fbpx

4 passos para ter uma audiência mais engajada

Quando se trata de produção de conteúdo na internet, uma das maiores preocupações dos criadores gira em torno de quantas e quais pessoas vão ver as postagens, e de que forma irão colaborar para que a mensagem passada seja transmitida a outros usuários. Esses aspectos envolvem constantes análises de audiência e o respectivo engajamento que os seguidores e inscritos em redes sociais, como Instagram, Facebook e YouTube, podem fornecer. Mas o que é engajamento, afinal? O que define uma boa audiência? Para saber mais sobre o tema, leia a seguir!

O que é audiência na internet?

Audiência se define como o grupo de indivíduos com um interesse em comum pela mensagem que uma marca, pessoa ou empresa deseja passar. Ela corresponde às pessoas que visitam seu site, suas redes sociais, e acompanham o que é publicado lá. Após o planejamento e estruturação de um ambiente de uma marca na internet, a busca por audiência é o primeiro passo significativo a ser feito. Afinal, o contato das pessoas com o conteúdo produzido na web é o pilar base para que esse trabalho cumpra seu propósito de trazer mais clientes e mais pessoas interessadas na mensagem que está sendo transmitida.

Quem tem mais audiência TV ou internet?

Tanto a TV quanto a internet foram meios revolucionários na história da comunicação, e ainda continuam fazendo história na medida em que se transformam, abandonam formatos obsoletos, criam novas possibilidades e passam por diferentes contextos sociais, políticos e econômicos. 

Mas, atualmente, a internet e sua capacidade maior de presença em vários espaços simultâneos traz protagonismo para a web e a faz igualmente – ou até mais – eficiente na hora de transmitir uma mensagem para grandes públicos. 

De acordo com dados mensurados da Kantar Ibope Media, a Globo continua com a maior audiência entre as emissoras, mas segue a tendência da TV aberta de enfrentar uma perda considerável de audiência nos últimos 20 anos. Parte disso é fruto da popularização dos streamings, mas, em grande peso, pelo crescente aumento da audiência na internet, por seu grande potencial de engajamento que acaba sendo limitado na TV. 

E o que é engajamento, afinal?

O engajamento nada mais é do que a forma com que as pessoas interagem com um conteúdo. Ele é um símbolo do bom relacionamento entre o público que consome um programa, um serviço ou qualquer outro tipo de conteúdo digital, e a marca, empresa ou indivíduo que o produz. Quando o usuário entra em contato com um vídeo em uma rede social como o YouTube, por exemplo, e é instigado a curtir, comentar, compartilhar e vê-lo até o final, isso é uma forma de mensuração da relevância do conteúdo produzido para os usuários que ele deseja alcançar – e, para isso, se dá o nome de engajamento. 

Como fazer para ter uma audiência engajada na internet?

Na internet, o engajamento é o maior foco dos produtores de conteúdo, pois é a partir dele que seu trabalho irá se diferenciar dos outros. Um post engajado é um post que gera interesse, é relevante e pode captar mais futuros clientes ou inscritos, tendo direta relação com o retorno que o conteúdo irá trazer ao criador. Isso é um termômetro essencial para aprimorar estratégias de marketing digital, e deve ser observado constantemente por aqueles que desejam fazer da sua presença digital um negócio rentável, que gere resultados positivos e aumente o alcance do seu negócio.

Se você deseja ter uma audiência mais engajada e saber como ganhar dinheiro no YouTube, ou em outras plataformas, algumas dicas valiosas podem ser seguidas para melhorar a interação entre cliente e empresa. Pontos importantes para considerar são:

Engajar sua audiência é essencial ao produzir conteúdo online | Foto: Freepik
Engajar sua audiência é essencial ao produzir conteúdo online | Foto: Freepik

1- Publique com frequência

Ter publicações frequentes não se trata apenas de inserir conteúdos sem nexo na plataforma, sem um processo cauteloso de programação e revisão. Publicar com frequência, acima de tudo conteúdos que sejam de qualidade, gera um cronograma de publicações que se tornará conhecido dos usuários que acompanham a conta. 

Se, para a proposta da sua marca, realizar um post por semana já é o ideal, o caminho é seguir com essa frequência o mais fielmente possível. Se, a partir da análise do público, chegou-se à conclusão de que uma frequência maior é o ideal para engajar o público, também é válido! É preciso apenas ter cuidado para não passar muito tempo sem produzir nenhum vídeo para seu canal ou post para suas redes sociais.

2- Mostre empatia e interaja com o público

Se o seu público já engaja com os posts, comenta, compartilha e dá suas impressões, interagir com esses usuários é uma ótima forma de manter o engajamento e inspirar ainda mais pessoas a conhecerem a marca. Isso demonstra um cuidado e atenção especiais com o seu público-alvo, passa confiança e faz o usuário se sentir único. 

Nessa relação, a empatia também não pode faltar. Se houver algum comentário de algo que pode melhorar no conteúdo da página ou na forma com que a mensagem da marca está sendo passada, mostre que você compreende o ponto do seguidor e que ele realmente será ouvido. Deixe seu chat ou comentários dos vídeos sempre abertos e ativos.

3- Seja consistente com sua marca

Além dos aspectos base de produção de conteúdo, é importante que todos os aspectos de uma conta de rede social ou canal no YouTube sejam condizentes com os valores e mensagem passada pela marca. Todo o design, cores, fontes e elementos devem manter uma padronização, sem constantes mudanças. 

Ter uma identidade visual bem definida e de acordo com seu público-alvo e proposta causará uma familiaridade com seu conteúdo, mesmo se ele for encontrado em outras redes ou em ferramentas de busca. O fato de sua audiência já saber o funcionamento do canal e se identificar com ele torna o ambiente mais convidativo a uma comunicação com mais engajamento.

4- Tenha uma mensagem clara e objetiva

Por fim, conquistar uma audiência engajada com sua mensagem requer, principalmente, que essa mensagem seja compreendida por completo pelo público. Ter seus valores e propostas expostos por meio do conteúdo requer um cuidado de linguagem, formato e clareza de discurso, para que o engajamento dos inscritos venha de forma sincera, interessada e gere uma troca condizente com o foco da empresa em suas estratégias na internet.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *