fbpx

Empreendedorismo Social: o que é e qual o seu impacto na sociedade

Existe muita gente que olha para as mazelas do mundo e sente a vontade de mudá-lo, melhorá-lo e fazer dele um lugar mais justo, confortável e seguro para esta geração e para as próximas que virão. Contudo, essa não é uma tarefa simples ou fácil, uma vez que essas atividades levam tempo, esforço e até mesmo dinheiro. Mas, para a resolução desses problemas, o empreendedorismo social pode ser a solução!

Se você tem muita sede por mudança, mas ainda não sabe o que é empreendedorismo social ou o que faz um empreendedor social, essa pode ser a oportunidade que você estava esperando para fazer deste mundo um lugar melhor.

Neste texto, você vai entender o que é empreendimento social, qual a função dele e qual o seu impacto no mundo nos dias atuais. Também, você verá como é possível fazer negócios online que sejam benéficos ao planeta. Boa leitura!

Empreendedor social

Um empreendedor social é aquela pessoa que carrega todas as boas características de um empreendedor comum. É visionária, sabe se comunicar, faz bons planos e estratégias, tem iniciativa, é persistente e possui um espírito de liderança. No entanto, mais do que tudo isso que citamos, o empreendedor social está disposto a colocar em prática ideias para melhorar a sociedade.

Assim, o empreendedor social tem negócios com responsabilidade social e capacidade de melhorias, assim, muitas vezes, esse compromisso não é somente com os seres humanos, mas também com a sustentabilidade do planeta.

Dessa forma, assim como qualquer outro negócio, o empreendedorismo usa suas receitas para funcionar, sendo que elas são adquiridas por meio de produtos ou serviços. No entanto, diferente das demais empresas, o empreendimento social não visa o lucro, mas, sim, o bem-estar do próximo.

O empreendedorismo social é cada vez mais importante para mudar o mundo. | Foto: Unsplash.

Sua importância e transformação na sociedade

Cuidando muitas vezes de setores e temas negligenciados pela sociedade, o empreendedorismo social tem o poder de ajudar o próximo direta ou indiretamente. Seja criando oportunidades profissionais na vida de uma pessoa, seja melhorando o saneamento básico de um bairro, por exemplo, esse trabalho tem muito poder de transformação.

Também, muitas vezes, os empreendedores sociais são as mentes brilhantes que criam ideias para agregar valor à sociedade, que depois são seguidas pelas demais pessoas e negócios. Por estar convivendo dia a dia com esses temas sociais, o profissional desse ramo tem todos os recursos para criar ideias e negócios de impactos positivos no planeta. Dessa forma, o bem se espalha para os demais setores da sociedade.

Ajudar o próximo

Ajudar o próximo é a grande missão do empreendedor social. Até mesmo pelas redes sociais, como Facebook e  Instagram, esses empreendedores se movimentam para criar correntes do bem e ajudar os demais. Essa atitude forma uma cadeia de ajuda ao próximo que pode se tornar até mesmo global, inspirando pessoas das mais diversas nacionalidades.

ONGs

As ONGs, organizações não governamentais, assim como o empreendedorismo social, não necessitam do governo para sobreviverem. Elas estão muito ligadas ao empreendedorismo e ao ativismo social, promovendo mudanças positivas na mentalidade da população e provocando ações que ajudam os mais diferentes povos.

Funcionamento na prática

Com isso, veremos três maneiras de como o empreendedorismo social funciona na prática, abordando três temas de altíssima relevância para a sociedade:

Vulnerabilidade socioeconômica

A vulnerabilidade socioeconômica é um tema que machuca quem sente, tanto pelas mazelas que a pessoa vive, quanto por ela ser tão ignorada pela sociedade. As grandes cidades do Brasil estão repletas de famílias em situação de risco, muitas vezes com crianças, que passam fome, frio e dor.

Nesse cenário, no qual não há perspectiva de mudança e esperança, a atitude do empreendedorismo social é proporcionar uma oportunidade a essas pessoas vulneráveis, seja oferecendo uma oportunidade de trabalho, uma casa ou, até mesmo, recursos para uma vivência digna, como alimentos, cobertores, itens de higiene e um pouco de carinho.

Educação

A educação é um tema muito sensível aos empreendedores sociais, pois muitos deles acreditam que a educação é o primeiro passo para melhorar todo o sistema em que vivemos. Como em um dominó, em que se derruba a primeira peça e todas as demais caem em fileira.

A educação de crianças tem a capacidade de gerar um futuro mais sólido e confortável para a geração que virá. Já a educação de adultos provoca, muitas vezes, uma primeira chance para aqueles que não tiveram oportunidade no passado possam estudar agora, transformando a vida de um cidadão e até mesmo de sua família inteira.

Assim, a educação é um investimento no qual todos saem ganhando. A sociedade ganha mais profissionais qualificados, mais mentes pensantes e revolucionárias e tem seus indivíduos potencializados para deixar de lado velhos hábitos ruins. Já as famílias ganham mais uma fonte de sustento ou, muitas vezes, a primeira fonte de sustento.

Meio ambiente

O meio ambiente é outro tema sensível à toda sociedade e, mais do que isso, atinge todo o planeta. Perigos como aquecimento global, derretimento das calotas polares, incêndios florestais e muitos outros se tornam cada dia mais urgentes. A natureza está demonstrando que não suportará mais todo o desgaste que os seres humanos proporcionaram a ela.

Dessa forma, o empreendedorismo social entra em cena tomando atitudes como aumentar a reciclagem, incentivar a redução da produção de lixo, aumentar a economia de água e ajudar no reflorestamento.

Método Sirius

Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no YouTube. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:

  • Criar conteúdos que gerem resultados rápidos e a percepção imediata de autoridade;
  • Postar conteúdo certo, no momento certo e na frequência certa;
  • Ganhar reconhecimento, visibilidade, seguidores e um negócio on-line milionário.

Além disso, com o Método Sirius, você terá à sua disposição lives exclusivas, onde seu projeto poderá ser analisado ao vivo; um grupo de acompanhamento, que inclui o criador do método, Bruno Ávila, e outros grandes notáveis e, ainda, receberá todas as atualizações durante um ano. Para ter acesso a tudo sobre empreendedorismo social e muito mais, e ainda conhecer cases de sucesso do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se na lista VIP!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *