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Planejamento de rotina: 5 dicas para ser mais produtivo no Youtube

A rotina de youtuber é o que define a qualidade e o seu destaque dentro do YouTube. Pois apenas planejamento e organização irão permitir que você crie conteúdos interessantes, de utilidade pública e que atraiam seu público. Estabelecer, no entanto, padrões de organização podem ser complicados para quem está iniciando sua carreira agora nessa plataforma.

O planejamento de rotina de um youtuber é fundamental para seu sucesso. | Foto: Freepik/drobotdean.

Pensando nisso, explicamos o que é ser um youtuber hoje em dia e reunimos 5 dicas para te ajudar a ser mais produtivo no YouTube, bem como organizar sua rotina de youtuber. Confira!

O que é ser um youtuber hoje?

Para início de conversa, youtubers são todas as pessoas que criam conteúdo digital para o YouTube, plataforma de vídeos on-line. O primeiro youtuber que se tem conhecimento é Jawed Karim, o co-criador do site, que publicou um vídeo intitulado Me at the Zoo (Eu no Zoológico, em tradução livre).

O que Karim criou em 2005 é conhecido atualmente como “daily vlog”, um vídeo no qual você mostra aspectos do seu dia. Na época, qualquer pessoa que criasse um canal no YouTube e realizasse algum upload era youtuber.

A definição de youtuber, contudo, foi mudando com os anos, conforme o avanço da plataforma e da internet. Atualmente, um youtuber é um criador de conteúdo digital, que utiliza o YouTube como a principal plataforma de divulgação e interação com seu público, apresentando um trabalho específico, em um nicho de mercado.

É preciso publicar com frequência e os conteúdos devem corresponder aos interesses de seu público, incentivando a interação entre eles e seu canal. Além disso, um youtuber utiliza das redes e mídias sociais, como Instagram e Twitter para divulgar seu trabalho na plataforma de vídeos.

Um bom youtuber tem uma rotina diária e semanal de produção e publicação de vídeos. Além disso, um youtuber, desde o início, deve ter em mente o público que deseja atingir e quais os tipos de conteúdo que serão compartilhados.

O que um youtuber iniciante precisa fazer para se destacar?

Para quem é iniciante na plataforma, é preciso aplicar as seguintes dicas:

Faça bons títulos

É importante criar um título simples, porém, que se destaque entre os canais que já existem na plataforma. Para isso, utilize palavras fáceis, mas que instiguem as pessoas a conhecerem o canal e o conteúdo que você está produzindo.

Personalize seu canal

Personalizar seu canal é muito importante, isso porque você cria uma identidade visual que as pessoas conhecem quando olham. Youtuber de beleza, jogos, influenciadores digitais, entre outros nichos, possuem canais que devem ser lembrados por sua aparência, além de conteúdo.

Defina seu público

Para quem você irá criar? É muito importante definir seu público, pois, por exemplo, se deseja atingir adolescentes é preciso conversar sobre o que eles gostam, de uma forma que eles se interessem. Isso também é interessante para que você consiga direcionar a divulgação do seu canal e conteúdo para essas pessoas.

Produza conteúdo de qualidade

Produzir um conteúdo de qualidade atrai público. Esse conteúdo deve ser agregador e feito de acordo com as necessidades do seu público.

Invista em bons equipamentos

Compre uma boa câmera, um bom microfone, luzes de qualidade, entre outros equipamentos que serão necessários para produzir vídeos melhores. Não é necessário comprar todos de uma vez.

Otimize seu canal

Otimizar seu canal é outra etapa fundamental. Utilize técnicas de SEO, como palavras-chave, imagens originais, entre outras.

Divulgue e produza

Divulgue seu trabalho em outras redes e mídias sociais para atrair seu público. Além disso, crie regularmente, para que essas pessoas fiquem interessadas no que será apresentado e consumam seu canal com frequência.

O que destaca um youtuber?

Existem inúmeros fatores que destacam um youtuber, ou seja, que fazem com que ele se diferencie e se torne referência em seu nicho de atuação.

O principal é a frequência e a qualidade de seus vídeos, pois o que o público deseja é assistir, constantemente, conteúdos a respeito de assuntos pelos quais se interessa e, além disso, consumir algo que mais ninguém apresenta.

Então, para se destacar na plataforma, estude o que está sendo feito por outros canais do nicho que escolheu. Analise o que está errado nessas produções, quais informações estão faltando. Além disso, busque dentro desse nicho um tema que não está sendo abordado, mas que as pessoas estão buscando.

Feito isso, estude a respeito desse tema, faça cursos sobre o assunto, leia o máximo que puder e mergulhe de cabeça. Isso fará com que você adquira conhecimento e te ajudará a criar autoridade no assunto.

Por exemplo, você descobriu que os youtubers não falam sobre análises de jogos, mas é algo que as pessoas buscam na plataforma. Então o ideal seria aprender sobre análise, fazer cursos e se aprimorar nesse tema. Depois de se aprimorar, a ideia é que você grave vídeos sobre análise de jogos, de maneira fácil e interessante.

