fbpx

Identidade Verbal: já pensou em fazer para sua marca?

Assim como a identidade visual, sonora e olfativa, a identidade verbal faz parte do conjunto que integra o posicionamento de mercado da marca. Quando uma marca se posiciona de forma correta, os resultados são mais clientes engajados e mais negócios fechados. Por isso, acertar na identidade verbal é extremamente importante.

A identidade verbal é responsável por integrar o posicionamento da empresa. | Foto: Unsplash/Icons8 Team.

Quer aprender tudo sobre identidade verbal de marca? Continue a leitura!

O que é

A identidade verbal faz parte de um conjunto que integra a imagem da marca. Esse conceito consiste na forma de se comunicar da empresa com seus clientes e consumidores em potencial. A forma de se comunicar diz muito sobre a personalidade e as vivências de uma pessoa, e com as empresas não é diferente.

Quando uma empresa constrói uma identidade verbal, ela está decidindo a forma como irá se comunicar com o seu público. E essa maneira de se comunicar influencia diretamente nos resultados da companhia. Nos próximos subtítulos, você entenderá o porquê.

Conteúdos

Existem alguns elementos que compõem uma identidade verbal, cada um deles influencia na forma de se comunicar da empresa, por isso, todos são de extrema importância. Veja, a seguir, quais são esses elementos e um pouco sobre eles:

  • Nome da marca: também chamado de “naming”, o nome da marca representa parte importante de sua identidade verbal;
  • Tom de voz: o tom de voz adotado pela empresa é a forma como ela vai se comunicar com o cliente, público em potencial e seus colaboradores. Esse elemento reflete a personalidade da marca;
  • Mensagem: a mensagem representa tudo aquilo que a empresa deseja passar para os seus clientes. Consiste, basicamente, no tema ou temas que serão tratados pela marca;
  • Tagline: já tagline é uma frase curta que representa a essência do negócio;
  • Slogan: o conceito de slogan é muito parecido com o de tagline, a diferença é que, diferente da tagline que fala da marca, o slogan é uma frase curta que fala sobre um produto ou serviço;
  • Estilo de texto: por fim, estilo de texto também é um elemento que possui muita importância na construção da identidade verbal como um todo.

Como usar

A identidade verbal deve ser utilizada sempre que a empresa se comunicar, independentemente do canal. Ela deve ser utilizada na comunicação com o colaborador, nos e-mails da empresa, embalagens dos seus produtos, artigos do blog e postagens em redes sociais. Toda vez que a empresa se comunicar, ela deve fazer isso pensando em sua identidade verbal.

A identidade verbal da empresa precisa ser coerente, por isso não deve ser algo superficial. A identidade verbal precisa ser baseada na cultura da empresa, ou seja, na personalidade da marca. Então, antes de construir sua identidade verbal, entenda exatamente o que é o seu negócio online, qual é o seu produto e para quem ele é feito.

A marca deve ser amiga do cliente. Então, tenha em mente que os dois precisam se identificar e a comunicação é diretamente responsável por essa identificação. Por isso, pense e utilize sua linguagem verbal de forma que a sua empresa se aproxime do consumidor e consiga causar emoções nele.

Importância

Para promover um negócio online, é preciso elaborar boas estratégias de marketing. E toda estratégia depende de comunicação verbal eficaz para funcionar. É por isso que, quando a identidade verbal da empresa é mal feita, isso interfere diretamente nos negócios.

Esse erro causa ruídos na comunicação. Então, uma identidade verbal mal construída resulta em uma empresa que não sabe se colocar. E, quando a marca falha ao se comunicar com um cliente em potencial, a tendência é que ele procure uma solução para o seu problema em outro lugar.

Às vezes, sua solução pode até ser melhor. Mas nada adianta se você não souber se conectar com o cliente, estabelecer uma relação de confiança e mostrá-lo todos os benefícios do seu produto. A falta de comunicação destrói relações, e essa afirmação cabe muito bem no mundo dos negócios.

Como fazer (elementos)

Nome da marca, tom de voz, mensagem, tagline, slogan e estilo de texto são os elementos que compõem uma identidade verbal de marca. Todos orientam a forma de se comunicar da empresa e cada um tem sua devida importância.

Para trabalhá-los, é necessário considerar os principais aspectos que já foram falados aqui, são eles: público-alvo e personalidade da marca. Afinal, não faz sentido criar um slogan com linguagem extremamente formal se o seu público-alvo é composto por jovens skatistas que se comunicam por gírias. Assim como não faz sentido construir uma marca com uma personalidade completamente descontraída e querer usar um tom sério para se comunicar.

Também, é importante levar em conta que todos esses elementos precisam estar alinhados de forma que demonstrem consistência e reflitam a essência da marca. O nome, tom de voz, mensagem, tagline, slogan e estilo de texto da marca precisam estar mirando na mesma direção.

Por fim, identidade verbal não se constrói de uma hora para a outra. É preciso estudar muito bem a empresa e o público para que a comunicação da companhia seja eficaz e traga bons resultados. A imagem da marca deve ser coerente e a identidade verbal faz parte disso.

A identidade verbal é de extrema importância para um negócio online. | Foto: Unsplash/kraken images.

Método Sirius

Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no YouTube. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:

  • Criar conteúdos que gerem resultados rápidos e a percepção imediata de autoridade;
  • Postar conteúdo certo, no momento certo e na frequência certa;
  • Ganhar reconhecimento, visibilidade, seguidores e um negócio on-line milionário.

Além disso, com o Método Sirius, você terá à sua disposição lives exclusivas, onde seu projeto poderá ser analisado ao vivo; um grupo de acompanhamento, que inclui o criador do método, Bruno Ávila, e outros grandes notáveis e, ainda, receberá todas as atualizações durante um ano. Para ter acesso a tudo relacionado à identidade verbal e muito mais e ainda conhecer cases de sucesso do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se na lista VIP!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Benefícios do marketing terceirizado

A terceirização é um assunto bastante recorrente no mundo corporativo. Geralmente, terceirizar serviços traz maior flexibilidade e eficiência em alguns casos. Se você é um

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *