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Criatividade: quando usar para se destacar nos negócios

A criatividade pode estar muito atrelada ao empreendedorismo. Ao unir os dois conceitos, é possível que você crie um negócio original e que renda bons frutos a longo prazo, não importa o setor em que esteja interessado. Muitas pessoas enxergaram em empreender uma oportunidade para sair da crise financeira e fizeram isso por meio da criatividade nos negócios. Segundo dados do Portal do Empreendedor, em março de 2020 o Brasil contava com 9.818.993 micro empreendedores registrados. Em dezembro do mesmo ano, já eram mais de 11 milhões de registros, o que totalizou um crescimento maior do que 12%.

criatividade
Você pode ser criativo e empreender no ramo de culinária e artesanato | Foto: American Heritage Chocolate

Hoje, principalmente com a ajuda do Marketing Digital, é possível investir pouco e, mesmo assim, ter retornos bastante lucrativos com a sua ideia, devido à maior facilidade de divulgação e relacionamento com os clientes. Isso mesmo, todo negócio de sucesso começou por uma ideia. Então, não tenha medo de ousar. Mas, claro, considerando todas as oportunidades e riscos ao longo do projeto, como a concorrência.

Como desenvolver a criatividade?

A criatividade é considerada uma capacidade que pode ser desenvolvida a qualquer hora e em qualquer lugar. Se você consegue imaginar situações e problematizar circunstâncias, você já pode se considerar um ser humano criativo. Além disso, poder transformar algo antigo em original também faz parte desse conceito. Ou seja, criar novos elos entre diferentes temas também faz parte do que é considerado ser criativo.

Visto que a criatividade não pode ser caracterizada como um dom, mas algo capaz de ser despertado e treinado ao longo da vida, nada melhor do que saber como exercitá-la para, de uma vez por todas, começar o seu negócio do zero ou simplesmente aprimorar o que você já tem. Com algumas dicas simples, isso será mais fácil e prazeroso.

1. Produções audiovisuais

Filmes e séries são boas alternativas para exercitar a criatividade. Acredite, muitas informações são absorvidas dessa maneira. Tente sempre variar os temas, leia críticas e sinopses e peça indicações de colegas de profissão e familiares. Se você tiver mais tempo, pense em apreciar obras de arte e pesquisar o significado e contexto histórico de algumas: também é um bom exercício.

2. Referências

Referências de imagens, desenhos, gráficos, autores, trabalhos científicos. Todas são igualmente válidas para desenvolver a criatividade. Você ainda pode organizar tudo isso em diferentes pastas no seu Google Drive para consultar sempre que necessitar. Com certeza, será muito mais fácil tirar a sua ideia do papel assim.  

3. Cursos livres

Aprender é fundamental para elaborar novas técnicas e evoluir no trabalho. Se você não ainda não tem condição de pagar por cursos novos, tutoriais no YouTube podem funcionar bem. Você não precisa de um objetivo específico para aprender um novo idioma ou qualquer outra atividade que ainda não exerça, como pintura ou desenho, por exemplo. Até mesmo videoaulas de culinária são bem-vindas.

4. Palavras-chave e desenhos

Usar palavras-chave é fundamental para conectar ideias. Afinal, trabalhar com informações visuais já disponíveis é mais fácil. Uma dica é criar mapas mentais que mostrem tudo que não pode faltar para que o seu projeto seja colocado em prática. Anote as palavras-chave em uma folha, post its ou até mesmo no bloco de notas do celular. O importante é não perdê-las de vista. Não se esqueça de definir objetivos e caminhos. Com certeza, essa organização será um passo a mais para desenvolver a criatividade e começar a empreender com o que você deseja, principalmente agora, em período de pandemia.

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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