E-commerce remete-se ao comércio on-line, ou seja, compras e vendas realizadas pela Internet. Dessa forma, até os pagamentos são feitos em ambiente digital. Os produtos são variados e podem ser físicos ou não. Atualmente, a venda de e-books e de serviços como cursos e consultorias, por exemplo, está muito corriqueira.
O e-commerce no Brasil aumentou em 47% no primeiro semestre deste ano. De acordo com dados da 41ª edição do Webshoppers, estudo elaborado pela Ebit|Nielsen, o crescimento do faturamento foi impulsionado pela alta no número de pedidos. Diante desse cenário, investir em uma loja virtual pode ser muito positivo para as suas finanças.
Após desenvolver o plano de negócios para a sua loja on-line, é fundamental pensar em uma plataforma ou site onde acontecerá o gerenciamento da sua ideia. Caso escolha uma plataforma, o sistema reúne informações fundamentais para a administração das vendas. Por meio disso é possível determinar os preços, ler as reclamações ou comentários dos clientes, avaliar os estoques e outros segmentos.
Para o uso das plataformas você deve pagar um valor mensal, normalmente bem acessível. Alguns exemplos de plataforma são: Magento, PrestaShop, WooCommerce e NuvemShop. Se você optar pela criação de um site ou blog para vender, saiba que alguns domínios podem ser mais caros, como aqueles mais objetivos e esteticamente melhores.
O cliente deverá acessar a loja e selecionar os itens desejados. O vendedor já deverá ter adicionado as fotos e descrições dos produtos, como também fornecedores e transportadoras (no caso do dropshipping). Outro passo fundamental é a definição das formas de pagamento
Serviços de marketing digital para a divulgação do seu negócio baseados em técnicas de SEO e de captação de clientes também são essenciais. Afinal, muitas vezes é necessária uma ajuda extra para definir um público-alvo e as estratégias para atingi-lo. Além disso, o período pós-venda demanda esforços como métricas de resultados e possíveis feedbacks para a evolução da empresa.
Você pode iniciar o seu negócio de forma virtual do zero, ou até mesmo estender a sua versão física já existente. No caso dessa extensão, um maior público será atingido. O objetivo da compra e venda em ambiente digital é ampliar os canais de venda para que se atinja um número mais elevado de consumidores e potenciais clientes: aqueles que preferem comprar pela Internet devido à facilidade do ambiente digital.
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