Como você pode manter o seu público engajado e criar uma experiência cada vez melhor para esses usuários? A solução cada vez mais utilizada no mercado é desenvolver uma comunidade digital. Acredite, essa tática funciona. Mas por que montar uma comunidade digital é uma estratégia cada vez mais adotada não só por empresas, como também por criadores de conteúdo? Além de gerar valor para o seu público, a criação de uma comunidade digital oferece que estas pessoas interajam com você e sua empresa, além de proporcionarem resultados importantes para impulsionar o seu negócio e o engajamento de suas redes sociais.
Quando falamos sobre desenvolver uma comunidade online, é essencial ressaltar que não se trata de um processo simples. Segundo estudo da Gartner, a falta de envolvimento e conteúdo com o público são a causa do fracasso de 70% delas. Sentiu a pressão? Mas não se preocupe, pois vamos mostrar como utilizar esta ótima maneira de atrair clientes e fidelizá-los. Neste post, fizemos uma lista com todo o passo a passo a ser seguido para você criar uma comunidade engajada e quais funcionalidades podem te auxiliar.
Como criar e manter uma comunidade digital?
Saiba como manter a comunidade digital com as dicas que selecionamos para você:
Defina o objetivo do seu negócio
Em primeiro lugar, é importante que você defina qual é a meta da sua empresa ao desenvolver a comunidade. Existem muitos propósitos que podem motivar a criação deste espaço, por exemplo, dar suporte ao cliente, coletar opiniões e até aumentar o engajamento em torno da marca.
Nessa estratégia, é essencial ouvir a opinião de todos os colaboradores da sua equipe. Afinal de contas, você obterá insights que serão fundamentais para a construção da comunidade. No entanto, não se esqueça da transparência, assim, as pessoas precisam saber o que a empresa espera desta comunidade e vice-versa.
Saiba identificar quem é seu público-alvo
A segunda etapa é conhecer bem a sua persona, ou seja, o público que você pretende atingir. Após definir esse quesito, você saberá quais as necessidades do usuário que deseja converter e poderá construir a sua comunidade de maneira mais atrativa para essas pessoas.
Lembre-se que esta análise precisa ser detalhada, pois caso contrário, você não atingirá bons resultados. Nesse sentido, é importante verificar todas as informações que você precisa saber. Além de saber os hábitos deste potencial público, deve-se se atentar a quais tipos de conteúdo eles consomem.
Delimite o espaço da comunidade
Para a sua comunidade funcionar, é preciso definir o posicionamento e todas as regras dela. Isso permitirá que você torne este espaço agradável para todos os usuários e evite a saturação, banimento ou até o churn de sua comunidade, que significa que o público chega a se tornar um participante do grupo mas, em seguida, abandona o negócio.
Por isso, não pense só na missão e no propósito da sua comunidade, assim, não deixe de definir quais os valores deste grupo, ou seja, a cultura que deve ser seguida pela companhia e consumidores para permitir interações saudáveis entre todos. Além disso, é importante ter uma voz bem delimitada, que consiste na maneira com a qual a marca irá interagir com o público. Desse modo, o community manager precisará seguir esta cartilha religiosamente. Por isso, as vantagens que sua comunidade oferecerá ao público precisam ser bem definidas.
Pense em quais benefícios estas pessoas terão ao se tornarem membros. Nesse sentido, podem ser promoções, conteúdo exclusivo, suporte e outros motivos que agregarão valor à comunidade.
Crie conteúdos interessantes
Para sua comunidade ter cada vez mais sucesso, é necessário desenvolver conteúdo de qualidade. Desse modo, ao gerar valor para o público, esses usuários ficarão mais propensos a continuarem no grupo e poderão até convencer novos membros, algo muito interessante para o seu negócio. Além disso, quando falamos de formatos de conteúdos, considere os hábitos de consumo de sua persona.
Um podcast, artigo, ebook ou até vídeos são exemplos de possibilidades rentáveis para a proposta. O importante é escolher aqueles que fizerem sentido para o público. Assim, como o objetivo destes conteúdos também é criar engajamento na comunidade, uma dica valiosa é produzi-los pensando na interatividade, ou seja, incentivando os usuários não só a comentarem, como também a divulgarem estes materiais.
Realize feedbacks
Para finalizar a lista dos passos importantes, não se esqueça de ouvir os feedbacks dos clientes sobre tudo que envolve a comunidade. Nesse sentido, você saberá todos os pontos que estão satisfatórios e quais precisam ser desenvolvidos para melhorar a experiência dos membros.
Além disso, ouvir a opinião destes participantes, é essencial para estudar comunidades concorrentes. Desse modo, é possível adicionar alguns insights úteis que podem te ajudar. No entanto, lembre-se: para algo funcionar em outro grupo não significa que trará o mesmo resultado para você, ou seja, o seu público possui as próprias particularidades.
Uma dica é ler sobre o conceito de Growth Hacking, sobre o marketing orientado a experimentos. Em outras palavras, essa estratégia permitirá que você realize testes e entenda o que melhor funciona para o público da sua comunidade, assim, você consegue obter crescimento ainda mais rápido. Por isso, é importante entender todas essas etapas para o seu negócio ser notável no mercado, assim como entender quais são as estratégias mais rentáveis a fim de gerar maior engajamento da sua comunidade digital. Busque maiores conhecimentos em todos os assuntos relacionados ao crescimento de seu negócio, que possam agregar valor ao público. Mas se você deseja ir além e se tornar destaque na internet, nós temos o que você precisa. Com o Método Sirius, criado por Bruno Ávila daSer Notável, você aprende como criar os melhores conteúdos para as redes, quais são os melhores horários para publicá-los e como se destacar em um ambiente competitivo. Gostou? Então, saiba tudo sobre esse método inovador!