fbpx

O que é Marketing Digital e qual a sua importância?

Entenda de uma forma simples o que é Marketing Digital, como funciona e como ele pode alavancar as vendas do seu produto ou serviço!

Atualmente, o Marketing Digital atua como o principal segmento do Marketing. Com ele, é possível promover produtos, marcas ou serviços em ambientes digitais com a intenção de captar novos clientes ou até consolidar os já existentes. Para isso, são utilizadas diferentes estratégias que estão em constante evolução.

"Marketing Digital como funciona" é um tema muito procurado nos mecanismos de busca | Foto: Merakist
“Marketing Digital como funciona” é um tema muito procurado nos mecanismos de busca | Foto: Merakist

O que é Marketing Digital?

Seth Godin, autor norte-americano de livros sobre marketing, é uma grande referência quando o assunto é Marketing on-line. Para ele, os profissionais do Marketing não têm mais o poder de chamar a atenção do público desejado quando quiserem: isso se deve ao fato da indústria televisiva. Além disso, o profissional enfatiza que a única forma de difundir uma ideia é fazendo com que ela seja memorável, ou seja, de valor. Para que um produto ou serviço agregue sentido ao possível consumidor, algumas alternativas são utilizadas. As principais são: Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing e uso de redes sociais. Cada uma delas é escolhida de acordo com o objetivo de sua empresa e apresenta uma linguagem própria. Muitas vezes, elas podem ser misturadas e complementam-se.

Seth Godin, estudioso de Marketing | Por Joi Ito - Seth Godin, CC BY 2.0
Seth Godin, estudioso de Marketing | Por Joi Ito – Seth Godin, CC BY 2.0

Marketing de Conteúdo

Antes de partir para o Marketing de Conteúdo, é necessário definir a persona, ou seja, o seu perfil de cliente. O foco estará em publicar textos ou produtos audiovisuais que contenham informações relevantes para atrair o seu público-alvo e transformar isso em vendas. Você também precisa decidir se a produção será para um site ou blog. O site institucional transmite maior credibilidade ao leitor. Já o blog é mais fácil de administrar, não exige tantos conhecimentos técnicos e pode ter uma linguagem mais pessoal, opinativa e “leve”. 

Inbound Marketing

É um segmento que engloba diferentes atividades relacionadas à promoção de uma empresa de forma on-line. Alguns exemplos são: criação e “alimentação” de blogs e sites, e-books e newsletters. É importante frisar que isso é feito no momento oportuno para o cliente e com a intenção de não incomodar. Portanto, é fundamental construir um funil de vendas.

Redes sociais

As redes sociais são plataformas importantes para a aplicação do Marketing de Conteúdo. Caso o conteúdo vá ser distribuído no Instagram, por exemplo, ele deve ter um foco maior na foto e uma legenda bem elaborada. Já para o YouTube, os cuidados relacionados à qualidade da imagem e do som deverão prevalecer.

Lembrando que conceitos como storytelling, ferramentas de SEO e análise de resultados com a utilização de métricas também são características importantes desse segmento do mercado. Aliás, ele também avalia o período pós-venda, que resulta em feedbacks para a evolução da sua firma.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *