O Instagram nasceu em 2010, mas parece que ele convive conosco há muito mais tempo que isso. Caso você não saiba o que é esse aplicativo, sua função é de compartilhar fotos e vídeos numa plataforma para seus seguidores verem e curtirem.
Com o passar dos anos ele ganhou ferramentas novas, como o “stories”, que permite que publiquemos uma foto somente por 24 horas. Também tem o “reels”, que você utiliza para compartilhar vídeos curtos; o “igtv” para compartilhar vídeos maiores e o botão de “Descobertas”, que pelo algoritmo de suas pesquisas, ele mostra conteúdos que têm a ver com seus gostos e interesses.
Você, ainda, pode ter uma conta pública ou privada, e determinar quem pode te seguir e quem pode ver as curtidas da sua foto.
Esse aplicativo é um ótimo jeito para quem quer se tornar influenciadora, então, venha conferir como ser famosa no Instagram. Preparamos um artigo para você, explicando, entre outros tópicos, como ser uma blogueira famosa no instagram!
Deixe sua conta aberta e mude para uma conta profissional (na parte de “editar perfil”). Se sua conta não está privada, mais pessoas se sentirão motivadas para seguir seu perfil. Sabe porquê? Porque alguns não gostam de ter que pedir permissão para seguir alguém, além disso, seus posts podem acabar na parte de “Descobertas” de alguém e ganhar mais seguidores!
Ao mudar sua conta para profissional, você tem estatísticas melhores das suas postagens: consegue ver quantas curtidas você recebeu, quantas pessoas salvaram sua foto, tem um gráfico de engajamento no seu perfil, consegue ver quantas pessoas atingiu. Essas informações são muito boas para quem está querendo ser influenciador e saber como ser um famoso no Instagram.
Pelas estatísticas dadas pelo Instagram Insights, você irá entender qual conteúdo e promoção estão tendo mais engajamento. Fotos e dados estatísticos do perfil vão aparecer assim que acessar sua conta.
Depois de transferir para uma conta comercial ou de autor, clique nas três barras no canto superior direito. Você verá a linha “Estatísticas”. Desse jeito, você pode ver quantos cliques teve, quais horários você está tendo mais views, e assim planejar suas postagens a partir dessas informações.
Outro passo importante de como fazer para ser famosa no instagram é ter um Instagram com muitos seguidores. Isso pode soar meio óbvio, mas é importante ressaltar que, quantos mais seguidores você tem, mais pessoas você atinge e mais famosa você fica. Logo, pode ganhar mais dinheiro no aplicativo. O que você pode fazer é impulsionar instagram, aumentando a sua visibilidade e engajamento.
Algumas estratégias para impulsionar sua conta isso são:
É importante você ganhar uma base fiel de seguidores. Você pode experimentar várias ferramentas dentro da plataforma e ver qual agrada mais sua comunidade: igtv, reels, lives, stories, caixas de perguntas. Procure e pesquise qual será seu nicho de interesse, assim você vai saber como atrair os seguidores certos para seu perfil.
Se você montar um storytelling dentro do seu perfil, os seguidores vão se engajar na história e vão ficar ávidos para a próxima parte. Se você vai publicar uma viagem, pense como vai arquitetar as fotos para seus seguidores de uma forma interessante que vá fazer com que eles anseiem pelo próximo post.
Um jeito rápido de ganhar seguidores, que não vão interagir muito com você, vão apenas aumentar o número de seguidores e isso pode fazer com que outros usuários vejam sua conta com mais interesse, é por meio de aplicativos para ganhar seguidores ou curtidas. Você pode fazer isso no começo do perfil só para deixar um número mais chamativo no seu perfil e isso pode atrair novos seguidores.
Não compre seguidores, isso pega mal e pode estragar sua reputação como influenciadora. O Instagram reconhece que por trás desses perfis não existem pessoas reais, e isso pode gerar uma penalização. O engajamento é essencial no Instagram, caso você tenha muitos seguidores, mas poucas interações, seu engajamento será baixo.
Tem algo que você sabe produzir e quer vender para seus seguidores? Então invista no Instagram Ads, assim você consegue divulgar seus produtos, por meio de uma publicidade direta e fácil de ser criada. Se seus ads caírem nas mãos certas, o impulso na sua conta é garantido.
Você pode pagar para impulsionar uma publicação, o que deixará sua publicidade mais eficiente. É possível fazer isso com uma publicação que já se encontra no seu feed.
Ou, ainda, um dark post (post que aparece como anúncio apenas para um certo público-alvo definido). Faça uma propaganda, promova sua foto, vídeo ou mesmo story. Escolha o pagamento e aproveite o alcance que ele vai atingir e gerar retorno à sua conta.
