hora de estudar, que são geralmente mais curtos. Ou, então, você pode gravar vídeos enquanto estuda para que os seus inscritos tenham uma espécie de companhia na hora de realizar as atividades, ou seja, vídeos mais longos.

Como gravar um study vlog

Para conseguir gravar seu vlog de estudos, é importante possuir alguns equipamentos para aumentar a qualidade do vídeo e som. No início, quando seu canal ainda não é rentável, é possível realizar a gravação com o seu celular, pois a maioria dos aparelhos possuem uma boa câmera e microfone, o que permite que os vídeos tenham bom áudio e imagem. 

No entanto, conforme você for crescendo no Youtube, é importante adquirir algumas ferramentas que melhorem seus vlogs, como uma câmera e um microfone. Esses aparelhos fazem com que seu vídeo pareça mais profissional, agradando seu público. 

Independente em que equipamento seu vídeo será gravado, é importante possuir um bom aplicativo de edição, pois por meio dele é possível adicionar recursos audiovisuais como textos na tela e música que te diferenciam de outros produtores de conteúdo. 

Quais são os tipos de vlog

Existem diversos tipos de vídeos de estudo que podem ser gravados, e a escolha deles é pessoal e deve levar em conta as suas preferências. 

Você pode fazer um study vlog narrado, no qual por cima das imagens gravadas, terá a sua voz explicando o que e como você está estudando. Outra opção é o study vlog resumos, que mostra qual o seu método para fazer resumos, além de mostrar alguns exemplos e ir explicando um pouco da matéria que você  está estudando  

Além desses, é possível gravar uma rotina de estudos, em que mostra como você separa seu tempo para fazer todas as atividades, quais métodos de estudo você utiliza, como é feita a organização do seu caderno, e outras práticas que você realiza no seu dia a dia. 

Outro modelo de study vlog é você apenas se gravar estudando, sem fazer comentários. Isso ajuda as pessoas a se concentrarem e terem um companheiro de estudos que as incentive a fazer as tarefas. Além disso, você pode fazer vídeos dando dicas sobre como organizar seu ambiente de estudo, como criar uma rotina para estudar, como conseguir ter mais foco, entre outras orientações. 

Ser Notável

Ter um canal do Youtube é uma ótima maneira de conseguir fazer sucesso na internet e, inclusive, fazer dinheiro com isso. Para isso, você pode obter ajuda de profissionais da área, como o Ser Notável, empresa que ajuda pessoas comuns a criar negócios de sucesso. Por meio do Ser Notável, é possível adquirir conhecimento para transformar suas ideias em negócios milionários, que irão te fazer ter reconhecimento em sua área. Se você quer saber mais sobre isso, clique aqui para entrar em contato com a empresa.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *