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Como fazer um marketing de conteúdo e obter os melhores resultados?

O marketing de conteúdo é peça essencial na estratégia de marketing de uma empresa. Graças ao marketing de conteúdo, você constrói autoridade ao oferecer, com frequência e consistência, um conteúdo rico e de valor ao público.

Desse modo, é o marketing de conteúdo o gesto de usar artigos, e-books, podcasts, posts nas redes sociais e outras mídias para chegar até as pessoas e ajudar a resolver os seus problemas. Aqui podemos destacar a relevância do marketing de conteúdo redes sociais.

Confira, a seguir, nosso texto sobre os objetivos marketing de conteúdo, importância do marketing de conteúdo nas redes sociais, suas vantagens e como usar o marketing de conteúdo!

Veja a importância do marketing de conteúdo para seu negócio I Foto: Pixabay

O que é Marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing. Assim, o foco é provocar engajamento do público-alvo, expandindo o número de clientes e leads. O marketing de conteúdo, logo, utiliza a produção de material relevante, de valor, à audiência.

Como consequência, o marketing de conteúdo promove uma visão positiva da marca, atrai clientes (Inbound Marketing) e concretiza vendas. O marketing de conteúdo deve ser estruturado, ainda, seguindo as técnicas de otimização SEO: uso de palavras-chave pertinentes, texto subdividido, título chamativo, dentre outras.

Para que serve o marketing de conteúdo?

Antes de tudo, o marketing de conteúdo (parte do marketing digital) serve para conquistar a confiança do consumidor de modo espontâneo, sem ser forçado. O foco é o tratamento, a venda é secundária. O marketing de conteúdo, por assim dizer, serve para: gerar autoridade, facilitar a descoberta de potenciais clientes, posicionar melhor a marca e, claro, gerar vendas.

Para que usar o marketing de conteúdo?

Como você pode ver, o marketing de conteúdo é usado para ajudar a tornar sua marca conhecida, referência no seu nicho (e por que não do mercado). Nesse sentido, o marketing de conteúdo é usado, sobretudo, para:

  • Causar impacto no público;
  • Passar autoridade;
  • Fazer com que o possível consumidor se sinta confortável o suficiente para passar de mero curioso, navegando na internet em busca de uma solução a um problema, a comprador do seu produto/serviço.

De maneira sutil, o marketing de conteúdo é usado para “fisgar” clientes.

Quais são os benefícios do marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo não é sinônimo de apenas produzir um conteúdo e publicar. É trabalho árduo, pode dar certo de primeira, pode não dar… esteja preparado e pronto para mudar a rota quando necessário. Agora, veja as vantagens do marketing de conteúdo (assimile cada tópico como um mantra do marketing de conteúdo!).

  • O marketing de conteúdo serve para aumentar o tráfego (acessos) do site;
  • O marketing de conteúdo serve para aumentar o engajamento com a marca;
  • O marketing de conteúdo serve para gerar reconhecimento de marca;
  • O marketing de conteúdo serve para educar o mercado do nicho;
  • O marketing de conteúdo serve para aumentar vendas;
  • O marketing de conteúdo serve para favorecer a conversão de leads;
  • O marketing de conteúdo serve para aumentar o lifetime value (LTV), valor que o cliente gasta para comprar seu produto;
  • O marketing de conteúdo serve para reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC), valor que a empresa gasta para conseguir outro cliente.

Onde o marketing de conteúdo pode ser aplicado?

O marketing de conteúdo pode ser aplicado em diversos meios. É possível utilizar o marketing de conteúdo no site da sua empresa, publicando artigos no blog, posts nas redes sociais, conteúdos ricos e vídeos, por exemplo.

O marketing de conteúdo pode ser aplicado sempre que você sentir a necessidade de conquistar o público mostrando o seu conhecimento (saberes, cursos, entrevista com especialistas) e gerando autoridade.

Como realizar um bom marketing de conteúdo?

Já falamos onde o marketing de conteúdo pode ser aplicado. Mas como, de fato, fazer um bom marketing de conteúdo? Independente da forma escolhida, sempre alinhe o marketing de conteúdo com uma estratégia bem articulada.

Blog

O marketing de conteúdo não é só fazer um conteúdo qualquer e publicá-lo. Antes de começar o material, você deve pensar em produzi-lo para a persona do seu negócio (perfil fictício, com características reais, daquele que seria o cliente ideal da empresa).

Assim, no marketing de conteúdo no blog, você direciona o conteúdo e aumentam as chances de ser consumido por quem realmente importa: o potencial comprador. Nesse processo de marketing de conteúdo, utilize técnicas de otimização para os mecanismos de busca (SEO). Faça seu texto/artigo da forma que agrada ao Google e conquiste uma boa posição no ranqueamento do algoritmo.

Conteúdos ricos

E-books, webinars, kits, infográficos ou templates são exemplos de conteúdos “fora da curva”, aqueles que fogem do comum do marketing de conteúdo e, por isso, fazem bastante sucesso entre o público. Eles oferecem uma explicação mais elaborada sobre temas, dando uma atenção maior ao usuário.

Devido ao formato mais extenso dessa forma de marketing de conteúdo, você vai precisar investir mais tempo e recursos para desenvolver esses materiais. Além disso, para acessá-los, geralmente, o interessado deve fornecer dados de contato à empresa (nome, e-mail e telefone) por meio de landing pages (páginas de conversão). O marketing de conteúdo é uma moeda de troca, entre negócio e lead. Marketing de conteúdo é trabalho e sagacidade.

Vídeos

Esse método de fazer marketing de conteúdo tem crescido bastante. Vídeos são excepcionais para marketing de conteúdo! Os vídeos apresentam alto engajamento. Isso porque é muito mais interessante, para o público, acompanhar uma explicação, uma dica, ou mesmo, um case de sucesso com imagens e áudio. Fica, não raro, menos monótono do que um mero artigo de blog.

Hoje em dia, para fazer marketing de conteúdo em vídeo não é preciso ser um especialista em audiovisual. Há inúmeros aplicativos que podem te ajudar, sobretudo, no pós-produção, na edição do material.

Vale frisar a potente possibilidade de se fazer marketing de conteúdo, inclusive com vídeo, nas redes sociais. Separamos um tópico especificamente para falar disso: marketing de conteúdo redes sociais. Confira. Ah, antes, vale ressaltar que todas as nossas dicas até aqui podem, e devem, ser aplicadas nas mídias sociais mesmo! A criatividade é a chave.

Como aplicar o marketing de conteúdo nas redes sociais?

Vídeos, IGTV, reels, stories.. são várias opções para marketing de conteúdo. Crie pequenos “trailers” (ou teasers) nas redes sociais para direcionar o seguidor a uma determinada página. Além disso, você pode fazer curtos vídeos explicando um assunto do nicho ou dando dicas ligadas a ele.

No marketing de conteúdo redes sociais, invista em demonstrações sobre o seu produto ou serviço, estudos de caso e lives. O consumidor sente -se um pouco inseguro ao comprar algo, assim, é fundamental você mostrar, com toda a transparência, o funcionamento do que você vende.

Marketing de conteúdo nas redes é mais do que isso: vá para a frente das câmeras e diga como aquele produto vai transformar a vida de quem está assistindo. Procure não vender, diretamente, o produto, como “compre tal produto e resolva seu problema”. Não, isso não é marketing de conteúdo. Elabore uma boa justificação para alguém comprar, trace uma boa argumentação e estratégia de persuasão de marketing de conteúdo.

No marketing de conteúdo, use gatilhos mentais para atiçar a curiosidade, o senso de urgência e exclusividade da pessoa. A mente humana é promissora. Aproveite isso no marketing de conteúdo.

No mais, procure aparecer constantemente nos stories, mesmo que seja apenas para informar que um post novo acabou de ser publicado lá no seu blog. Esteja presente. Outra dica de marketing de conteúdo redes sociais, também, é que você pode, muito bem, reciclar seu conteúdo do site, como um texto, e adaptá-lo à linguagem da rede social, como Instagram.

Daí, basta procurar um bom layout, combinando cores harmônicas e com conteúdo conciso que é sucesso. Você precisa utilizar todas as técnicas juntas para ter um marketing de conteúdo forte e eficiente.

Quanto às lives para marketing de conteúdo, destine um tempo semanal para responder às principais dúvidas sobre assuntos do nicho. Converse com a audiência em tempo real. Promova interação; convide as pessoas a participarem na live. Você pode adicionar, como participante, quem quiser no Instagram. As lives como marketing de conteúdo super funcionam.

Para que aplicar o marketing de conteúdo nas redes sociais?

As redes sociais são muito amigas do marketing de conteúdo! Elas funcionam como ferramenta de atração, relacionamento (interação) e venda. Diante disso, veja os motivos de você usar o marketing de conteúdo redes sociais:

  • Muita gente usa as redes sociais como principal meio de informação e entretenimento, daí a vantagem no marketing de conteúdo;
  • Barato, este canal gera bons resultados de marketing de conteúdo;
  • Grande potencial de compartilhamento e viralização do conteúdo;
  • São plataformas de relacionamento (mensagem inbox e comentários), o que é ótimo para o marketing de conteúdo;
  • Excelente fonte de geração de tráfego para o site.