Se você tem um blog ou site de algum tema específico, você pode colocar um link externo na bio do seu perfil. Desse modo, mais pessoas vão ver seu site e aumentará o engajamento por lá também.
Do mesmo jeito, as pessoas que seguem seu site vão conhecer seu Instagram e, assim, você alcança mais pessoas. Não se esqueça de conectar suas outras redes sociais dentro do aplicativo e divulgar mais plataformas dos seus serviços para o público.
Mesmo se você ainda não tiver tantos seguidores, é importante se comunicar com todos que já estão presentes em seu perfil. Assim, jamais ignore comentários ou directs dos fãs! Um famoso no Instagram também procura, sempre, abrir a caixinha de perguntas.
Responda às perguntas por meio de vídeo, não somente por mensagem escrita. Pode parecer indiferente, mas seus seguidores ouvirem sua voz, verem como você está, o que está fazendo enquanto grava… tudo isso faz com que as pessoas tenham mais intimidade com você, o que é fundamental para marcar uma boa presença digital.
Ainda, é importante estimular todo esse contato por meio de frases de ação típicas de influencer, como “compartilhe o vídeo”, “não esqueçam de curtir”, “se curtiu compartilha lá no stories”, “mais informações no link da bio”. Ou seja, são as frases que farão o seu público entrar em algum site, fazer alguma compra ou compartilhar o conteúdo para mais amigos. Seja criativo e cative seus seguidores.
Outra atividade pode ser muito legal e engajante para fazer com seus seguidores para movimentar comentários e curtidas nas publicações. Fazer perguntas para eles em comentários ou stories: perguntar como foi o dia deles e qual comida/maquiagem/música/videogame (isso depende muito do seu nicho e conteúdo do seu perfil) é o favorito deles.
Além disso, questionamentos mais complexos ou pedidos de sugestões, sorteio de brindes… todo mundo adora ganhar um sorteio ou presente E, se a surpresa vem de alguém que eles seguem e acompanham é ainda mais legal!
Você pode fazer parceria com alguma marca ou outro influenciador para combinar um acordo de que para participar do perfil, os seguidores precisam curtir ou seguir certo usuário ou foto, e também marcar pessoas nos comentários. Assim, mais internautas conhecem seu perfil
Se você posta regularmente, seus seguidores têm maior chance de compartilhar mais conteúdos seus. Uma semana que você fica sem postar nada pode custar número de seguidores e engajamento.
É importante produzir diariamente publicações com informações relevantes, podem ser postagens, stories, reels, igtv, veja o que seus seguidores gostam mais, isso vai aumentar a fidelização de seus seguidores e eles vão se engajar mais no seu perfil.
Não é bom também postar demais. Pois, isso, pode irritar seus seguidores. Veja bem nas suas estatísticas os dias que seus seguidores são mais ativos e programe-se para postar nesses horários e fazer publicidades.
Organize suas postagens de modo que as fotos se alinhem de maneira agradável, um perfil aesthetic agrada nossos olhos e deixa seu perfil atraente. Você pode usar uns aplicativos e ferramentas, para programar suas postagens, como:
Para manter um ritmo de feed e estética, use ferramentas que ajudam a processar o feed. O planejador visual permite que você veja como sua galeria ficará depois que você publicar sua foto, assim você pode ver se o alinhamento e jogo de paletas, por exemplo, deram certo.
Algumas dicas na hora de criar um visual legal no feed: fazer com que as fotos correspondam em cor, sombra e filtro. Não deixe fotos semelhantes seguirem umas às outras, isso deixa o feed repetitivo, faça elas irem para uma linha paralela a uma linha triangular ou diagonalmente. Não coloque fotos escuras ao lado de fotos escuras.
Essas etapas vão impulsionar seu perfil e assim você vai conseguir mais seguidores, e consequentemente, mais empresas vão querer fazer parcerias com você. O que nos leva ao próximo passo.
No Instagram, essa monetização pode ser feita por vários meios: patrocínio de posts, venda de link para URL, as parcerias com marcas e a própria venda direta de produtos a partir do seu feed, que funciona como uma vitrine, no caso de um negócio digital.
Por meio de parcerias com empresas de recursos relacionados com o seu perfil, você pode ganhar dinheiro com a publicidade. Por exemplo, você é uma influenciadora que fala sobre moda e maquiagem. E tem uma quantidade considerável de seguidores, talvez algumas marcas venham falar com você para você fazer uma propaganda no seu perfil de algum produto deles, como um batom, um vestido, para você patrocinar a loja em geral.
