O que faz com que as pessoas façam longas filas em cada lançamento de um novo aparelho da Apple mundo afora? Ou o que torna as Havaianas sinônimos de sandálias de dedo quando existem outras empresas no mesmo segmento? Esses e tantas outras situações são exemplos de empresas que fazem algo diferente e ganham destaque no mercado por causa dessas estratégias. Quer saber como o seu negócio também pode destacar sua marca? Então é necessário entender um pouco sobre o marketing de diferenciação.
Em outras palavras, o marketing de diferenciação é um conjunto de processos para tornar a marca única em seu ramo, ou seja, quando comparada à empresas concorrentes, alguma particularidade dela salta aos olhos, o que atrai a atenção do consumidor. Em muitas situações, o usuário faz essa associação por conta própria. Nesse sentido, ao escolher um restaurante para almoço, por exemplo, você pode utilizar diversos aspectos de seleção: qualidade da comida, preço, rapidez de atendimento. Assim, todos esses fatores são feitos por uma percepção individual e sem uma comunicação do restaurante.
Por outro lado, em outras ocasiões, as empresas tomam a dianteira e resolvem mostrar claramente por que são diferenciadas. Desse modo, quando um negócio anuncia, portanto, que tem o “menor preço do bairro”, é porque deseja ser reconhecido por isso e chamar a atenção de certo tipo de pessoas mais suscetíveis ao apelo financeiro. Por isso, uma boa maneira de encontrar essas particularidades é realizar a análise FOFA, ou SWOT, com os pontos fortes e fracos do seu negócio.
Ao entender melhor o funcionamento da sua própria empresa e a relação com os concorrentes, é possível destacar aquilo que torna seu negócio único e desejável. Veja agora algumas estratégias para que você emplaque seu produto no mercado, deixando-o diferente de todos os outros!
Confira quais são as estratégias:
O mercado de motocicletas de luxo, por exemplo, é bastante competitivo e, como se pode imaginar pelo preço das máquinas, não é para qualquer público. Desse modo, mesmo nesse nicho restrito, algumas empresas conseguem encontrar espaço para entenderem que é mais eficiente falar com pessoas específicas em vez de abordar todos os usuários que poderiam comprar uma moto de alto valor.
Nesse sentido, é assim que a Harley Davidson diferencia-se da Kawasaki e vice-versa. Assim, enquanto uma aposta em um espírito mais “rock and roll”, a outra é mais esportiva e, portanto, ambas vendem. Ou seja, não há um único jeito certo de falar com o público, mas é necessário entender quais aspectos funcionam para o seu público-alvo. Por isso, é essencial selecioná-lo, estudá-lo e conhecê-lo.
Entre os anos de 1960 e 1999, a sandália Havaianas era bastante popular, unicamente por sua acessibilidade. Desse modo, era barata e poderia ser encontrada em qualquer comércio de bairro. Assim, esse foi o grande diferencial da empresa até então. Por outro lado, diferenciar-se pelo preço mais acessível não é viável para muitos casos no longo prazo, ou seja, prejudica a saúde financeira do negócio, ou diminui a percepção de valor quando se tem consumidores com maior poder aquisitivo ou resume a marca a essa única característica.
No entanto, ainda é possível se destacar por esse aspecto em algumas brechas. Assim, serviços ou produtos de entrada, mais baratos, e promoções que aconteçam constantemente podem conseguir atrair o público para suas alternativas de maior valor, que mantêm a empresa.
Ao perceber que precisaria de outra particularidade para crescer, a partir dos anos 1990 a Havaianas decidiu destacar-se pelo produto. Nesse sentido, veio então uma explosão de novos modelos para o público e o começo da consolidação internacional da empresa. Essa é uma outra estratégia para conseguir afastar a concorrência, ou seja, não é preciso ter, necessariamente, um produto melhor em qualidade, mas com mais alternativas e seguindo as últimas tendências do segmento que você atua no mercado.
E o que fazer quando seu serviço ou produto é incomparavelmente mais caro? Você aumenta a proposta de valor dele. Esse foi o segredo por trás do desenvolvimento da Apple. Em outras palavras, desde o período da famosa campanha “Pense diferente”, a empresa sabia exatamente qual era a categoria de público com quem falava e o que era necessário falar para encantá-lo.
Para essas pessoas criativas com pensamento arrojado, esse é o motivo básico e primordial para as filas em cada lançamento, não são por causa mais memória ou maior qualidade no equipamento. O que a Apple vende, acima de tudo, são sonhos e propósitos.
Além disso, não podemos nos esquecer de que as pessoas precisam saber dessas particularidades. Nesse sentido, entra a importância da comunicação. Por isso, um dos exemplos mais marcantes dessa estratégia na comunicação brasileira é o da Brastemp, a partir da campanha “Não tem comparação”, de 1992.
Com isso, tornou-se popular a expressão “não é assim uma Brastemp”. Essa é uma maneira muito curiosa de se destacar da concorrência, ou seja, em vez de utilizar a fórmula comum “não somos iguais aos outros”, a estratégia de que “os outros não chegam aos nossos pés” entrou de vez para a cultura do nosso País. Se você quer ser notável no mercado e alavancar sua empresa, é importante buscar estratégias de marketing de diferenciação. Essas estratégias farão com que você consiga que o seu negócio tenha maior destaque em relação ao concorrente e, consequentemente, seus produtos vão atrair um maior público. Mas se você deseja ir além e se tornar destaque na internet, nós temos o que você precisa. Com o Método Sirius, criado por Bruno Ávila daSer Notável, você aprende como criar os melhores conteúdos para as redes, quais são os melhores horários para publicá-los e como se destacar em um ambiente competitivo. Gostou? Então, saiba tudo sobre esse método inovador!
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