fbpx

Conheça mais sobre a autoridade e aprenda 4 dicas para aprimorar a sua

Atualmente, se você trabalha na internet com certeza já ouviu falar do termo autoridade. Nos últimos tempos, ter autoridade na internet, seja em seu site, blog, nas redes sociais ou em outros meios digitais se tornou fundamental. Isso porque uma pessoa que tenha autoridade tem domínio sobre um determinado assunto e, consequentemente, se destaca nessa área. 

Acontece que mesmo que o termo venha sendo usado por muitos usuários das redes, são poucos que realmente sabem o que é autoridade digital, como ela funciona e qual sua verdadeira importância para os negócios digitais. Isso porque muitas pessoas não compreendem como os algoritmos de busca funcionam, como ocorre esse destaque digital, entre outros processos que envolvem essa área.

Autoridade: aumente sua autoridade na internet com marketing de conteúdo. | Foto: Freepik.

Pensando nisso, a seguir, explicamos o que é autoridade, como ela funciona, qual sua importância na internet e, o mais importante, dicas sobre como aumentar a autoridade do domínio online!

O que é autoridade?

Antes de saber como aumentar autoridade do domínio, é preciso compreender o que é autoridade. O termo pode ser aplicado em diversas áreas, incluindo o meio digital, mas seu significado permanece imutável, independentemente de sua aplicação. O que irá mudar é a forma como se conquista essa autoridade.

Pois bem, o significado de autoridade é o direito que determina o poder para ordenar; poder exercido para fazer com que (alguém) obedeça. Ou seja, a autoridade é uma relação de poder entre indivíduos, sendo um o detentor do poder e os outros que orbitam em torno desse poder. Ou ainda é possível descrever como uma hierarquia, sendo um o detentor do poder e os outros não. Independente de como se vê, a ideia permanece a mesma, uma parte se destaca e as outras não.

Em algumas áreas, a autoridade ainda pode ser dita como legítima ou não e pode ser dividida em categorias. Cada categoria representa um certo tipo de autoridade, ao todo é possível listar 18 categorias de autoridade, mas apenas três se destacam. São elas: autoridade tradicional, autoridade carismática e a autoridade racional-legal. Esses três tipos são utilizados em campos como o direito e a administração. 

Quando pensamos em autoridade digital, a ideia se torna menos complexa. Ela ainda trata de poder e destaque, mas não há categorias ou divisões. A autoridade digital é o respeito, credibilidade, poder de persuasão e domínio que uma figura possui na internet. Quando um site, figura pública, empresa, entre outros, possui autoridade digital, dizemos que ela é referência em sua área no meio online, ou seja, ele é o melhor no que faz.

Sendo assim, podemos dizer que autoridade é o nível de credibilidade e poder que uma figura possui na internet. Quanto maior sua autoridade, mais a figura se destaca no meio digital e mais pessoas conhecem seu trabalho e consomem.

Por que é importante ter uma boa autoridade?

Por que é importante ter uma boa autoridade na internet? Essa pode ser a pergunta que está se passando agora em sua mente, principalmente se você está pouco familiarizado com a forma como o Google e o algoritmo das redes sociais entregam sites, blogs e conteúdos.

Para você compreender qual a importância de uma boa autoridade é preciso saber que atualmente a internet é um local extremamente competitivo. Isso porque todos os tipos de nicho vêm sendo explorados no meio digital há algum tempo e, a cada dia que passa, a concorrência se torna mais acirrada. Além disso, o número de pessoas que utilizam a internet todos os dias apenas cresce, tanto no Brasil quanto no mundo. 

Segundo dados do TIC Domicílio, três em cada quatro brasileiros acessam a internet todos os dias, um número equivalente a 134 milhões de pessoas por dia. Desses usuários, 90% acessam as redes sociais todos os dias, apontando que elas são sua principal fonte de informação.

Dito isso, quando uma marca ou figura pública garante autoridade na internet, ela está assegurando que a maioria desses usuários, que são cerca de 134 milhões de pessoas, irão consumir seus conteúdos e seus produtos. Ou seja, quando você se destaca em seu nicho na internet, a chance das pessoas consumirem é bem maior, e com isso você passa a ser reconhecido pela maioria dos usuários.

Em resumo, ter autoridade digital é ter poder na internet e, consequentemente, destaque para sua marca e seus produtos.

Como funciona a autoridade?

A autoridade é criada a partir da credibilidade de uma marca em seu nicho, ou seja, da confiança que o público tem pela marca. Essa credibilidade é construída a partir do fortalecimento de uma identidade visual, da criação de conteúdos de qualidade e que atendam às necessidades do público, a partir da divulgação de seus produtos e serviços, entre outras ações.

Assim que uma marca alcança esse nível de confiança e credibilidade com seu público, a autoridade irá funcionar da seguinte maneira: seus conteúdos serão priorizados pelos algoritmos, uma vez que o público busca e interage com eles mais do que com outros; você estará a frente nas pesquisas sobre seu nicho; passará a ser citado como referência na área que atua, algo que também fortalece sua autoridade; entre outros. 

Ou seja, a autoridade funciona como um neon para sua marca, ela irá garantir que você se destaque entre tantos concorrentes. Isso porque a internet é um meio extremamente competitivo, e explorado por muitos.

4 dicas para fortalecer sua autoridade

Confira, a seguir, 4 dicas para fortalecer a autoridade digital de sua marca e, com isso, garantir destaque nas redes e na web.

1. Foque em um público-alvo

A primeira dica para fortalecer a autoridade de sua marca na internet é escolher e focar em um público-alvo. Ou seja, focar naqueles que irão consumir sua marca e seus produtos, que serão os seus compradores. Pois imagine, você vende seguros para carro, mas seus conteúdos e anúncios estão chegando para pessoas que não possuem um veículo e que, consequentemente, não irão comprar o que você oferece. Com isso, essas pessoas não entram em seu conteúdo, não consomem, não compartilham e não interagem de forma alguma com sua marca. 

Sem essa interação, sem esses acessos, um site não consegue alcançar um bom domínio e, consequentemente, não consegue uma boa autoridade. Isso porque quem deveria estar lendo tais conteúdos não está.

2. Aposte nas redes sociais

Uma autoridade é construída a partir de diversas ações na internet e uma delas é a presença online. Então, ocupar as redes sociais e conquistar seu público por meio delas é uma forma eficaz de garantir essa presença. Por isso, recomenda-se que uma marca esteja presente em todos os tipos de rede social, Instagram, Facebook, TikTok, entre tantas outras. Para administrá-las de forma eficaz é preciso compreender que elas possuem funcionalidades diferentes para sua marca. 

Para aqueles que acreditam que estar presentes em todas as redes sociais é um grande exagero, temos uma solução! Esteja nas redes que seu público mais consome, por exemplo, você sabe que aqueles que compram seus produtos estão presentes no Instagram e no Facebook, por isso, se concentre nessas duas redes.

3. Marketing de Conteúdo

Investir em Marketing de Conteúdo garante que sua marca irá produzir os conteúdos mais estratégicos e interessantes para o seu nicho, com isso fica mais fácil de ranquear nos buscadores e ser notado pelos algoritmos das redes sociais. Além disso, por meio do marketing de conteúdo garante-se que as publicações serão feitas nos melhores dias e horários e de forma estratégica, por exemplo, em quantidades certas e no formato adequado.

4. Invista em técnicas de SEO

Além do Marketing de Conteúdo, algo que é fundamental para selecionar os melhores conteúdos para o seu público, as técnicas de SEO também são fundamentais para aqueles que desejam ter autoridade na internet. Essas técnicas podem ser aplicadas em sites, blogs, redes sociais e até mesmo em anúncios, tudo para que você se destaque com o algoritmo do Google e de outros buscadores. 

Essas técnicas envolvem a produção de conteúdos estratégicos, que utilizem palavras-chave no texto e no título, imagens originais, conteúdos originais, entre outras configurações que fazem com que o seu material ranqueie melhor nos buscadores. Agora que você já sabe tudo sobre autoridade digital, está na hora de investir nas dicas citadas acima e garantir que sua marca será destaque na internet. Mas se você ainda possui dúvidas de como garantir sua autoridade, como produzir bons conteúdos e como divulgá-los, nós temos o que você procura. O Método Sirius, criado por Bruno Ávila da Ser Notável, te ajuda a criar conteúdos estratégicos para seus sites, blogs e redes sociais, te mostra os melhores horários para compartilhá-los e garante que você se destaque nas redes. Gostou? Então confira tudo sobre esse método inovador!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.