Claro que você não precisa fazer isso se não quiser, ou se a marca vai contra seus valores, mas se você acha que é um bom negócio, vale a pena investir nesse plano. Com as publis, além de ganhar um dinheirinho, você também pode engajar mais seu público, e fazer sorteio dos produtos que você estava testando.
Não é recomendado você abusar desse recurso, senão seu perfil vira só marketing de lojas diferentes, e as pessoas não querem um canal de vendas, querem seguir uma pessoa, saber seus gostos, suas histórias.
Por isso, é importante escolher marcas e produtos que te agradem. Desse jeito, fazer publicidade é fácil, e não dá uma careta falsa para seus seguidores, eles vão perceber sua felicidade e interesse na hora de falar sobre o conteúdo.
Observação: fuja de marcas que dizem para você fazer publicidade deles sem anunciar que você está sendo paga para isso, essa prática é ilegal e imoral. Sempre que for fazer uma divulgação de algum produto de forma remunerada, coloque alguma hashtag ou algo na legenda que indique isso, como #publi e #publicidade.
Se o que você está vendendo é sua imagem no Instagram, uma rede social que se baseia e se sustenta nas fotos e vídeos, vale a pena investir em aparelhos de qualidade para melhorar suas publicações. Não tem como ser um famoso se você não consegue expressar bem suas fotos.
Caso seu celular não tenha a melhor câmera do mercado, procure um aparelho um de câmera melhor e venda o antigo ou deixe o antigo para pessoal e novo para profissional.
Esse gasto é melhor do que comprar uma câmera fotográfica ou filmadora. E depois passar as imagens para um computador e postar. Sem falar que para gravar stories é só pelo celular, então, se seus seguidores gostam desse recurso, não tem como fazer ele numa câmera fotográfica.
Uma câmera de alta qualidade no celular pode não ser suficiente para melhorar suas fotos e imagens, então pode ser bom investir em:
Eles vão estabilizar suas gravações e evitar que elas fiquem tremidas. Ótimo para fazer igtvs, lives ou reels.
Os ring light, ou anel de luz, são círculos de luz, alguns até vêm com tripés, e você usa eles para iluminar suas fotos ou vídeos, caso a iluminação de onde você esteja não seja muito favorável. Eles não são caros e fazem toda a diferença.
A maioria dos apps de edição de foto e vídeo são gratuitos. Alguns cobram um preço para ter mais filtros e ferramentas, mas não é caro. Com a edição, você pode colocar um filtro que você goste, pode iluminar a foto e embaçar o fundo.
Talvez não seja uma boa ideia usá-lo para esconder “imperfeições”, como alguma espinha ou olheira. Pois fica muito evidente e ninguém gosta de seguir uma pessoa #fake; muito pelo contrário: seguidores gostam de ver quem eles seguem de maneira mais crua e sincera, sem esconder cansaços e “defeitos”, isso os aproxima de você.
Às vezes, trabalhar com conteúdo online pode ser estressante, ainda mais quando seu trabalho é vender sua imagem no Instagram.
É bem difícil, precisa ter muita força de vontade e paciência para aguentar tudo isso. Quem vê de fora acha que são só maravilhas e não sabem os perrengues que você corre.
Tenha um dia mais de descanso, quando você viu que seus seguidores não se engajem tanto, e desconecte-se do celular, cuide de você. Faça uma meditação, fique de pijamas e fique confortável. Ter esse relaxamento vai evitar que você se sinta estressada ou ansiosa, tenha um burnout e comece a ressentir seu trabalho de influenciadora. Ser uma blogueira deve ser divertido, pois você está fazendo algo que gosta, não esqueça de se divertir!
O Instagram é uma rede social imensa, com pessoas do mundo todo. Devem ter várias pessoas por aí que adorariam seu conteúdo e também saber como fazer para ser famosa no instagram. Converse com essas pessoas, faça amizades, monte lives com elas. Desse modo vocês conseguem compartilhar e trocar experiências, informações e seguidores, é uma mão de via dupla.
Veja se você consegue entrar em contato com alguma blogueira que te influenciou e mande uma mensagem para ela na DM, diga que você se inspirou nela e quer entender como ser mais famosa no instagram.
Ela pode te dar umas dicas, contar sobre a trajetória dela, marcar uma live com você no canal dela. No fim do processo, você não ganha apenas maior popularidade e visibilidade, saber como ser famosa no instagram e ganhar dinheiro. Você pode ganhar uma amiga que entende como é seu trabalho dentro do Instagram, e vocês podem contar uma com a outra para se ajudar.
Agora que demos os passos para você saber como ser famosa no Instagram, está esperando o que para se tornar uma influencer e ganhar dinheiro de forma divertida dentro de um aplicativo incrível? Planeje seu perfil e mude sua conta para profissional hoje!
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