Para entender o que são redes sociais e como elas funcionam, uma maneira é encontrar termos e expressões que você não conheça, mas que são muito utilizados na Internet. Eles podem soar estranhos e até confusos para quem é novato neste “mundo” das redes sociais. Entretanto, podem fazer parte do dia a dia na web e até entrar no ramo profissional. Sem contar que, às vezes, utilizamos sem saber os significados naquele contexto.
Pensando nisso, separamos uma lista com os principais termos usados nas redes sociais e suas respectivas definições para aqueles que ainda não entendem toda a linguagem das mídias on-line e para quem tem dúvida de alguma expressão que já viu anteriormente. Confira!
As hashtags são muito conhecidas nas redes sociais e no mundo inteiro. O símbolo é o # e, antes da febre pegar nas plataformas on-line, eram conhecidas como jogos da velha. Elas são utilizadas para marcar palavras relevantes em um determinado contexto, na maioria dos casos no Twitter, Instagram e Facebook, e ajudam no direcionamento para uma página específica ao clicarem em um termo específico, servindo como um atalho para uma “biblioteca” de publicações que usaram sua função.
Diminutivo de biografia, a bio é uma expressão utilizada nas redes sociais, como Twitter e Instagram, que guarda as informações pessoais que o usuário quis deixar visível. Nela, podem ser incluídos a idade, e-mail para contato, descrição rápida e até um link externo para um portfólio ou outra página na web.
Também conhecido como DM (direct message ou mensagem direta, em português), o direct é uma forma de mandar uma mensagem privada para outro usuário on-line. A expressão é comum no Instagram e no Twitter, e engloba todas as notificações recebidas, de forma não pública, entre uma conversa de um perfil para outro. No Brasil, o termo também pode ser chamado de PV, que significa privado, e tem a mesma definição.
Block é a abreviação de blocked, que é traduzido como bloqueado e significa exatamente isso. A ação de dar block em alguém nas redes sociais é bloquear a aparição daquele usuário nas suas menções ou nas publicações que aparecem para você, impossibilitando qualquer interação on-line com ele.
O clickbait (isca de clique, em livre tradução) é a prática de criar uma imagem, link ou título de um material on-line que engana os seus seguidores para gerar cliques em seu perfil. Ele é muito encontrado em matérias sensacionalistas e que induzem uma expectativa no leitor para serem consumidas, mas que ao abrir o conteúdo, ele não condiz com o que havia sido proposto. Esse tipo de estratégia, geralmente, é feita para promover impressões e clique em seu site.
O emoticon é uma representação gráfica de um rostinho visual que utiliza os símbolos do teclado para sua confecção. Enquanto isso, o emoji é quando esses símbolos tornam-se representações imagéticas dessas expressões que são usadas em páginas da web ou mensagens on-line. Os emojis são encontrados em todos os sistemas operacionais para celular e nas caixas ao lado do teclado nas versões de computador.
O termo spam é bem conhecido nas caixas de e-mail, marcando as mensagens repetitivas e sem nenhuma informação adicional, postadas de maneira contínua nas redes sociais. Essa expressão também é designada para notificações que não solicitamos, mas que continuam sendo enviadas, poluindo nossa caixa de mensagens.
Fanpage é uma página criada no Facebook que funciona como um perfil, mas é feita para a opção “curtir” e para possibilitar uma aproximação maior com os fãs ou admiradores daquele conteúdo. No geral, as fanpages podem ser oficiais de uma figura pública, empresa ou marca, mas também podem ser criações dos fãs para fãs.
A thread, traduzida em português como fio, é semelhante a uma linha do tempo com informações separadas em ordem cronológica ou de publicação, e servem para ajudar na explicação de uma polêmica ou notícia de fofoca na Internet. Esse é um termo muito utilizado no Twitter para discussão de um tópico.
Conhecido pelo Twitter, os Trending Topics são os temas mais falados na rede social e quais são os assuntos virais no momento, ou seja, que estão em alta.
Throwback Thursday (em português: quinta-feira da nostalgia), conhecido como TBT, é uma expressão utilizada nas redes sociais para os usuários que decidem relembrar alguns momentos ou fotos antigas e compartilhá-los em seus perfis. As postagens devem ser feitas nas quintas-feiras e podem ser utilizadas como estratégias de marketing para seu negócio.
Você já se pegou em um momento sem inspiração? Sabe aqueles dias em que as…
Nos últimos anos, o Marketing e o Marketing Digital se tornaram fundamentais para muitas empresas,…
No mundo online, o tráfego digital se refere à movimentação de pessoas que navegam entre…
Nos últimos anos, o Marketing se tornou uma área primorosa, fundamental para todos os tipos…
Quem é ou pretende ser empreendedor, precisa entender o mercado digital. Desse modo, a tecnologia…
A luta pela atenção dos internautas no mundo online se torna cada vez mais complexa…