Para fechar este tópico do marketing de conteúdo, é importante que você acompanhe constantemente as métricas, os insights da rede social. Veja o engajamento, quem interagiu ou não, compartilhou, curtiu, quantidade de pessoas online em certo horário… isso tudo é importante para verificar se tudo está funcionando bem ou se precisa modificar a rota do seu marketing de conteúdo.

Dicas para o melhor planejamento do marketing de conteúdo

Objetivos e KPI

Antes de pensar em executar a estratégia de marketing de conteúdo, tenha em mente seus objetivos claros. Depois de definir as metas, decida seus KPIs (indicadores-chave de performance). O KPI do marketing de conteúdo precisa:

  • Ser importante;
  • Fácil de entender e medir;
  • Capaz de levar a uma ação positiva.

Agora, veja objetivos e os respectivos KPIs indicados no marketing de conteúdo:

  • Brand awareness (curtidas, seguidores, views de vídeos, visitas site);
  • Engajamento (páginas visitadas no site, inscritos na newsletter, assinantes);
  • Leads (conversão em landing pages, base de contatos);
  • Vendas (número de vendas, leads);
  • Custo por venda(tempo para fazer a venda, número de vendas, CAC – Custo de Aquisição do Cliente);
  • Lifetime-value(tempo de contrato de cada cliente).

Persona

A persona é fundamental. Com o marketing de conteúdo não é diferente. Defina o perfil fictício do cliente ideal da sua empresa. Assim, você poupa gastos e estabelece uma comunicação efetiva.

Você estará fazendo um produto pensando em quem, de fato, vai se interessar e consumir. No marketing de conteúdo, a persona é muito importante.  Ela fornece descrições detalhadas do consumidor.

Funil de vendas

Há três etapas do funil de vendas no marketing (e no marketing de conteúdo). De acordo com cada uma, você vai decidir como apresentar o marketing de conteúdo.

Topo

Aprendizado e descoberta

Conteúdo indicado: artigos de blog, vídeo, podcast, e-book, guias

Meio

Reconhecimento e consideração.

Conteúdo indicado: artigos de blog, webinars, conteúdos interativos multimídia com foco em resolver.

Fundo

Decisão.

Conteúdo indicado: todos os tipos de conteúdo já mencionados no topo e meio, porém, focados em sua empresa e no produto/serviço ofertado. Somado a isso, cases de cliente dão super certo.

Redes sociais

Hoje, não dá mais para planejar o marketing de conteúdo de um negócio sem cogitar as redes sociais. Nesse sentido, aplique as dicas de marketing de conteúdo que já comentamos, há pouco, aqui.

Mas não basta isso. É necessário frequência e consistência. Isto é: estar verdadeiramente presente nas redes sociais e postar conteúdos bons. Marketing de conteúdo redes sociais é sobre isso.

O que pode te ajudar a ter organização nesse estágio é criar um cronograma de postagem, incluindo todos os formatos de marketing de conteúdo (vídeo, conteúdos ricos, IGTV, imagem, story, live). Logo, insira a data, hora e tipo de material que você vai publicar na rede.

Fazer um calendário de postagem é crucial para você não se perder e não fragmentar sua estratégia de marketing de conteúdo. Marketing de conteúdo também é organização e disciplina.

Gostou do nosso texto sobre marketing de conteúdo nas redes sociais? O marketing de conteúdo é mesmo muito relevante em qualquer negócio, sobretudo o marketing de conteúdo redes sociais. Deu para notar a importância do marketing de conteúdo para uma empresa.

Agora que você já sabe os objetivos marketing de conteúdo no mercado, pode conferir outros materiais parecidos. Saiba mais com a Ser Notável e aplique nossas dicas de marketing de conteúdo já!

Método Sirius

Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no Youtube. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:

  • Criar conteúdos que gerem resultados rápidos e a percepção imediata de autoridade;
  • Postar conteúdo certo, no momento certo e na frequência certa;
  • Ganhar reconhecimento, visibilidade, seguidores e um negócio on-line milionário.

Além disso, com o Método Sirius, você terá à sua disposição lives exclusivas, onde seu projeto poderá ser analisado ao vivo; um grupo de acompanhamento, que inclui o criador do método, Bruno Ávila, e outros grandes notáveis e, ainda, receberá todas as atualizações durante um ano. Para ter acesso a tudo isso e muito mais e ainda conhecer cases de sucesso do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se na lista VIP!

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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