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E-commerce: o que é e como funciona?

Saiba de uma vez por todas o que é e-commerce e quais são as etapas fundamentais para construir o seu de maneira simples e eficaz!

E-commerce remete-se ao comércio on-line, ou seja, compras e vendas realizadas pela Internet. Dessa forma, até os pagamentos são feitos em ambiente digital. Os produtos são variados e podem ser físicos ou não. Atualmente, a venda de e-books e de serviços como cursos e consultorias, por exemplo, está muito corriqueira.

Saiba o que é e-commerce lendo esta matéria | Foto: Christiann Koepke
Saiba o que é e-commerce lendo esta matéria | Foto: Christiann Koepke

O e-commerce no Brasil aumentou em 47% no primeiro semestre deste ano. De acordo com dados da 41ª edição do Webshoppers, estudo elaborado pela Ebit|Nielsen, o crescimento do faturamento foi impulsionado pela alta no número de pedidos. Diante desse cenário, investir em uma loja virtual pode ser muito positivo para as suas finanças.

Como funciona um e-commerce?

Após desenvolver o plano de negócios para a sua loja on-line, é fundamental pensar em uma plataforma ou site onde acontecerá o gerenciamento da sua ideia. Caso escolha uma plataforma, o sistema reúne informações fundamentais para a administração das vendas. Por meio disso é possível determinar os preços, ler as reclamações ou comentários dos clientes, avaliar os estoques e outros segmentos.

Existem várias plataformas para e-commerce atualmente | Foto: Charles Deluvio

Para o uso das plataformas você deve pagar um valor mensal, normalmente bem acessível. Alguns exemplos de plataforma são: Magento, PrestaShop, WooCommerce e NuvemShop. Se você optar pela criação de um site ou blog para vender, saiba que alguns domínios podem ser mais caros, como aqueles mais objetivos e esteticamente melhores.

Quais são os processos do e-commerce?

O cliente deverá acessar a loja e selecionar os itens desejados. O vendedor já deverá ter adicionado as fotos e descrições dos produtos, como também fornecedores e transportadoras (no caso do dropshipping). Outro passo fundamental é a definição das formas de pagamento

Serviços de marketing digital para a divulgação do seu negócio baseados em técnicas de SEO e de captação de clientes também são essenciais. Afinal, muitas vezes é necessária uma ajuda extra para definir um público-alvo e as estratégias para atingi-lo. Além disso, o período pós-venda demanda esforços como métricas de resultados e possíveis feedbacks para a evolução da empresa.

Negócio físico x digital

Você pode iniciar o seu negócio de forma virtual do zero, ou até mesmo estender a sua versão física já existente. No caso dessa extensão, um maior público será atingido. O objetivo da compra e venda em ambiente digital é ampliar os canais de venda para que se atinja um número mais elevado de consumidores e potenciais clientes: aqueles que preferem comprar pela Internet devido à facilidade do ambiente digital.

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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