fbpx

Redes sociais mais usadas no Brasil em 2020

O ano de 2020 foi bastante movimentado em relação à tecnologia e às redes sociais. Isso porque aconteceram diversas mudanças de consumo no meio digital. Hoje, as redes sociais são os principais canais para obtenção de notícias, superando até mesmo os portais de jornais e revistas on-line, de acordo com dados de uma pesquisa da Reuters de 2020. Não só por essa razão a quantidade de usuários nessas plataformas cresce consideravelmente. Confira aqui quais foram as redes sociais mais usadas no Brasil em 2020 e suas principais características para tanto sucesso! Os números abaixo foram retirados do relatório de outubro de 2020 produzido pela We Are Social em parceria com a Hootsuite.

O TikTok entrou no ranking das redes sociais mais usadas o ano passado | Foto: Olivier Bergeron

1. Facebook

O Facebook retomou o primeiro lugar no Brasil em 2020 e segue sendo a rede social mais utilizada pela população mundial, apresentando mais de 2,7 bilhões de contas ativas. O Brasil é o quarto país com mais pessoas que utilizam a rede e está atrás somente da Índia, dos Estados Unidos e da Indonésia. Devido às suas funcionalidades, continua muito útil para diferentes perfis de internautas: aqueles que querem vender seus produtos, aqueles que têm suas páginas (fanpages) e os que desejam manter contato com os amigos e com a família. Nesse cenário, muitas empresas acabam investindo em Inbound Marketing, ou seja, naquele Marketing que trabalha na captação de potenciais clientes, e não com a “grande massa”.

2. WhatsApp

O WhatsApp acabou entrando em segundo lugar da lista devido ao frequente compartilhamento de informações que permite. A rede social é utilizada para espalhar notícias de cunho político, ideológico ou social. Além disso, muitas receitas e outros vídeos também são enviados todos os dias, seja para o grupo da família, seja para amigos ou conhecidos.   

Para muitos brasileiros, o WhatsApp ainda é sinônimo de Internet. Isso porque algumas operadoras permitem seu uso ilimitado, sem debitar do consumo do pacote de dados. Isso faz com que muita gente se informe somente dentro do aplicativo.

3. YouTube

O YouTube conta com usuários entre 18 e 65 anos. São aproximadamente 105 milhões de brasileiros assistindo e postando vídeos mensalmente. O canal da Galinha Pintadinha alcançou 18 milhões de visualizações. Outro canal brasileiro que se destaca é o do produtor musical KondZilla, que tem mais de 62 milhões de subscritos e aproximadamente 32 bilhões de visualizações.

Atualmente, o YouTube é a principal rede social de vídeos on-line e apresenta mais de 2 bilhões de usuários ativos e mais de 1 bilhão de horas de vídeos visualizados diariamente. A plataforma ainda conta com um sistema de hashtags que faz com que as pessoas encontrem o que estão buscando com mais facilidade. E, diante de todas as funcionalidades, é uma rede que permite que você construa maior credibilidade, seja pessoal ou profissional. Por isso, muitos negócios apostam no meio para lucrar e garantir presença no mercado. Se você é professor, ou deseja transmitir informações e captar mais clientes, não deixe de criar o seu próprio canal.

4. Instagram

O Instagram é a 4ª rede social mais usada no Brasil, com 95 milhões de usuários. Talvez, um dos motivos seja a facilidade para acessar os conteúdos por meio do celular. Embora hoje seja possível visualizar publicações no desktop, o formato continua voltado para os smartphones.

Desde 2012, quando foi comprado pelo Facebook, o aplicativo passou por diversas mudanças e conta com cada vez mais facilidades. Hoje, é possível postar diferentes imagens na mesma publicação (carrossel), stories, reels, entre outros. Com os stories e os outros formatos para publicação de conteúdos disponíveis (perguntas, enquetes, vídeos em sequência e GIFs, por exemplo), muitas lojas e profissionais estão apostando na plataforma para ganhar dinheiro e conquistar mais clientes.

Qual combina com o meu negócio?

Você acabou de conferir as redes sociais com mais usuários do ano passado. Além dessas já citadas, TikTok, LinkedIn, Pinterest e Twitter também entraram na lista. Para saber a que mais combina com o seu negócio e crescer no ambiente digital, clique aqui!

Gostou? Compartilhe!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *