Você já ouviu a expressão “Uma imagem vale mais que mil palavras”? Provavelmente você já deve ter ouvido essa frase alguma vez no seu dia a dia, não é verdade? Essa expressão foi criada pelo filósofo chinês Confúcio, o termo tem como significado a ideia sobre o poder da comunicação através das imagens. Desse modo, quando estamos falando sobre marketing visual, o sentido é o mesmo. Em outras palavras, um negócio pode desenvolver uma estratégia legal, desenvolver produtos, estudar a sua persona, ter bons canais de distribuição, ser notável na indústria, mas se ela não tiver uma boa equipe de colaboradores para cuidar do seu marketing visual, tudo isso pode acabar não resultando nos objetivos desejados.
Você já deve ter reconhecido uma marca em uma publicidade de um serviço ou produto, a partir dos símbolos ou cores utilizados na identidade, logotipo ou embalagem. Nesse sentido, para uma marca ser forte, ela precisa ter estratégias de marketing visual bem definidas. Assim, facilita que os processos sejam realizados de maneira correta.
O que é marketing visual?
O marketing visual é qualquer maneira de comunicação desenvolvida a partir de aspectos visuais, como vídeos, fotos, imagens, símbolos, ícones, entre outros. Nesse sentido, eles podem ser utilizados nas mais diversas categorias, tanto no ambiente offline como no online. Esta publicidade é o primeiro contato entre o consumidor e a sua marca, assim, é uma espécie de cartão de visitas ou vitrine, por isso, ela é uma estratégia fundamental para a criação do seu branding, sendo uma das maneiras mais eficientes de transmitir uma mensagem e, consequentemente, consolidar um posicionamento.
Em outras palavras, esse processo ocorre porque a estratégia de assimilação e retenção de uma imagem acontece de maneira emocional e subliminar e, portanto, é bem mais simples do que de uma palavra. Além disso, inúmeros estudos confirmam que o olho humano gosta de fotos e imagens. Vale lembrar que a sua interpretação, muitas vezes, independe do idioma, cultura ou até grau de instrução, por isso, em conteúdos criados com línguas estrangeiras, o usuário pode não decifrar o que dizem os textos, mas pode conseguir compreender o contexto da mensagem que está sendo transmitida através de ilustrações e fotografias.
Como funciona o marketing visual
O marketing visual é essencial para o desenvolvimento da imagem de uma marca, serviço ou produto. Nesse sentido, a imagem deve se relacionar com o tom da empresa e o discurso que o negócio deve adotar com o seu potencial público. Além disso, se os seus consumidores são jovens (adolescentes entre 14 e 16 anos) e as mercadorias que você vende acompanham as tendências do mercado, por exemplo, nada mais correto que estabelecer uma comunicação por meio de vídeos, GIFs e memes divertidos. O marketing visual se mostra importante para diversas outras situações, como:
- Compartilhamento de informações de maneira mais eficaz;
- Criação de conteúdos compartilháveis (especialmente nas redes sociais);
- Compartilhamento da marca no mercado.
Para que serve o marketing visual
O marketing visual pode assumir o papel de facilitador da compreensão de uma determinada mensagem, a partir do uso de aspectos visuais. Nesse sentido, esse tipo de estratégia é de extrema importância para se destacar entre os concorrentes da sua empresa e, assim, se desenvolver no ambiente digital.
Alguns usuários acreditam que selecionar uma cor para um título, discutir sobre qual a melhor posição de um botão em um site e passar horas tratando uma fotografia, são detalhes não muito importantes no marketing, mas estão enganadas, essas decisões são essenciais para desenvolver uma conexão com a persona, ou seja, com o seu público alvo, transmitindo a mensagem que a empresa deseja e ainda alcançar os resultados pretendidos.
Para entender melhor, realize um pequeno exercício: Imagine que está navegando nas redes sociais e encontra um anúncio simples, com uma frase e uma imagem que quase não aparece, em seguida, acaba visualizando uma peça com a mesma temática, mas com um visual impactante e cores que chamem a atenção. Qual deles você iria clicar no botão para saber mais? Qual foi o anúncio que mais te interessou? Provavelmente seria aquele que se destacou pela apresentação. É por isso que o marketing visual e a mensagem precisam trabalhar juntos. Assim, a imagem atrai o usuário e o conteúdo o faz permanecer consumindo.
Por outro lado, é necessário destacar que não existe uma única categoria de marketing visual que seja agradável para todas as empresas. Se trata de uma questão muito individual, ou seja, precisa estar alinhada com o segmento de atuação, posicionamento e persona da empresa. O negócio que deseja atingir um público mais jovem, tecnológico e moderno, deve utilizar em seu marketing visual cores fortes, com aspectos mais simples e com movimento que compartilham a mensagem de maneira rápida e clara.
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