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Conheça mais sobre o Engajamento e seus benefícios, dentro e fora das redes sociais

A palavra “engajamento” pode ser encontrada em diferentes contextos. Mas foi durante a era digital que esse termo ganhou uma imensa popularidade. Isso porque ter seguidores engajados é de extrema importância para pessoas que estão começando a fazer de sua presença digital um negócio rentável.

Engajamento significado: ter um seguidor engajado é o mesmo que ter um fã assíduo. | Foto: Unsplash/Priscilla Du Preez.

Quer entender o que é engajamento, a importância de ter seguidores e clientes engajados e como conseguir isso? Continue a leitura!

Engajamento: o que é?

Entender o que é engajamento é essencial para quem quer se destacar no mundo digital. A palavra “engajamento” pode ser utilizada em diferentes contextos, inclusive no âmbito político, e possui um sentido muito parecido em todas as situações. No caso do marketing digital, esse termo se refere às interações por parte do público, que acontecem nos canais digitais da marca. Quando esses indivíduos interagem muito com a empresa em questão, dizemos que eles são engajados.

Engajamento significado

Engajamento significa participar ou colaborar com algo. Portanto, a palavra pode ser aplicada em todo o âmbito empresarial, não só nos canais de divulgação da companhia. Afinal, ter clientes e funcionários engajados é tão importante quanto ter seguidores engajados.

Para que serve ter seguidores (e clientes) engajados?

Agora que você já sabe o que significa engajamento, está na hora de entender qual a importância de ter seguidores e clientes engajados. Pois o ato de engajar traz diversos benefícios para a marca, desde mais alcance nas redes sociais, até ganho de autoridade em sua área de atuação.

A interação é um fator muito importante no mundo digital, por isso o engajamento conta tanto. Quando um seguidor curte ou comenta sua postagem, ele está gerando engajamento. E esse engajamento é, em grande parte, responsável pela entrega do conteúdo para mais pessoas.

Pois quando a rede social percebe que a sua postagem tem um alto nível de engajamento, entende que as pessoas estão gostando dela, então há mais probabilidade de outros também gostarem. Por isso, seu alcance cresce quando seu perfil tem mais engajamento. Ou seja, quanto mais seguidores engajados, melhor performam suas postagens. Os engajados são de grande importância para o seu desempenho nas redes sociais.

Agora, quando se fala em manter clientes engajados, essa questão é importante porque o engajamento, nesse caso, é uma maneira de construir uma relação mais próxima com esses indivíduos, fidelizá-los e, quem sabe, induzi-los a te indicar para outras pessoas. Por isso, o engajamento vai além das redes sociais, é possível manter clientes engajados por meio de outros canais, como o e-mail marketing.

Além disso, quando os indivíduos são engajados com a marca é sinal de que eles estão satisfeitos com o conteúdo oferecido. Portanto, o engajamento é um excelente termômetro para entender seu público. Afinal, seguidores e clientes engajados são seguidores e clientes felizes com o que está sendo entregue. O engajamento mede a satisfação do indivíduo com a marca. Então, se esforce para manter o engajamento em alta com clientes engajados e seguidores engajados.

Engajamento nas redes sociais

As redes sociais são canais que prezam pela interação. Por isso, estimular o engajamento nesses canais é de extrema importância. Não é à toa que essa é a esfera onde o termo “engajamento” é mais discutido.

Quando um seguidor interage com suas publicações em qualquer rede social, isso quer dizer que ele está se engajando com o seu perfil. O resultado desse engajamento é mais autoridade e alcance para a sua marca, assim como seguidores engajados com mais potencial de conversão. Por isso, seguidores engajados só trazem benefícios para sua marca.

Como conseguir mais engajamento nas redes sociais?

A primeira e mais valiosa dica para conseguir mais engajamento nas redes sociais é descobrir qual é o seu público-alvo e produzir conteúdo para ele. Pois, quando você faz postagens pensando nos interesses de indivíduos específicos, a probabilidade de mantê-los engajados é muito maior.