Além disso, uma boa divulgação nas redes sociais pode ser um diferencial para um youtuber. Isso porque por meio de outras redes e mídias sociais é possível interagir e se comunicar de maneira eficiente.

No Instagram, por exemplo, o youtuber pode abrir caixas de perguntas ao público, realizar lives e arrumar outros meios de se comunicar. Outro ponto fundamental é que essas plataformas são um outdoor para seu canal no YouTube.

Como um planejamento na rotina pode ajudar na produção de conteúdos?

Para se destacar no YouTube, seguir tais dicas é muito importante, porém, é preciso criar uma rotina. Isso porque a organização é a base para um bom conteúdo, conteúdos frequentes e um canal de destaque.

Então, antes de tudo, realize um planejamento de rotina, separando, ao longo de seu dia e semana, o que será feito, como será feito e por quanto tempo.

Por exemplo, antes de criar um conteúdo é preciso pesquisar sobre o assunto. Isso porque um conteúdo primoroso é aquele em que o youtuber entrega todas as informações possíveis sobre determinado tema, mostrando que possui conhecimento e autoridade sobre ele. Isso deve ser feito de maneira didática, mas sem ser monótono.

Então, seguindo essa ideia, na segunda-feira, o youtuber estudará sobre o tema de seus próximos vídeos.

Na terça-feira, ele montará o roteiro do que será dito, como será dito e o que será necessário para a produção. Afinal, organizar seu conteúdo é tão importante quanto organizar sua rotina.

Então, se na terça ele montou o roteiro, na quarta gravará o vídeo. É preciso ter em mente e em mãos o que é preciso para gravar: conteúdo estudado, local para gravar e um horário.

Estipular o melhor horário para gravar é muito importante, então o youtuber deverá escolher aquele no qual se sente bem, uma hora do dia mais tranquila, com pouco barulho e o mínimo possível de interferência.

Na quinta-feira ele editará os vídeos gravados. Então, sexta, sábado e domingo publicará em seu canal.

Tenha em mente que determinar em quais dias da semana publicará seus vídeos no canal e em qual horário é muito importante. Isso porque, a partir dessa informação, você definirá seu planejamento de rotina semanal e seu planejamento de rotina diária.

Sem organizar a rotina de youtuber, não é possível fazer o que é necessário para manter seu canal e destacar-se entre tantos outros criadores de conteúdo.

5 dicas para planejar e organizar sua rotina de YouTube

Mas, por onde começar a organizar a rotina de youtuber? O que é necessário ter em mente ao criar um planejamento de rotina semanal e um planejamento de rotina diário? A seguir, veja 5 dicas fundamentais para ser mais produtivo no YouTube e organizar sua rotina na plataforma!

1. Fale sobre o que lhe interessa

Parece algo bobo, porém, escolher um tema que lhe agrade é fundamental para ser produtivo no YouTube e organizar seu dia a dia.

Se você gosta de organização de casa, por exemplo, fale disso em seu canal. Mesmo que você veja que o que está fazendo sucesso são jogos, invista em organização de casa. Pois, se você não gosta de jogos, não se interessa pelo assunto e por temas que venham a partir dele, não conseguirá produzir vídeos a respeito.

Quando somos obrigados a falar do que não gostamos, não temos ânimo para produzir, porém, quando gostamos, fazemos isso com prazer.

2. Monte uma rotina de publicações

Para ser mais produtivo no YouTube e organizar sua rotina de youtuber é necessário escolher temas que lhe interessam. Isso deixará tudo mais fácil e diminuirá seu trabalho com determinadas coisas.

Mas, antes disso, é preciso pensar na rotina de publicações. Quantos vídeos serão publicados? Em quais dias serão publicados? Em quais horários? Essa organização determinará duas coisas: como você organizará sua rotina de produção e a frequência de seu público no canal.

3. Otimize suas publicações

Durante seu planejamento, é necessário otimizar suas publicações. Por isso, crie imagens originais, seja criativo! Além disso, títulos únicos fazem a diferença, então não tenha medo de abusar de sua criatividade, mas lembre-se que esse título ainda deve refletir o que será dito no vídeo.

Outro ponto muito importante é o uso de tags no canal. Utilize as tags para otimizar seus vídeos e o canal, aumentando as chances de suas visualizações crescerem. Pense, antes disso, em qual é seu público-alvo e como ele irá pesquisar sobre seu conteúdo, o que deseja ver em uma imagem de capa e qual título seria atrativo para ele.

4. Busque parcerias

Parcerias colaboram com o crescimento do canal e a organização de sua rotina de youtuber. Você poderá encontrar alguém que ajude com a edição, alguém que auxilie com o roteiro ou, até mesmo, alguém que ajude a administrar seu canal, controlando as publicações e interação com o público. Isso garante uma rotina organizada e pré-estabelecida, além de ser uma forma de tornar seu trabalho mais interessante.

5. Defina uma meta

Estabelecer uma meta para seu canal, como número de seguidores ou de visualizações em seu conteúdo, pode ser um incentivo para publicar.

Isso porque você sabe que precisa trabalhar para que aquilo se concretize, além do que uma meta ajuda a criar uma rotina de youtuber mais focada, pois você foca em alcançar um objetivo.

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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