fbpx

Pequenas empresas: 5 dicas para iniciantes nas redes sociais

Migrar para a Internet requer muito planejamento. Isso porque as redes sociais têm um grande alcance e perfis de negócios necessitam de mediação para aumentar o engajamento, principalmente se for mensurado o desempenho de uma pequena empresa. De acordo com o blog TechJury, o tempo médio de uso das redes sociais é de 2 horas e 24 minutos por dia em 2020, sendo 50% dessa estimativa gasta em dispositivos móveis. O Facebook é a plataforma mais popular, com uma média de 2 horas diárias de uso.

Confira dicas para iniciantes nas redes sociais e impulsione sua empresa  / Foto: unsplash.com

Pensando nisso, separamos 5 dicas para iniciantes nas redes sociais que têm como objetivo intensificar o engajamento dos seguidores e destacar um pequeno negócio de maneira digital. Confira!

Escolha suas redes sociais

Planeje quais serão as redes sociais que você precisa utilizar para ter melhor contato com seu público-alvo e invista nelas. Afinal, não adianta criar um perfil em todas e esperar que novos clientes cheguem em cada uma delas. Primeiro, é preciso saber para quem os seus serviços ou produtos serão direcionados e buscar onde eles melhor “se encaixam” digitalmente.

Cada rede social possui um público diferente, apresenta diversas tendências e uma linguagem específica. Por exemplo, o Instagram tem um apelo totalmente visual para as suas publicações, apesar de disponibilizar a função IGTV, que é focada em vídeos. Parecido com um vídeo do YouTube, um vídeo no IGTV requer uma linguagem mais direta para prender o telespectador nos primeiros segundos da postagem. Já o LinkedIn apresenta conteúdos mais voltados para o lado profissional do cliente. Defina a sua persona e, dessa forma, você saberá em qual rede social investir com mais dedicação.

Produza conteúdo

Segundo o ranking mundial da Alexa, o Google continuou como o site mais visitado do mundo, o que fortalece a dica de produção de conteúdo on-line como forma de gerar novos leads. Ou seja, ao usar as redes sociais, lembre-se de criar material para os consumidores da sua empresa e estimular o contato direto com eles, além de entender suas motivações, dificuldades, dúvidas e adicionar informações relevantes sobre aqueles serviços.

O conteúdo criado e promovido nas redes sociais têm ajudado a estabelecer uma base de relacionamento com novos e antigos clientes da empresa. Com ele, a marca apresenta de forma mais clara os seus diferenciais dentre as outras opções no mercado e fideliza os seus consumidores, aumentando o engajamento em sites de busca de maneira orgânica. O nome dado a isso é marketing de conteúdo: um conjunto de estratégias para captar e fidelizar consumidores dentro do seu nicho.

Invista na produção de conteúdo on-line para as redes sociais | Foto: unsplash.com

Utilize anúncios pagos

O tráfego pago é um investimento pago em anúncios que ajudam na divulgação das campanhas e serviços de sua empresa de maneira inorgânica. Os mais famosos são Facebook Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads, Google Ads e YouTube Ads. Eles ajudam a impulsionar sua página nessas plataformas e podem “encontrar” exatamente o seu nicho e público-alvo. Esses anúncios precisam ser bem definidos pelas suas palavras-chave para chegar até os consumidores. Eles fazem propaganda da sua marca de diferentes formas dependendo da plataforma escolhida e podem ser, por exemplo, convites para a confirmação em um evento no Facebook.

Utilize as ferramentas on-line

Uma das redes sociais mais influentes em 2020 foi o Instagram. Com ele, você encontra ferramentas que podem ser utilizadas para maior engajamento, além das publicações regulares no feed, são elas: as postagens de stories com duração de 24h e seus destaques, reels (vídeos curtos de 15 segundos para desafios e narrações), IGTV (com vídeos mais completos e informativos), e lives (transmissões ao vivo).

Conheça as ferramentas das redes sociais e utilize-as para aumentar o alcance do seu perfil on-line. Além disso, saiba dosar os seus posts diários na página principal dos seguidores, alimentando-os com conteúdos suficientes para divulgar seus produtos. Não exagere muito nos conteúdos para não incomodar seu público com informações excessivas na timeline. Pense ainda em tornar a sua conta mais acessível com a opção de legendas alternativas para fotos, descrevendo a imagem para pessoas com deficiência visual ou legendando os vídeos para pessoas com deficiência auditiva.

Interaja

Por último, mantenha uma relação interativa com o seu público para fidelizar seus consumidores naquelas redes sociais. Faça uma brincadeira com assuntos que estão em alta, responda perguntas que estiverem nas suas publicações ou entre em alguma piada que eles estão fazendo nos comentários. Assim, você estabelece maior contato com a comunidade que está criando e acaba “abraçando” novos clientes para fazerem parte da sua rede digital.

Gostou? Compartilhe!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *