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Guia completo do SEO (Search Engine Optimization)

A internet é a vitrine do Marketing Digital. Empresas de todo o mundo utilizam a web para se promover, principalmente o Google. Por isso, é preciso aprender a se destacar no Google.

E, uma excelente maneira de fazer isso é fazendo o uso de técnicas de SEO e storytelling. Você sabe o que é SEO?

Quer aprender tudo sobre SEO no Google e entender onde o storytelling se encaixa nisso? Continue a leitura do nosso texto sobre SEO!

SEO: storytelling é uma excelente estratégia de SEO. | Foto: Unsplash /Merakist.

O que é Marketing de conteúdo?

Quer entender SEO? O primeiro passo para aprender sobre estratégia de SEO no Google é entender o que é marketing de conteúdo. Então, saiba que esse termo se refere a um conjunto de técnicas que utilizam conteúdos de alta qualidade e otimizados para SEO, com o objetivo de atrair, educar e converter a audiência.

Além disso, trabalhar com marketing de conteúdo é uma excelente forma de ganhar autoridade na internet, seja no Google ou nas redes sociais. E, uma das técnicas utilizadas no marketing de conteúdo, inclusive dentro de uma estratégia de SEO, para atrair e encantar o público, é o storytelling, que é, basicamente, a arte de contar histórias, seja sobre a empresa ou algum cliente.

Quais os tipos de motores de busca?

Agora que você já sabe o que é marketing de conteúdo, está na hora de aprender sobre estratégia de SEO para ganhar autoridade no Google. Mas, antes de começar a aprender efetivamente sobre SEO, é importante que você conheça os tipos de motores de busca, além do Google. Pois, hoje em dia existem vários, mas muitas pessoas só conhecem o SEO do Google. Esses sites podem ser classificados basicamente em 3 tipos:

  • Diretórios: listas de sites agrupados por assunto;
  • Metabuscadores: reúnem os resultados de diferentes buscadores;
  • Buscadores hierárquicos: a maioria dos buscadores hoje, como o Google e o Yahoo, são hierárquicos. Por isso, é muito provável que sua estratégia de SEO seja focada neles, especialmente no Google.

Agora, veja a seguir uma lista com alguns dos motores de busca utilizados hoje em dia por técnicas SEO:

  • Google (o Google não poderia ficar de fora);
  • Yahoo;
  • Bing;
  • Terra;
  • Boing;
  • MSN Search;
  • Web 2.0;
  • Go;
  • Snap.

Algoritmos, Robô e atualizações do google mais recentes

Então, depois de entender o que é marketing de conteúdo e se familiarizar com os motores de busca, está na hora de entrar mais no universo do SEO. E, é impossível falar de SEO sem falar do Google. Por isso, neste artigo sobre SEO será falado muito a respeito do Google, começando pelo seu algoritmo e atualizações mais recentes ligadas ao SEO.

Os algoritmos do Google consistem em vários programas de computador trabalhando em conjunto para classificar os resultados da busca, do mais relevante até o menos relevante. O Google tem como objetivo entregar o melhor conteúdo possível para o usuário. Por isso, o Google utiliza mais de 200 fatores de classificação para lidar com os resultados de pesquisa, entre eles, a autoridade do site. E, são esses fatores de classificação do Google que o SEO objetiva cumprir.

Atualizações algoritmos Google

O problema é que todos os anos o algoritmo do Google passa por mais de 600 modificações, então fica difícil acompanhá-lo. Inclusive, um grande erro na busca por autoridade no Google é achar que precisa cumprir todos esses fatores, pois nem o próprio Google revela quais são eles.

A última atualização dos algoritmos do Google foi a BERT, que é um algoritmo do Google que entende melhor o significado das palavras e o contexto no qual elas estão inseridas. O WIX afirma que o esperado para essa atualização é que ela impacte diretamente em pelo menos 10% das buscas no Google. Portanto, pense nisso ao aplicar técnicas de SEO.

Rankear: O que é e como funciona?

O rankeamento do Google são as posições nas quais as páginas aparecem nos resultados de pesquisa (tópico no SEO). E, esse posicionamento é definido de acordo com os mais de 200 fatores de classificação que o Google utiliza para definir o que é mais relevante para o usuário. O objetivo do SEO é deixar sua página o mais próximo possível desses fatores e posicioná-la entre os primeiros resultados do Google.

Por isso, é tão importante utilizar mais de uma estratégia de SEO para ganhar autoridade no Google. Lembre-se que o objetivo do Google é entregar a melhor experiência SEO para o usuário. E, é isso que os mais de 200 fatores de rankeamento SEO do Google priorizam.

