fbpx

Marketing de diferenciação: conceito e estratégias

O que faz com que as pessoas façam longas filas em cada lançamento de um novo aparelho da Apple mundo afora? Ou o que torna as Havaianas sinônimos de sandálias de dedo quando existem outras empresas no mesmo segmento? Esses e tantas outras situações são exemplos de empresas que fazem algo diferente e ganham destaque no mercado por causa dessas estratégias. Quer saber como o seu negócio também pode destacar sua marca? Então é necessário entender um pouco sobre o marketing de diferenciação.

Conheça a utilidade do Marketing de diferenciação exemplos de identidade das empresas. | Foto: Freepik.

O que é o marketing de diferenciação?

Em outras palavras, o marketing de diferenciação é um conjunto de processos para tornar a marca única em seu ramo, ou seja, quando comparada à empresas concorrentes, alguma particularidade dela salta aos olhos, o que atrai a atenção do consumidor. Em muitas situações, o usuário faz essa associação por conta própria. Nesse sentido, ao escolher um restaurante para almoço, por exemplo, você pode utilizar diversos aspectos de seleção: qualidade da comida, preço, rapidez de atendimento. Assim, todos esses fatores são feitos por uma percepção individual e sem uma comunicação do restaurante.

Por outro lado, em outras ocasiões, as empresas tomam a dianteira e resolvem mostrar claramente por que são diferenciadas. Desse modo, quando um negócio anuncia, portanto, que tem o “menor preço do bairro”, é porque deseja ser reconhecido por isso e chamar a atenção de certo tipo de pessoas mais suscetíveis ao apelo financeiro. Por isso, uma boa maneira de encontrar essas particularidades é realizar a análise FOFA, ou SWOT, com os pontos fortes e fracos do seu negócio.

Ao entender melhor o funcionamento da sua própria empresa e a relação com os concorrentes, é possível destacar aquilo que torna seu negócio único e desejável. Veja agora algumas estratégias para que você emplaque seu produto no mercado, deixando-o diferente de todos os outros!

4 Estratégias essenciais para o marketing de diferenciação dar certo

Confira quais são as estratégias:

1. Segmentação do público

O mercado de motocicletas de luxo, por exemplo, é bastante competitivo e, como se pode imaginar pelo preço das máquinas, não é para qualquer público. Desse modo, mesmo nesse nicho restrito, algumas empresas conseguem encontrar espaço para entenderem que é mais eficiente falar com pessoas específicas em vez de abordar todos os usuários que poderiam comprar uma moto de alto valor.

Nesse sentido, é assim que a Harley Davidson diferencia-se da Kawasaki e vice-versa. Assim, enquanto uma aposta em um espírito mais “rock and roll”, a outra é mais esportiva e, portanto, ambas vendem. Ou seja, não há um único jeito certo de falar com o público, mas é necessário entender quais aspectos funcionam para o seu público-alvo. Por isso, é essencial selecioná-lo, estudá-lo e conhecê-lo.

2. Preço

Entre os anos de 1960 e 1999, a sandália Havaianas era bastante popular, unicamente por sua acessibilidade. Desse modo, era barata e poderia ser encontrada em qualquer comércio de bairro. Assim, esse foi o grande diferencial da empresa até então. Por outro lado, diferenciar-se pelo preço mais acessível não é viável para muitos casos no longo prazo, ou seja, prejudica a saúde financeira do negócio, ou diminui a percepção de valor quando se tem consumidores com maior poder aquisitivo ou resume a marca a essa única característica.

No entanto, ainda é possível se destacar por esse aspecto em algumas brechas. Assim, serviços ou produtos de entrada, mais baratos, e promoções que aconteçam constantemente podem conseguir atrair o público para suas alternativas de maior valor, que mantêm a empresa.

3. Produto

Ao perceber que precisaria de outra particularidade para crescer, a partir dos anos 1990 a Havaianas decidiu destacar-se pelo produto. Nesse sentido, veio então uma explosão de novos modelos para o público e o começo da consolidação internacional da empresa. Essa é uma outra estratégia para conseguir afastar a concorrência, ou seja, não é preciso ter, necessariamente, um produto melhor em qualidade, mas com mais alternativas e seguindo as últimas tendências do segmento que você atua no mercado.

4. Proposta de valor

E o que fazer quando seu serviço ou produto é incomparavelmente mais caro? Você aumenta a proposta de valor dele. Esse foi o segredo por trás do desenvolvimento da Apple. Em outras palavras, desde o período da famosa campanha “Pense diferente”, a empresa sabia exatamente qual era a categoria de público com quem falava e o que era necessário falar para encantá-lo.

Para essas pessoas criativas com pensamento arrojado, esse é o motivo básico e primordial para as filas em cada lançamento, não são por causa mais memória ou maior qualidade no equipamento. O que a Apple vende, acima de tudo, são sonhos e propósitos.

5. Comunicação

Além disso, não podemos nos esquecer de que as pessoas precisam saber dessas particularidades. Nesse sentido, entra a importância da comunicação. Por isso, um dos exemplos mais marcantes dessa estratégia na comunicação brasileira é o da Brastemp, a partir da campanha “Não tem comparação”, de 1992.

Com isso, tornou-se popular a expressão “não é assim uma Brastemp”. Essa é uma maneira muito curiosa de se destacar da concorrência, ou seja, em vez de utilizar a fórmula comum “não somos iguais aos outros”, a estratégia de que “os outros não chegam aos nossos pés” entrou de vez para a cultura do nosso País. Se você quer ser notável no mercado e alavancar sua empresa, é importante buscar estratégias de marketing de diferenciação. Essas estratégias farão com que você consiga que o seu negócio tenha maior destaque em relação ao concorrente e, consequentemente, seus produtos vão atrair um maior público.  Mas se você deseja ir além e se tornar destaque na internet, nós temos o que você precisa. Com o Método Sirius, criado por Bruno Ávila daSer Notável, você aprende como criar os melhores conteúdos para as redes, quais são os melhores horários para publicá-los e como se destacar em um ambiente competitivo. Gostou? Então, saiba tudo sobre esse método inovador!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.