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Como fazer Live no Instagram e como usar a ferramenta para vendas

De acordo com o Relatório Digital de 2021, realizado pelo We Are Social em parceria com a  Hootsuit, o Instagram é a quarta rede social mais utilizada no Brasil, com mais de 95 milhões de pessoas. Esse alto número de usuários tem muito haver com as diversas ferramentas oferecidas pela plataforma, como os stories, o IGTV e a live. A live no Instagram, especialmente, vem fazendo muito sucesso e, por isso, iremos falar um pouco sobre ela.

O Instagram live vem sendo muito utilizado pelos indivíduos por ser um instrumento diferente, que atrai um bom engajamento e, consequentemente, faz com que novas pessoas conheçam o conteúdo produzido por você.

Saiba como funciona Instagram Live. | Foto: Unsplash.

O que é a live no Instagram?

Mesmo que a live esteja em alta, ela ainda é algo relativamente novo e que ainda desperta dúvidas em algumas pessoas sobre como funciona. Por conta disso, iremos explicar o que é live.

O Instagram live é um recurso que está alocado dentro do próprio Instagram, o qual permite que os usuários façam transmissões ao vivo. Atualmente, qualquer pessoa pode utilizar a live do Instagram, independente do número de seguidores e da taxa de engajamento.

A live do Instagram é uma ferramenta muito interativa, que torna possível o usuário convidar seguidores e telespectadores a participarem ao vivo da live. Além disso, há um chat no qual aqueles que estão vendo podem interagir mandando comentários. Também existe a caixa de pergunta, na qual as pessoas mandam questionamentos para serem respondidos na hora da live.

Ao finalizar a live, o usuário é capaz de colocá-la nos stories ou então salvá-la como um vídeo do IGTV. Com isso, aqueles que não conseguiram acompanhar a live ao vivo no Instagram, podem vê-la posteriormente.

Por que fazer lives no Instagram?

Fazer live no Instagram traz diversos benefícios para o seu perfil, que tem grande potencial de crescimento com a live. Por isso, iremos mostrar alguns pontos positivos de quem faz live:

Conteúdo da live mostra o imediato

Atualmente, as pessoas prezam por um conteúdo imediatista, no qual o usuário mostra exatamente o que está fazendo no momento. A live no Instagram permite essa exposição imediata, inclusive com a interação do público, sendo algo de agrado de seus seguidores.

Aproximação com os seguidores do Instagram

O Instagram live também faz com que seja possível uma aproximação da audiência com a pessoa, pois a live funciona como se fosse uma conversa entre os seguidores e o usuário, principalmente pela possibilidade de mandar comentários e perguntas.

Divulgação da marca no Instagram

Além disso, a live também serve como uma divulgação da marca no seu Instagram. Isso porque quando alguém inicia uma live, o Instagram envia para seus seguidores uma notificação avisando que a pessoa entrou na live. Com isso, muitos irão ter curiosidade de assistir à pessoa e, caso gostem, podem enviar a live para seus amigos do Instagram, aumentando o engajamento.

Aumento do engajamento

O Instagram live também é algo que ajuda a melhorar o engajamento do seu perfil. Isso pois o número de visualizações e comentários realizados durante a live conta para a sua taxa de engajamento medida pelo Instagram. Além disso, mais pessoas irão te conhecer por conta da live e começarão a acompanhar seu conteúdo.

Como visto, fazer live no Instagram é fundamental para você obter sucesso nessa plataforma, pois ela fará com que mais pessoas gostem do seu conteúdo.

Como fazer live no Instagram?

Depois de entender o que é live e o motivo para fazer Instagram live, chegou a hora de saber como colocar a mão na massa e criar vídeos ao vivo, algo fácil e prático que pode aumentar seu engajamento.

Como já falado, o recurso da live está disponível para todos os usuários, desde aqueles mais famosos até os que chegaram há pouco tempo no Instagram e ainda não possuem muitos seguidores.

Para criar a sua live, você precisa entrar no Instagram, clicar no botão “+” que está localizado no canto superior direito. Depois disso, é preciso selecionar a opção “ao vivo”, que fica no canto inferior direito. Com isso, você será redirecionado para a parte da live, na qual você precisa apenas clicar no botão central e pronto, você estará fazendo uma live.

Para finalizar a live, basta clicar no “x” que fica localizado no canto superior direito. Depois disso, aparecerá a opção de salvar o vídeo no IGTV, colocá-lo nos stories ou então apenas desligar.

Como melhorar a sua live

Fazer uma boa live não é tão simples como parece, é necessário planejar elementos que diferenciem o seu Instagram live do de outras pessoas. Por mais que o mais divertido desse recurso seja a espontaneidade, é bom produzir um roteiro com alguns temas que você gostaria de abordar.

Também é bom se importar com o cenário, uma boa iluminação e um ambiente organizado fazem a diferença na hora em que as pessoas estiverem vendo a live. Isso porque passa um ar de profissionalismo e comprometimento com aqueles que acompanham seu Instagram.

Uma boa live também conta com participantes, então chame pessoas para fazer parte do Instagram live. Esses convidados podem ser seguidores comuns ou especialistas no assunto que você estiver tratando, independentemente da escolha, o importante é ter mais gente participando para deixar tudo mais dinâmico. 

Por último, é fundamental que você leia alguns comentários e responda uma parte das perguntas realizadas. Essa maneira de interação na live agradará o público, aproximará os seguidores e também passará uma imagem sua mais simpática.

Como vender durante a live no Instagram?

Assim como em outras ferramentas do Instagram, a live permite que você faça vendas e consiga lucrar. Uma maneira disso é, em algum momento do Instagram live, você mostrar produtos que são vendidos por você ou por uma marca parceira.

Também é possível fazer uma live no Instagram patrocinada por alguma marca, com isso, tudo o que aparecer na live terá o logo da empresa. Dessa maneira, você não está realizando uma venda diretamente, mas está induzindo a pessoa a comprar produtos da marca.

Outra maneira de fazer vendas no Instagram live é divulgando uma loja, com isso, em algum momento da live, você falará sobre a loja e irá indicar seus seguidores a fazerem compras por lá.

Método Sirius

Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no YouTube. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:

  • Criar conteúdos que gerem resultados rápidos e a percepção imediata de autoridade;
  • Postar conteúdo certo, no momento certo e na frequência certa;
  • Ganhar reconhecimento, visibilidade, seguidores e um negócio on-line milionário.

Além disso, com o Método Sirius, você terá à sua disposição lives exclusivas, onde seu projeto poderá ser analisado ao vivo; um grupo de acompanhamento, que inclui o criador do método, Bruno Ávila, e outros grandes notáveis e, ainda, receberá todas as atualizações durante um ano. Para ter acesso a tudo isso – sobre live no Instagram – e muito mais e ainda conhecer cases de sucesso do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se na lista VIP!

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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