Passo a passo da estratégia de SEO

Não existe só uma estratégia de SEO para ganhar autoridade e rankear bem no Google. Mas, para que você entenda melhor o assunto SEO, fizemos um passo a passo curto e geral, a fim de que você perceba como é feito o uso de SEO para rankeamento no Google.

1. Começando com o SEO: defina seus objetivos e sua persona

O primeiro passo para começar uma estratégia de SEO para ganhar autoridade e rankear bem no Google é definir seu objetivo e encontrar sua persona. O objetivo diz aonde você quer chegar com a estratégia de SEO e a persona é a pessoa para quem sua estratégia de SEO será destinada, esse é o indivíduo que você quer que te encontre no Google.

2. SEO ganhando forma: utilize ferramentas de apoio

Depois de ter o objetivo da sua estratégia de SEO no Google e sua persona, é hora de colocar a mão na massa no SEO. E existem diversas ferramentas de SEO que podem te auxiliar em todo o processo SEO. Confira a seguir algumas delas (as principais serão explicadas logo mais neste guia):

  • Google Analytics;
  • Google Search Console;
  • Google Trends;
  • Planejador de palavras-chave do Google Ads;

3. SEO na prática: utilize palavras-chave procuradas no Google

As palavras-chave são termos ligados a sua área de atuação e persona que fazem com que seu público encontre seu conteúdo no Google. Entretanto, por mais que as palavras-chave contem muito para o rankeamento, o Google exige mais do que isso de uma estratégia de SEO para colocar um site nos primeiros resultados. Mas, esses outros aspectos SEO serão explicados mais à frente. Continue lendo e saiba mais sobre SEO.

É ótimo utilizar palavras-chave para contar uma história e o Google Trends ajuda na busca. | Foto: Reprodução.

O que você precisa saber para começar a pôr em prática?

Antes de colocar seu aprendizado em SEO no Google em prática, é necessário que você entenda que para rankear no Google é preciso otimizar todo o site, não só inserir SEO na página do blog. Além disso, é preciso ter em mente que os resultados de uma estratégia de SEO demoram um pouco para aparecer. Por isso, não desanime se o SEO não der frutos na velocidade em que você esperava.

Ferramentas de apoio

Otimizar conteúdos para SEO e fazê-los rankear bem no Google não é uma tarefa simples. Mas, existem algumas ferramentas Google que auxiliam nisso. Veja a seguir as principais ajudas SEO que o Google oferece para quem está tentando ganhar autoridade no buscador com SEO.

  • Google Analytics: essa ferramenta Google é utilizada principalmente para monitorar os resultados SEO da sua página no Google;
  • Google Search Console: o Google Search Console oferece relatórios do seu site no Google mais voltados para SEO;
  • Google Trends: o Google Trends é uma ferramenta Google utilizada para ver os termos mais buscados no Google e ajudar a definir palavras-chave no seu SEO.

Onde e como descobrir as palavras-chave ideais?

A função das palavras-chave em uma estratégia de SEO é identificar seu conteúdo e entregá-lo para as pessoas certas, por isso é interessante encontrar os termos que se relacionem com seu nicho e público, mas que também sejam pesquisados no Google.

Existem ferramentas hoje que auxiliam na estratégia de SEO, ajudando na tarefa de encontrar palavras-chave, a própria Google oferece algumas delas:

  • Planejador de palavras-chave do Google Ads;
  • Google Trends;
  • Keyword Tool;
  • Ubersuggest.

Dimensão e funcionalidade do conteúdo

É importante que seu conteúdo não seja só um amontoado de técnicas de SEO para rankear no Google, porque ele precisa oferecer algo de valor ao usuário. Visto que uma das coisas que o Google leva em consideração na hora de rankear sua página é a quantidade de tempo que as pessoas ficam nela.

No geral, especialistas em SEO acreditam que os artigos maiores são os mais compartilhados, alguns até afirmam que o tamanho ideal de um artigo para ser bem ranqueado no Google é de 2 mil palavras. Mas, tamanho não é tudo, por isso é preciso investir em um bom conteúdo para ganhar autoridade no Google com SEO.

Por esse motivo, uma estratégia de SEO interessante é apostar em storytelling, que é a arte de contar histórias para promover seus serviços, se aproximar da sua audiência e ganhar autoridade. Portanto, aprenda como contar uma história e ganhe autoridade no Google com SEO.

Utilizar storytelling em seus conteúdos pode realmente ser eficaz. Essa é uma estratégia de SEO poderosa. Então, estude a arte de contar histórias SEO, aprenda como contar uma história, ganhe autoridade e seus resultados de SEO no Google já estarão no caminho para o sucesso.

SEO OFF e ON Page

SEO on page e SEO off page são dois tipos de SEO que se complementam. Uma estratégia de SEO on page consiste em realizar ações dentro da própria página para ganhar autoridade e rankear melhor no Google. O objetivo com esse tipo de SEO é mostrar ao Google que a sua página é útil e uma boa opção para o usuário. Um exemplo de SEO on page é o uso de palavras-chave em blog posts e a utilização de links internos para ganhar autoridade.

Já uma estratégia de SEO off page consiste em aumentar a autoridade do site por meio de ações fora dele. A intenção do SEO off page é mostrar para o Google como as outras páginas enxergam a sua. Por isso, quanto mais você for citado por páginas relevantes, mais autoridade ganha perante o Google. Link building é um exemplo de estratégia de SEO off page que será explicada a seguir.

Link building

O link building é uma estratégia de SEO muito eficiente que é utilizada para ganhar autoridade perante o Google. Essa estratégia de SEO consiste em construir uma rede de links que direcionam para as páginas da empresa.

Esses links, que são conhecidos como backlinks, no SEO, são bastante considerados pelo algoritmo do Google. Por isso, são excelentes para melhorar o SEO, a autoridade da marca na web. Visto que, quanto mais backlinks seu site receber, mais ele será enxergado como uma autoridade pelo Google.

Mas, fazendo SEO, lembre-se de priorizar links de sites que já possuem autoridade e que têm a ver com o seu nicho. Um grande erro que as pessoas cometem em uma estratégia de SEO quando querem ganhar autoridade perante o Google é sair por aí atrás de parcerias com sites aleatórios para realizar a linkagem. Isso não é SEO!

Link building SEO é ótimo para ganhar autoridade. | Foto: Reprodução.

Heading tags

As heading tags SEO são etiquetas que identificam a hierarquia dos títulos dentro do texto SEO. Elas são importantes no SEO, porque o algoritmo do Google as levam em conta na hora rankear uma página. Você já deve ter se deparado com as identificações “Título 1”, “Título 2”, “Título 3” e assim por diante, em seu word. As headings seguem essa mesma linha de raciocínio.

A diferença é que, quando se fala de SEO, as heading tags são conhecidas por meio da linguagem de programação HTML. Portanto, no SEO, são representadas por H1, H2, H3 e assim por diante, a sequência segue do título principal até o menos importante. Veja o exemplo a seguir numa estratégia SEO:

Heading tags SEO. | Foto: Reprodução/Websetnet

Autoridade

Autoridade foi uma das palavras mais utilizadas neste guia SEO e isso não foi à toa. A autoridade é um dos principais parâmetros que o SEO, no Google, utiliza para rankear páginas. Pois, a autoridade mostra que determinados sites são realmente bons e estão ajudando as pessoas a encontrarem o que precisam. Por isso existe tanta estratégia de SEO para o Google focada no ganho de autoridade.

O ganho de autoridade em SEO depende de muito fator que já foi citado aqui neste artigo de SEO. Linkagem interna, uso correto de palavras-chave, heading tags utilizadas da maneira certa e backlinks de qualidade são alguns deles. Além disso, é preciso evitar punições do Google. Isso acaba com o SEO.

Por fim, colocar em prática técnicas de SEO pode alavancar seu site e levar ele até os primeiros resultados do Google. Basta utilizar estratégias de SEO como o storytelling, as palavras-chave SEO e as heading tags da maneira correta no SEO. Além de ter paciência para esperar pelos resultados do SEO. É preciso, de novo, lembrar: os frutos do SEO não vêm da noite para o dia.

Método Sirius

Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no Youtube. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:

  • Criar conteúdos que gerem resultados rápidos e a percepção imediata de autoridade;
  • Postar conteúdo certo, no momento certo e na frequência certa;
  • Ganhar reconhecimento, visibilidade, seguidores e um negócio on-line milionário.

Além disso, com o Método Sirius, você terá à sua disposição lives exclusivas, onde seu projeto poderá ser analisado ao vivo; um grupo de acompanhamento, que inclui o criador do método, Bruno Ávila, e outros grandes notáveis e, ainda, receberá todas as atualizações durante um ano. Para ter acesso a tudo isso e muito mais e ainda conhecer cases de sucesso do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se na lista VIP! Aprenda mais sobre SEO!

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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