Outra dica para conseguir mais engajamento em suas redes é incentivar os seus seguidores a interagirem com você. Mantenha-os engajados pedindo para que eles comentem o que acharam do conteúdo, compartilhem com os amigos e favoritem o post para consultarem mais tarde. Essa atitude pode te fazer ganhar muito no quesito engajamento.

Engajamento fora das redes

Engajamento não é algo que existe apenas nas redes sociais. Ter funcionários engajados é tão ou mais importante que ter seguidores engajados. Por isso, o engajamento dentro de uma empresa vai muito além do Facebook, Twitter e Instagram.

Também existe o engajamento de clientes que pode acontecer fora das redes sociais. Clientes engajados interagem com a empresa nos mais diferentes canais. Seja respondendo às comunicações via e-mail marketing ou comentando em alguma postagem do blog, clientes engajados estão sempre aumentando o engajamento da marca.

Como conseguir mais engajamento fora das redes sociais?

Conseguir funcionários engajados e clientes engajados não é mais fácil do que conseguir seguidores engajados. Uma boa dica para aumentar o engajamento entre os funcionários é tratá-los de maneira respeitosa e fazer da empresa um bom local de trabalho.

Agora, uma boa tática para conseguir clientes mais engajados é fazê-los se sentir especiais. Afinal, quem não gosta de ser tratado como prioridade? Com os clientes não é diferente. Por isso, trate-os da forma mais individual possível e veja seu engajamento crescer.

Como medir o engajamento?

Uma forma de medir o engajamento nas empresas é utilizando as métricas Net Promoter Score (NPS) e employee Net Promoter Score (eNPS). O NPS mede os consumidores engajados e o eNPS, os funcionários engajados. Veja, a seguir, um pouco mais sobre as duas!

NPS – Net Promoter Score

O NPS é uma pesquisa que mensura o engajamento dos consumidores com a marca. Para realizá-la, basta fazer a seguinte pergunta para os clientes: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a empresa a um amigo ou familiar?”.

Depois, com os resultados já em mãos, você deve dividir esses clientes em três grupos, de acordo com o número da escala de 0 a 10 que eles escolheram: promotores (9 ou 10), neutros (7 ou 8), detratores (0 a 6). Desses grupos, os promotores são os que dão mais engajamento.

Após separar seus clientes entre promotores, neutros e detratores, você deve fazer um cálculo para ter o seu NPS. Basta subtrair os promotores pelos detratores, dividir o resultado pelo número de respondentes e depois multiplicar por cem. Os resultados vão variar de -100 a 100 e é possível analisá-los seguindo as seguintes escalas:

  • -100 a 0: você precisa urgentemente melhorar a experiência do cliente;
  • 1 a 50: a experiência do cliente não está horrível, mas é preciso melhorar;
  • 51 a 75: os clientes percebem valor na sua marca;
  • 76 a 100: os clientes estão engajados, pode comemorar. 

eNPS – employee Net Promoter Score

O eNPS mede o engajamento do colaborador com a empresa e, no geral, a mensuração é muito parecida com o NPS. A única coisa que difere nos dois é a pergunta, que no caso do eNPS é: “De 0 a 10, qual é a probabilidade de você recomendar sua empresa como um bom lugar para se trabalhar?”.

Por fim, seguidores, clientes e funcionários engajados trazem diversos benefícios para a empresa. Portanto, siga as dicas do artigo para engajá-los e medir esse engajamento. Fazer isso só vai ajudar o seu negócio a crescer ainda mais.

Saber medir o engajamento nas redes sociais é essencial para o sucesso de uma estratégia. | Foto: Unsplash/Georgia de Lotz.

Método Sirius

Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no YouTube. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:

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Além disso, com o Método Sirius, você terá à sua disposição lives exclusivas, nas quais seu projeto poderá ser analisado ao vivo; um grupo de acompanhamento, que inclui o criador do método, Bruno Ávila, e outros grandes notáveis e, ainda, receberá todas as atualizações durante um ano – tratando sobre o engajamento, seus seguidores engajados e outros assuntos revelantes. Para ter acesso a tudo isso e muito mais e ainda conhecer cases de sucesso do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se na lista VIP!

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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