fbpx

Entenda a diferença e a importância do tráfego orgânico e pago

O marketing digital dispõe de uma série de ferramentas que garantem visibilidade, mas, e se ao invés de escolher entre o tráfego orgânico e pago, você trabalhasse com essas duas estratégias de forma conjunta e alavancar seu negócio de uma só vez?

Saiba o que é tráfego orgânico e pago, qual a diferença entre tráfego pago e orgânico e o melhor momento de usá-los. | Foto: Freepik.

Duas ferramentas que se encaixam muito bem e oferecem bons retornos são o tráfego orgânico e pago. Um depende do uso correto de técnicas de SEO. O outro de investimento. E você, quer saber mais sobre tráfego orgânico e pago? Então continue aqui com a gente!

O que é tráfego orgânico?

Em poucas palavras, tráfego orgânico é o conjunto de visitas ao seu site conquistadas de maneira espontânea, ou seja, sem usar anúncios. Geralmente esse tipo de tráfego vem de mecanismos de busca, como o Google e o Bing.

Como melhorar o tráfego orgânico?

A otimização de páginas na internet deve ser feita seguindo um conjunto de técnicas que são determinadas como SEO (Search Engine Optimization). Isso quer dizer que essas técnicas, usadas para melhorar o desempenho do site, estão ligadas diretamente ao posicionamento da página nos principais mecanismos de busca.

É preciso ter em mente que qualquer negócio no ambiente digital depende das ferramentas de busca para ter sucesso. Isso porque elas agem como uma espécie de cardápio para o seu público alvo.

Melhorar a estrutura do site

Para melhorar a estrutura do site, é importante que você saiba exatamente quais elementos devem ser otimizados. Para isso, existem ferramentas que ajudam a medir a presença digital da sua página.

Esse tipo de análise indica os pontos de atenção que você precisa se atentar para melhorar métricas importantes do site, como o tráfego orgânico e pago. Por isso, o primeiro passo é identificar esses pontos.

Utilizar palavras-chave

Entre as causas mais comuns para o mau posicionamento dos sites nos mecanismos de buscas, além do não uso do tráfego orgânico e pago, é o emprego inadequado de palavras-chave, ou no pior dos cenários, o não uso delas.

Para definir as palavras-chave para sua página, faça uma pesquisa das perguntas mais comuns relacionadas aos temas que mais interessam seu  público-alvo nos mecanismos de busca. Ferramentas como o Google AdWords ou Trends, são ideais para essa busca.

Feito isso, o próximo passo é adequar em sua página, títulos, URLs e produzir chamadas atraentes, focadas nas palavras-chave mais relevantes descobertas. Fazendo isso, você vai ver como o tráfego orgânico do seu site vai melhorar!

Site responsivo

Uma preocupação inevitável nos dias de hoje é com a experiência apresentada aos usuários de dispositivos móveis. Uma página responsiva adapta o layout e os elementos do site à tela que está sendo exibida. Essa interação gera uma experiência de navegação mais interessante ao usuário e garante autoridade à empresa.

Pensar o seu site de forma responsiva é importante porque a integração a esses recursos, além de uma boa estruturação do site, garante que o Google não vá penalizar sua página por deixar essa preocupação de lado.

O que é tráfego pago?

O tráfego pago é aquele que vem de anúncios feitos em mecanismos de busca, redes sociais e até mesmo em outros sites. No Marketing Digital, é usado para conduzir visitantes a páginas estratégicas para as empresas.

Ou seja, o tráfego pago é quando você paga para que visitantes cheguem até a sua página. No entanto, não é o internauta que recebe o dinheiro que você investiu, mas sim as ferramentas que exibirão seu anúncio.

Embora seja possível ter sucesso apostando apenas em um crescimento orgânico, geralmente é preciso investir em anúncios dessa natureza para acelerar esse crescimento. O melhor mesmo é combinar tráfego orgânico e pago.

Como impulsionar o tráfego pago e orgânico?

Ao longo desse artigo você pode ver o que é tráfego orgânico e pago, assim como suas vantagens. A escolha de qual é o melhor para seu negócio vai depender do seu objetivo.

Se você busca resultados mais a longo prazo, o tráfego orgânico é o melhor. Mas se o seu intuito é uma campanha específica, para vender alguma coisa mais rapidamente, seria o caso de utilizar o tráfego pago.

Entretanto, o ideal mesmo é combinar as duas estratégias e poder usufruir de cada vantagem que elas oferecem. Se atentar aos resultados das estratégias já realizadas de tráfego orgânico e pago, é importante avaliar o retorno do investimento feito.

4 benefícios de usar o tráfego pago e orgânico ao mesmo tempo

Depois de todas as informações que você já conferiu até aqui sobre tráfego orgânico e pago, conheça agora algumas das vantagens do tráfego orgânico e pago, e como a combinação dessas duas estratégias pode ser benéfica para você e seu negócio!

O tráfego orgânico, se comparado com os anúncios (tráfego pago), contribui para a redução de custos da sua estratégia de marketing digital. Ou seja, o custo-benefício nesse caso é muito interessante.

Se você busca por resultados imediatos, a estratégia ideal nesse caso é o tráfego pago. Suas campanhas serão veiculadas a partir do momento que você configurar seus anúncios nas ferramentas certas, e seu público começará a interagir com elas rapidamente.

Quando o assunto é relevância e tráfego orgânico e pago, o tráfego orgânico é a saída. Isso porque, no mercado digital, a relevância é a chave do sucesso para qualquer negócio, grande ou pequeno. E para garantir esse ponto tão crucial o tráfego orgânico é considerado o melhor, uma vez que os usuários veem os anúncios como uma proposta real de venda, portanto, tendem a ser mais cautelosos.

Construir bons relacionamentos com seu público-alvo é sempre uma tarefa difícil e super importante. Nesse sentido, o tráfego pago possui um papel importante nas estratégias de marketing digital,e o tráfego orgânico é uma boa escolha, pois a soma do baixo custo e da confiança dos usuários são os benefícios mais evidentes.

Dentre tantas vantagens que o tráfego orgânico e pago podem trazer para o seu negócio, a utilização dos dois ao mesmo tempo fará com que você otimize suas estratégias de marketing digital e melhore seu rendimento! Pensando em tudo o que aprendeu sobre tráfego orgânico e pago é que te apresentamos o Método Sirius! Se você quer aprender a empreender online de um jeito que gere resultados reais, ele foi feito pra você. Vem com a gente e descubra todas as possibilidades que o Método Sirius oferece para tráfego orgânico e pago!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.