fbpx

Criatividade é um dom?

Saiba a visão de uma profissional sobre o assunto e aumente o seu repertório de criação. Afinal, a criatividade pode ser desenvolvida todos os dias!

Muitas evidências demonstram que a criatividade pode ser uma habilidade a ser desenvolvida, e não somente um dom. Principalmente para pessoas que trabalham com Marketing Digital, desenvolver o poder de criação é fundamental. As redes sociais, por exemplo, são plataformas de trabalho que permitem diversos tipos de projetos e produções artísticas.

Você pode desenvolver a criatividade em diversos âmbitos, inclusive no trabalho | Foto: Brooke Lark

Entretanto, a criatividade não está somente relacionada à arte. Kalina Juzwiak (@bykaju) é uma artista que apresenta uma visão sistêmica, ou seja, mais holística do mundo. Ela trabalha com autoconhecimento e criatividade e desenvolveu um texto explicativo sobre algumas questões relacionadas ao assunto no blog de Juliana Goes, life coach.

Juzwiak diz que a criatividade não é acidental. Ela é uma capacidade que pode ser desenvolvida a qualquer hora e em qualquer lugar. Para ela, se você tem a habilidade de pensar e projetar vontades e imagens, você imagina: “E, se você imagina, você já tem a base da criatividade na sua essência. A criatividade é uma decisão pessoal. Um estilo de vida. É a curiosidade. Uma ferramenta para resolver problemas. A transformação do antigo em algo original. A criatividade é a capacidade de fazer novas conexões, entre diferentes assuntos e meios”.

Você pode exercer a sua criatividade ao cozinhar e criar diferentes receitas | Foto: Ella Olsson

Para a profissional, o desenvolvimento de disciplinas, entre elas a criatividade, exige esforço, determinação e prática. Ela pode se tornar parte do seu cotidiano, por meio da sua presença, das suas escolhas, do contexto em que você está inserido, dos desafios, da diversidade, da versatilidade e do conhecimento. A criatividade faz parte de um olhar e de uma perspectiva perante a vida. Ter a possibilidade de errar e acertar faz de você um ser mais criativo, que aprende com os empecilhos.

A artista enfatiza que não existe uma fórmula para ser criativo, pois é um processo individual. Dessa forma, alguns exercícios para a criatividade podem ser interessantes. A maioria deles são simples, e você pode praticar todos os dias.

Como desenvolver a minha criatividade?

Existem dicas que podem ser úteis ao processo criativo. A seguir, confira algumas delas!

1. Mudar de ambientes

Variar os seus caminhos cotidianos é uma forma de conviver com outras realidades. Ao ter contato com diferentes trajetos, sua visão de mundo aumenta, o que pode incentivar o crescimento da sua própria criatividade.

2. Ler

Você não precisa ler muito, mas ler sempre. Adquirir o hábito da leitura é uma forma de construir conhecimento e ampliar segmentos culturais e intelectuais da vida. Engana-se quem pensa que duas ou três páginas por dia é pouco: é melhor do que nada! 

3. Experimentar o novo

Isso pode estar relacionado até mesmo com provar um novo prato que você não está acostumado. A tendência é permanecer sempre na “zona de conforto”. Em contrapartida, quando você tenta sair dela, mesmo em pequenas ações, o seu “leque” criativo tende a aumentar.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Entenda como ter engajamento no Twitter

Atualmente, é muito importante que as empresas estejam presentes nas redes sociais para conseguir uma maior divulgação dos serviços e produtos oferecidos e, consequentemente, uma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *