fbpx

ShadowBan: conheça a punição do Instagram que prejudica o seu engajamento

Atualmente, as redes sociais têm um papel muito importante na vida das pessoas, principalmente para aquelas que usam as mídias como área de trabalho. Nessas plataformas, o engajamento é muito importante, pois é por meio dele que você conseguirá ou não fazer sucesso. Por conta disso, é preciso ficar muito atento com as suas atitudes para não ter perigo da sua conta levar shadowban e você ter problemas com o seu conteúdo. 

Se você trabalha nas redes sociais ou com negócios online, é muito importante que você esteja por dentro de todo tipo de punição que seu conteúdo possa levar, pois isso influencia na sua taxa de engajamento e pode fazer com que sua conta tenha grandes perdas. Para que você fique por dentro disso, iremos falar sobre shadowban. 

Entenda o que é, como sair do shadowban, o que fazer para não levar e como recuperar engajamento. | Foto: Freepik.

O que é shadowban?

Por mais que shadowban seja um termo que vem sendo cada vez mais utilizado, muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto ao seu significado, por isso, iremos falar um pouco sobre o que é shadowban. 

Shadowban, ou “banido nas sombras” em português, ocorre quando a pessoa viola alguma regra de uso da plataforma e, por conta disso, acaba sofrendo uma punição em sua conta. 

A punição do shadowban faz com que seu conteúdo não seja entregue para tantas pessoas, fazendo com que sua taxa de engajamento – relacionada a curtidas, comentários e compartilhamento – fique menor. Com isso, seu conteúdo fica como uma espécie de fantasma, não sendo achado pelos seus seguidores. 

As plataformas utilizam o shadowban como uma maneira de controlar o conteúdo que é publicado pelos usuários, pois, dessa maneira, é possível tirar de cena as publicações que podem ser ofensivas. Essa atitude tem o intuito de transformar as redes sociais em ambientes melhores e mais saudáveis.

O que causa shadowban?

O shadowban pode ser causado por diversas violações de regras, no entanto, vamos citar as mais comuns para que você fique de olho e não cometa esses erros: 

Mau uso de hashtags

Um grande motivo do shadowban Instagram, e de outras plataformas, é o mau uso das hashtags. Esse recurso é muito utilizado para que a foto consiga um alcance maior, no entanto, é preciso ficar atento ao que é colocado para que sua conta não tome shadowban. Isso pois algumas hashtags não são permitidas por remeterem a conteúdo sexual, drogas, tráfico ou discurso de ódio. 

Parece ser meio óbvio o não uso desse tipo de hashtag. Porém, pode haver algum tipo de confusão relacionado a idiomas. Por exemplo, a #sextou, muito famosa e utilizada no Brasil, é tida como proibida pelo Instagram, pois remete ao ato sexual em inglês, “sex to you”. Então, é preciso ficar muito atento. 

Automações de atividades

Além da importância do engajamento para as redes sociais, possuir um grande número de seguidores também faz a diferença. Com isso, para facilitar o processo de crescimento do perfil, algumas pessoas têm o hábito de comprar seguidores. Isso pode soar meio estranho, mas é literalmente pagar para que perfis fakes te sigam. 

Essa atitude, além de manchar a imagem da marca, pode fazer com que o perfil leve shadowban, pois a pessoa estaria pagando para fazer sucesso, algo que vai contra o princípio de progresso orgânico e legal. 

Atividades repetidas

As plataformas também dão shadowban para perfis com atividades suspeitas, que possam estar se passando por pessoas, mas que, na verdade, são robôs pagos para seguir perfis e fazer comentários. Por conta disso, é muito importante que você não faça atividades muito repetitivas, como curtir, comentar ou seguir muitas pessoas em um curto espaço de tempo. 

Então, quando for interagir com outros perfis, tenha cuidado para fazer isso de maneira moderada e não acabar tendo comportamentos considerados suspeitos pela plataforma, que podem levar ao shadowban. 

Como identificar o shadowban? Será que já aconteceu com seu perfil?

As plataformas não admitem que exista o shadowban, pois é algo que pode, por engano, prejudicar criadores de conteúdo que não violaram as regras. Por conta disso, as redes sociais não avisam que você sofreu shadowban, o que torna necessário ter conhecimento nessa área, a fim de conseguir identificar se houve ou não shadowban no seu perfil. 

Ao tomar shadowban, você perceberá que seu engajamento irá diminuir drasticamente, com isso, você terá menos curtidas, comentários e compartilhamentos. Por isso, é muito importante que você esteja sempre de olho nas métricas para conseguir analisar se houve ou não shadowban. 

Outra coisa que ajuda a analisar se você tomou o shadowban é o seu alcance, pois ele também irá cair drasticamente. Afinal, a plataforma não quer que um conteúdo que fere suas diretrizes seja visto por mais pessoas. Isso mostra, novamente, a importância de estar sempre vendo as estatísticas relacionadas ao seu perfil. 

O que fazer se acontecer de seu perfil tomar shadowban

O shadowban é algo temporário e, por isso, não há necessidade de se desesperar. No entanto, você pode fazer algumas coisas para evitar que o shadowban se prolongue e/ou ocorra novamente e, também, para que você consiga sair do shadowban.

O primeiro passo a ser tomado é dar uma pausa da plataforma de, pelo menos, 24h. Com isso, a plataforma entenderá que você entendeu a punição e buscará melhorar para as próximas vezes.

Outra coisa que deve ser feita é a de excluir hashtags que possam ter sido o motivo do shadowban. Além disso, você deve diminuir o uso desse recurso nas próximas fotos. Com isso, aos poucos, você irá recuperar o engajamento do seu perfil. 

Como evitar o shadowban

Para evitar o shadowban, você deve ter interações moderadas, para não ser confundido com contas comandadas por robôs. Fazer pesquisas sobre as hashtags, para não ter perigo de colocar palavras ofensivas. E, claro, não fazer compras de seguidores e likes para conseguir crescer. 

Como visto, se  você ficar atento e não fizer nada fora do normal da plataforma, é muito difícil que seu perfil caia no shadowban. No entanto, é necessário ficar atento com todas as redes sociais, pois, além do Instagram, também existe o shadowban Twitter. 

Método Sirius

Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no YouTube. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:

  • Criar conteúdos que gerem resultados rápidos e a percepção imediata de autoridade;
  • Postar conteúdo certo, no momento certo e na frequência certa;
  • Ganhar reconhecimento, visibilidade, seguidores e um negócio on-line milionário.

Além disso, com o Método Sirius, você terá à sua disposição lives exclusivas, onde seu projeto poderá ser analisado ao vivo; um grupo de acompanhamento, que inclui o criador do método, Bruno Ávila, e outros grandes notáveis e, ainda, receberá todas as atualizações durante um ano. Para ter acesso a tudo sobre ShadowBan e muito mais, e ainda conhecer cases de sucesso do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se na lista VIP!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Benefícios do marketing terceirizado

A terceirização é um assunto bastante recorrente no mundo corporativo. Geralmente, terceirizar serviços traz maior flexibilidade e eficiência em alguns casos. Se você é um

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *