Quando criamos uma marca é imprescindível uma excelente identidade visual, mas o que é identidade visual? Quem trabalha com marketing ou no ramo com certeza já ouviu falar nesse termo, porém, quem está começando nesse mundo do empreendedorismo digital pode desconhecê-lo ou até mesmo não saber de sua importância dentro do mercado. Além disso, saber como criar identidade visual pode ser o grande diferencial para seu negócio.
Pensando nisso, a seguir, explicaremos como qual a importância da identidade visual, como criar a sua e dicas para idealizar sua própria identidade visual.
A grande questão que não quer calar é: o que é identidade visual? Uma identidade visual nada mais é que uma combinação de elementos visuais que representam o nome, a ideia, produto, empresa e o serviço que seu negócio oferece. Em geral, esses elementos são compostos por um logotipo, ou seja, um símbolo que represente a empresa, cores, padrões, tipografias, slogans, entre outros.
O objetivo da identidade visual é justamente, como o nome indica, criar uma identidade para sua marca, que quando as pessoas vejam já reconheçam. Isso ajuda o público a criar um laço com sua empresa, uma sensação de familiaridade e conhecimento, uma intimidade. Isso é fundamental para vender seu produto ou serviço, uma vez que são esses detalhes que criam confiança. Por exemplo, quando você está buscando um streaming para baixar e vê o logo da Netflix ou até mesmo as cores da plataforma, você se sente mais confortável em baixar e assinar, pois conhece a marca.
Um exemplo claro de identidade visual é o da Coca-Cola, pois uma vez que vemos vermelho em uma garrafa de refrigerante, já pensamos na bebida. Quando avistamos aquele C desenhado, também reconhecemos ou por meio de seu slogan, “Sinta o sabor”, já sabemos do que se trata. Além disso, a marca vinculou sua imagem a outros símbolos, como o Papai-Noel e o urso polar, ao passo que quando avistamos esses elementos, já lembramos da marca de refrigerante.
Sendo assim, uma boa identidade visual pode ser o diferencial para sua marca e o caminho para seu sucesso dentro do mercado.
A identidade visual é fundamental para todos os tipos de marcas e empresas, estejam elas no meio on-line ou não. Para criar para as redes sociais, no entanto, é fundamental se atentar a alguns detalhes, como a rede para qual irá criar, o que cada uma delas necessita e, o mais importante, seu público-alvo.
O passo a passo para criar uma identidade visual é:
Criar um briefing é o primeiro passo para criar sua identidade visual para as redes sociais. Nele, você deverá reunir as principais ideias para sua identidade, é o momento de colocar no papel o que deseja para sua marca, como deseja ser reconhecido, com detalhes de seu produto ou serviço, de sua empresa, entre outros.
As cinco perguntas que deve constar em seu briefing são:
Para quem você está oferecendo seus produtos, serviços ou conteúdos? Essa é uma questão muito importante e que deve ser levada em consideração quando se está criando uma identidade visual. Isso porque é preciso pensar como o seu público deve enxergar sua marca, por exemplo, se seu alvo são adolescentes, é necessário criar algo atrativo, que se conecte com eles de alguma forma. Cores vibrantes, um slogan com uma linguagem informal, algo que representa a jovialidade de sua marca e seu público.
Quando estiver com sua persona em mente, está na hora de começar a desenvolver o que deseja.
Após o briefing e a identificação da persona, chegou o momento de criar sua identidade visual. Existem duas coisas que se deve ter em mente ao começar a criar sua identidade visual de fato, que são a fonte, as cores e o estilo de sua marca. Para essa etapa, é possível contratar uma equipe de designers, que irão lhe ajudar com decisões importantes.
Dentro dessa etapa, é possível começar idealizando a fonte que irá utilizar. Essa fonte estará em seu slogan, em seu logotipo e em outros materiais que criar. Por exemplo, ao criar uma publicação para a rede social, a imagem que irá usar poderá conter essa fonte nos escritos, facilitando a identidade visual de quem produziu.
Em seguida, a paleta de cores, fundamental para criar uma identificação com seu público. Assim como a fonte, ela irá aparecer em suas publicações, vídeos e outros tipos de conteúdo que criar. É muito importante escolher as cores certas para sua marca, cores que representem o que você deseja transmitir. Por exemplo, um perfil que cria conteúdo sobre saúde poderá utilizar a cor verde, que tem como um de seus significados saúde. Ou azul, muito associado a médicos.
Após a escolha das cores, é necessário criar um estilo e isso pode ser feito por meio de formatos. As linhas trazem movimento, dinamismo, mas suas combinações podem passar impressões diferentes para cada cliente. Os quadrados, por sua vez, refletem objetividade, enquanto os triângulos representam crescimento. Já os círculos falam sobre conclusão, algo concreto.
Quando pensamos em identidade visual do Instagram, devemos pensar em diversos detalhes. Um exemplo é o feed, que deve refletir a sua identidade por meio de sua organização e por meio de elementos como cores. Suas publicações devem seguir um mesmo padrão, seguindo sua própria identidade.
As 5 principais dicas para criar uma identidade visual no Instagram são:
Mais importante que logotipos e slogans, as cores são fundamentais para a criação de sua identidade visual no Instagram. Isso porque elas são os maiores destaques da rede. Por exemplo, quando você entra em um feed, você observará primeiro os padrões de publicação, o que liga um post ao outro, e na maioria das vezes essas conexões são feitas pelas cores do feed. Então, por exemplo, se sua marca utiliza as cores vermelho e azul, é imprescindível que em suas publicações elas estejam presentes e que isso fique visível no feed.
Suas publicações devem ser bem pensadas e elaboradas de uma forma que o feed pareça natural. Ou seja, que haja fluidez nas imagens e nos vídeos, que um post vá para o outro seguindo um determinado tipo de padrão. Por exemplo, priorize colocar imagens semelhantes perto uma das outras ou publicações semelhantes, isso ajudará com sua marca.
É preciso criar o que seu público deseja ver, sendo assim é muito importante conhecer os desejos de sua persona e criar um conteúdo a partir disso. Utilize sempre as marcas de sua identidade visual e ouse sempre, faça vídeos, fotos, publicações expositivas e stories, sempre atendendo a essas necessidades.
As imagens que usar em seu feed ou stories devem seguir um padrão, além disso é muito importante que o tamanho não ultrapasse o limite do Instagram. Para manter uma identidade, tudo deve estar padronizado, ou seja, se suas fotos forem de um tamanho x, replique este tamanho em todo o resto.
Além disso, se suas fotografias estiverem na horizontal, permaneçam todos nesse sentido, se estiverem na vertical, idem.
Crie uma distância entre suas publicações, por exemplo, se você publicou uma foto de seu produto, publique em seguida informações sobre ele e, em seguida, um outro tipo de imagem. Imagens muito semelhantes, próximas umas das outras, não são interessantes e, muitas vezes, confundem o público.
Crie um “ritmo” para suas publicações, que sigam um determinado padrão e facilite o público a se localizar em seu feed. Agora que sabe tudo o que é identidade visual, está na hora de criar a sua e se destacar. Mas se isso ainda é pouco e você desejar saber mais sobre criação de conteúdo, o Método Sirius é para você. Criado por Bruno Ávila, ele lhe mostrará como criar conteúdos assertivos, como publicá-los no momento certo e como se destacar em um mercado competitivo. Para saber mais, confira tudo clicando aqui!
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