Blog

Paleta de cores: crie uma personalizada para sua marca

Todo criador de conteúdo sabe como é imprescindível ser esteticamente organizado e atraente no Instagram. De todas as redes sociais, esta é a que tem o maior apelo visual, sendo composta de imagens, vídeos e cores. Nesse sentido, a paleta de cores Instagram é um recurso muito usado pelos usuários da plataforma que a utilizam como forma de trabalho.

Para saber como manter um feed organizado no Instagram, montar uma paleta de cores Instagram e, consequentemente, ter mais sucesso e engajamento no Instagram, leia este texto!

O que é uma paleta de cores?

Uma paleta de cores é um recurso visual que ajuda a trazer um conceito para uma marca, produto, logo, e tudo mais no qual ela é aplicada, por meio da seleção de cores. Inicialmente, a paleta de cores era uma estratégia do design, mas hoje a paleta de cores já se aplica em diversos outros meios, como a publicidade, a arquitetura, os videogames e a moda – e pode ser facilmente notada no Instagram, por exemplo.

Assim, é imprescindível usarmos esse recurso da paleta de cores também no feed do Instagram ou no Instagram Stories, pois nesta rede social, além de um bom conteúdo, as pessoas querem ver imagens bonitas e de boa qualidade. Por isso, veremos como montar a sua paleta de cores no Instagram a seguir!

Exemplo de feed do instagram com paleta de cores azul e tons terrosos. | Foto: Unsplash.

Para que serve uma paleta de cores?

A paleta de cores Instagram, dessa forma, serve para organizar as cores de determinado objeto, logo, produto ou qualquer tipo de item, trazendo beleza estética e conforto visual.

Mais do que isso, a paleta de cores tem a capacidade de expressar uma personalidade e determinar valores e sentimentos, como força, perseverança, sustentabilidade, alegria e outros. Assim, a paleta de cores Instagram associa uma marca à sua identidade.

Como escolher a sua paleta de cores e associar à identidade da marca

Como foi dito, mais do que trazer organização e beleza, a paleta de cores Instagram tem o poder de provocar sentimentos e associar determinados valores à sua marca ou produto. Assim, para escolher como montar a sua paleta de cores Instagram, escreva em um papel tudo o que você quer que sua marca represente.

Depois de fazer esse exercício, verifique quais cores carregam aquilo que você quer passar para o seu cliente e para os internautas que vão esbarrar em seu feed do Instagram. Para verificar o poder de cada cor e montar a sua paleta de cores perfeita no Instagram, verifique a seguinte lista de alguns significados que as cores carregam:

  • Azul: empatia, bondade, confiança;
  • Vermelho: paixão, força, coragem;
  • Amarelo: alegria, otimismo, juventude;
  • Verde: saúde, esperança, desenvolvimento;
  • Roxo: fineza, sabedoria, dignidade;
  • Laranja: vitalidade, fidelidade, ambição;
  • Marrom: maturidade, integridade, respeito;
  • Cinza: estabilidade, equilíbrio, neutralidade;
  • Preto: elegância, poder, sofisticação;
  • Branco: calmaria, paz, clareza.

Por fim, confira se esses tons da paleta de cores Instagram combinam entre si. Elas podem ser análogas – ou seja, conversarem muito bem entre si, ficando harmônicas – ou complementares – sendo opostas, mas, mesmo assim, não deixando de combinar. Como yin e yang, em que uma traz aquilo que a outra não tem.

Também, além de usar a combinação escolhida no feed do seu Instagram, use a paleta de cores no seu logo, blog, site institucional, redes sociais e tudo mais que envolve o seu negócio. Essa é uma forma de fazer o público reconhecer imediatamente a sua marca e identidade – através da própria paleta de cores Instagram definida.

Feed harmônico no Instagram

Para se ter um feed harmônico no Instagram, tenha em mente as dicas sobre cores complementares ou análogas. Como exemplos, temos a clássica combinação vermelho e amarelo, que são análogas, por serem familiares. Essa combinação da paleta de cores é muito usada em marcas e logos do ramo alimentício pois, psicologicamente, tem o poder de despertar a fome.

Já a combinação azul e laranja, por exemplo, de cores complementares, traz uma imagem de modernidade, elegância – principalmente se usar o azul marinho – e personalidade. Assim, essa costuma ser a paleta de cores de bancos e empresas de tecnologia.

Assim, depois de escolhida a sua paleta de cores, faça postagens no feed do Instagram que carreguem, ao menos, uma cor desta paleta de cores Instagram. Na foto do Instagram, a cor não precisa ser a predominante, mas é necessário que ela apareça em destaque. Seguindo essas dicas de paleta de cores Instagram, seu feed do Instagram ficará mais harmônico, agradável aos olhos e atrativo para os novos seguidores do Instagram.

Ferramentas para criar paleta de cores e como criar paleta de cores

Agora que você já sabe tudo sobre paleta de cores e paleta de cores Instagram, indicaremos alguns softwares e ferramentas que podem auxiliar na hora de fazer testes de combinações e escolher a paleta de cores ideal para o seu Instagram. Para esse exercício de paleta de cores Instagram, exerça sua criatividade, experimente diversas tonalidades e solte a imaginação.

  • Canva;
  • Adobe Kuler;
  • Color Scheme Design;
  • Color Explorer.

Exemplos de paleta de cores de Instagram

Sabemos que é muito mais fácil elaborar estratégias e ideias quando temos algo para nos inspirarmos. Por isso, para se ter ideia de alguns exemplos práticos de feeds organizados no Instagram com paleta de cores, separamos três exemplos para vocês se inspirar na sua paleta de cores Instagram:

Exemplo de feed do Instagram seguindo a paleta de cores bege e branca. | Foto: Reprodução.
Feed instagram inspirado na paleta de cores azul. | Foto: Reprodução.
Feed instagram paleta de cores branco e preto. | Foto: Reprodução.

Método Sirius

Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no YouTube – e nem sabem muito sobre paleta de cores e paleta de cores Instagram. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:

  • Criar conteúdos que gerem resultados rápidos e a percepção imediata de autoridade;
  • Postar conteúdo certo, no momento certo e na frequência certa;
  • Ganhar reconhecimento, visibilidade, seguidores e um negócio on-line milionário.

Além disso, com o Método Sirius, você terá à sua disposição lives exclusivas, onde seu projeto poderá ser analisado ao vivo; um grupo de acompanhamento, que inclui o criador do método, Bruno Ávila, e outros grandes notáveis e, ainda, receberá todas as atualizações durante um ano. Para ter acesso todos os tipos de paleta de cores Instagram e muito mais, e ainda conhecer cases de sucesso do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se na lista VIP!

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Recent Posts

25 frases de marketing digital e as lições que seu negócio pode tirar dela

Você já se pegou em um momento sem inspiração? Sabe aqueles dias em que as…

2 anos ago

6 livros sobre marketing digital que você precisa conhecer agora

Nos últimos anos, o Marketing e o Marketing Digital se tornaram fundamentais para muitas empresas,…

2 anos ago

Tráfego digital: saiba como rastrear o impacto de seu conteúdo nas redes

No mundo online, o tráfego digital se refere à movimentação de pessoas que navegam entre…

2 anos ago

Marketing 4.0: conceitos e práticas para turbinar seu perfil nas redes

Nos últimos anos, o Marketing se tornou uma área primorosa, fundamental para todos os tipos…

2 anos ago

Mercado digital: você está preparado para as novas tendências?

Quem é ou pretende ser empreendedor, precisa entender o mercado digital. Desse modo, a tecnologia…

2 anos ago

Isca digital: saiba o que é e como usá-la para turbinar seu conteúdo nas redes

A luta pela atenção dos internautas no mundo online se torna cada vez mais complexa…

2 anos ago