fbpx

Liderança no YouTube: veja 5 dicas para desenvolver

Ser líder vai muito além de chefiar uma empresa, existem vários pré-requisitos que precisam ser preenchidos antes que alguém possa se considerar nessa posição. Exercer liderança consiste em entender que ninguém constrói um império sozinho e saber como liderar é crucial. Então, é preciso inspirar as pessoas que trabalham com você a darem sempre o melhor. Quer entender melhor o que é liderança, por qual razão ela é importante no meio digital e aprender a desenvolvê-la? Continue a leitura!

Entenda o que é liderança

Muitos não sabem o que é liderar, por isso é comum encontrar quem confunda ser chefe com ser líder. Se esse for o seu caso, saiba que são duas posições muito diferentes. A principal distinção entre as duas é o fato de uma delas ser imposta, enquanto a outra é conquistada. 

Liderar significa inspirar pessoas, ajudá-las a colocar para fora todo o seu potencial, incentivá-las a dar sempre o melhor, além de ser empático o bastante para entender que existem momentos nos quais elas não conseguirão atender suas expectativas e apoiá-las nessas situações. Percebeu? Ser líder vai muito além de dar ordens.

Também, saiba que a liderança é válida não só no ambiente empresarial em cargos de chefia. Quando você tem um negócio próprio e usa a internet como canal de comunicação, essa habilidade é mais do que necessária. Isso porque é preciso saber posicionar-se nos canais digitais para que as pessoas te respeitem, se sintam abraçadas por você e confortáveis o bastante para confiar que aquilo que sua marca promove realmente pode resolver seus problemas. Por isso, é essencial aprender como liderar. 

Veja 5 dicas para desenvolver a liderança

Se o seu objetivo é ser um empreendedor digital de sucesso, é crucial aprender como liderar e, consequentemente, se posicionar nas redes, inclusive no YouTube. Por isso, reunimos 5 dicas que vão te ajudar a desenvolver a liderança online. Confira a seguir!

1. Inspire as pessoas

Um bom líder inspira as pessoas de seu convívio. Seja as que conversam com ele cara a cara no dia a dia, ou as que assistem aos seus vídeos na internet. Então, se você quiser exercer uma liderança positiva no ambiente online, siga o exemplo.

Para isso, é necessário adotar uma postura otimista. As pessoas que estão te vendo precisam se inspirar e acreditar em você. Quando você é o chefe de um setor, ou de toda uma empresa, é essencial que confie nela, a fim de que os outros façam o mesmo.

Isso se repete quando se é dono de um negócio próprio, pois assim como acontece essa transferência de positividade entre você e seus funcionários, acontece o mesmo com sua audiência. Visto que, se o empreendedor acredita que seu produto é bom, o público acreditará também. 

2. Melhore sua comunicação

É impossível inspirar as pessoas sem saber se comunicar. Essa prática é essencial para que os outros compreendam o que você quer transmitir. Ou seja, a culpa não é do receptor se ele interpretou sua mensagem erroneamente, você é quem precisa melhorar suas habilidades de comunicação. Principalmente na internet, em que é muito fácil ser mal interpretado.

Procure sempre ser transparente e honesto. Não minta para as pessoas falando sobre vantagens inexistentes de seus produtos, e permita que os outros conheçam aspectos reais sobre você. Uma das vantagens das redes sociais é facilitar a criação de vínculos, invista nisso. Mas, não exagere, esse é seu trabalho, por isso intimidade em excesso pode te prejudicar. 

Lembre-se também de manter o canal aberto, assim sua audiência poderá falar com você. Isso te ajudará tanto na construção de vínculos, quanto na identificação de possíveis problemas. Incentive seus espectadores a enviarem críticas construtivas e sugestões, dessa forma seu conteúdo ficará bem melhor e cada vez mais direcionado ao seu público-alvo.

3. Compartilhe seu conhecimento

A melhor forma de mostrar que você se importa com os problemas da sua audiência é compartilhando conteúdos agregadores que a ajudem a resolver essas questões. É interessante falar vez ou outra de um assunto mais descontraído, mas a melhor maneira de conquistar as pessoas na internet é compartilhando o que você sabe.

Isso não quer dizer que seus vídeos precisam ser totalmente formais. Ter liderança consiste em saber se conectar com as pessoas. Então, seu desafio é encontrar o melhor jeito de compartilhar seu conhecimento de uma forma com que os outros se sintam apoiados por seus conteúdos. Assim, será fácil construir autoridade e ganhar o poder da influência.

4. Preze pela autenticidade

Para liderar, é indispensável ter segurança. Pessoas seguras de si sempre prezam pela autenticidade. Fazendo isso, você conseguirá construir uma presença forte nas redes, seja no YouTube ou em qualquer outro canal. 

Isso também se relaciona com a questão da transparência. Não é possível ser honesto com seu público quando você está tentando ser outra pessoa. Então, aposte em conteúdos originais e invista em seu carisma para conquistar a audiência.

dicas para uma liderança online
Veja dicas para uma liderança online | Foto: Unsplash/Markus Spiske

5. Trabalhe com pessoas competentes

Trabalhar com pessoas competentes é importante para qualquer líder e em qualquer situação, pois colaboradores qualificados te ajudam a desenvolver seu negócio. Em uma entrevista ao Glassdoor, Elon Musk, CEO de duas empresas de sucesso e um dos empreendedores mais famosos do mundo, disse que desafia os líderes de seus empreendimentos a contratarem pessoas mais qualificadas que eles, a fim de tornar a empresa melhor a cada contratação. 

Dica bônus: faça um curso de liderança online

Agora, se mesmo depois das dicas você achar que ainda precisa de ajuda para saber o que é liderar, faça um curso de liderança online. Além de ajudar com os fundamentos básicos da liderança, uma especialização pode te auxiliar na melhora das suas habilidades de líder.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Entenda como ter engajamento no Twitter

Atualmente, é muito importante que as empresas estejam presentes nas redes sociais para conseguir uma maior divulgação dos serviços e produtos oferecidos e, consequentemente, uma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *