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Algoritmo do Instagram: saiba como utilizar ao seu favor

O Instagram é uma das principais redes sociais utilizadas atualmente. Em 2020, foi mais de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente (sendo 88% deles residentes fora dos Estados Unidos), com uma média de 30 minutos por dia de uso. Essas são informações divulgadas pela pesquisa da Hootsuite e que indicam como a plataforma possui grande alcance mundial. Além disso, o algoritmo do Instagram também é uma ferramenta do site que permite forte engajamento digital e maior visibilidade para seu perfil.

Aprenda como usar o algoritmo do Instagram a seu favor | Foto: unsplash.com

Mas, como funciona o algoritmo do Instagram e como fazer para utilizá-lo a favor dos seus negócios on-line? Continue lendo o texto e saiba mais a seguir. Confira!

O que é o algoritmo do Instagram

O algoritmo do Instagram é um sistema operacional dentro da plataforma que recolhe os dados de cada perfil e recomenda publicações ou contas semelhantes com base nas suas informações. Isto é, trata-se de uma inteligência artificial que interpreta o comportamento de cada usuário na rede, sugerindo postagens que combinem com o que aquela pessoa busca ou curte, apoiando-se no que o usuário demonstrou maior interesse dentro do aplicativo.

Se você tiver muitas interações com um amigo na plataforma, as publicações dele serão sempre as primeiras na sua timeline. Ou, se você busca por fotos sobre viagens para a Europa, a sua aba “explorar” terá bastante conteúdo desse tipo. O mesmo ocorre para qualquer assunto.

Como funciona o algoritmo do Instagram

Nos primeiros anos da plataforma, o Instagram organizava as publicações do seu feed com base nas datas e horários em que foram postadas: as mais recentes ocupavam o topo e as mais antigas ficavam mais para baixo. Em 2016, a empresa optou por mudar esse algoritmo para aumentar o engajamento da rede e tornar a sua navegação mais intuitiva e relevante.

Uma maneira que o Instagram encontrou de fazer isso foi com o estabelecimento de uma série de critérios para identificar qual conteúdo é mais atraente para cada usuário. Esses fatores são:

  • Engajamento, que interfere no alcance que cada postagem pode ter: é mais fácil ela ser impulsionada para outras pessoas se apresentar um bom desempenho com curtidas, comentários, compartilhamentos ou itens salvos;
  • Cronologia: o Instagram continua com a preferência por conteúdos mais recentes no topo do feed;
  • Frequência em que você publica: isso ajuda a mensurar a relevância das suas fotos e conteúdos para outras contas;
  • Interações com amigos próximos: seja na aba “close friends” ou com as contas que você tem maior interação na plataforma, trocando mensagens diretas, curtidas ou comentários.

Como utilizar o algoritmo do Instagram a seu favor

Após ver como o algoritmo funciona, saber como utilizá-lo a seu favor fica bem mais fácil. Fazendo isso, você pode aumentar a relevância do seu perfil e beneficiar-se com o uso da ferramenta. Conheça algumas formas para conseguir melhores resultados no Instagram com o uso do algoritmo.

1. Horários de postagem

Descobrir o melhor horário para postagem é perceber quando seus seguidores estão mais ativos na rede. Isso é muito importante para o engajamento inicial do seu post e para interpretar positivamente o desempenho de suas publicações. Com isso, você também retoma, outra vez, o passo da cronologia das postagens, deixando-as em primeiro lugar. Para isso, é preciso analisar o comportamento da sua audiência e fazer testes para definir sua estabilidade. Com uma conta comercial, é possível saber em qual dia da semana e em quais horários o seu público está mais presente na plataforma.

2. Outros recursos do Instagram

Os stories já são bem famosos no Instagram. O uso ajuda muito a impulsionar seu perfil e sempre garante, pelo menos, uma visualização para a sua conta. Saiba utilizar esse recurso com precisão e explore suas possibilidades: caixa de pergunta, votação, cenas ou links de sites externos na sua aba. Outros recursos da plataforma que devem ser usados são: IGTV, reels, lives e reposts.

3. Interação

A interação constante com seus seguidores também precisa ser frequente. Não os considere apenas como números e mantenha uma relação comunicativa para incentivar engajamento e visualizações. Responda DMs, comentários e marcações que aparecem para você.

4. Hashtags

As hashtags também são recursos importantes na plataforma. Elas ajudam a aumentar o alcance, engajamento e a comunidade do seu perfil. Use-as com sabedoria para trazer o público e nicho certo para as suas publicações.

5. Relevância

O Instagram também valoriza conteúdos que são compartilhados e que geram interesse aos seus usuários. Por isso, atente-se ao material que você tem, veja se é relevante, ou seja, se as pessoas se interessam, se gera engajamento e se tem chances de ser popularizado.

6. Fotos de qualidade

As imagens utilizadas e a identidade visual da marca são fatores essenciais para garantir maior desempenho com o algoritmo do Instagram. Além de investir em bons conteúdos, saiba usar o apelo visual da plataforma para chamar atenção para as postagens, o que ajuda a demonstrar credibilidade. Os vídeos postados também precisam prender o espectador e passar uma mensagem clara para mantê-lo atento.

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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