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Podcast no YouTube? Saiba a melhor plataforma para você!

Podcast no YouTube ou podcast no Spotify? Essa provavelmente é uma grande dúvida daqueles que estão começando agora ou que pensam em começar a produzir podcasts. Você sabe o que é podcast?

Os podcasts são programas em formato de áudio que podem ser escutados a qualquer momento, bem diferente dos programas de rádio tradicionais.

Existe uma grande variedade nos assuntos falados nos podcasts que são ouvidos hoje: alguns falam sobre política, outros sobre filmes, séries, e ainda é possível escutar debates sobre qualquer tema.

Podcast no YouTube ou no Spotify? Saiba a melhor plataforma para você |  Foto: Unsplash

Um podcast pode ser baixado na internet ou então pode ser reproduzido em serviços de streaming, como o Youtube e o Spotify. Ele é organizado em episódios e, geralmente, é disponibilizado gratuitamente para os ouvintes.

Entre todos os críticos de plataforma de streaming de música, o Spotify está sempre à frente do YouTube. Em algumas críticas, o Spotify perde apenas para o Deezer.

Para saber tudo sobre qual é a melhor plataforma de streaming para seu podcast, qual delas paga mais e qual tem a melhor qualidade de áudio, siga a leitura!

Podcast no YouTube: vale a pena?

YouTube podcast é uma discussão que pode ser muito longa. Enquanto muitos defendem que a plataforma é ótima porque possibilita que o podcast seja monetizado, outros acham que isso acaba com a ideia original de podcast.

Para o produtor de conteúdo que deseja apenas divulgar o podcast, o Youtube pode ser a plataforma perfeita. Mas, vale a pena ter uma segunda plataforma de publicação.

Então, se tudo der certo no YouTube, o podcast é divulgado e a pessoa ainda pode conseguir ganhar algum dinheiro com a monetização.

Algo que é necessário mencionar sobre a plataforma do YouTube é que não é possível publicar o podcast nela se ele tiver alguma música que tenha direitos autorais.

Podcast Spotify: é uma boa estratégia?

Para quem deseja hospedar o podcast nessa plataforma, é bem simples. Além disso, o produtor do podcast estará utilizando uma boa estratégia, já que o Spotify é o maior serviço de streaming de música que existe no mundo.

A maior vantagem ao usar o Spotify é exatamente ter acesso a um grande público. Publicar o podcast numa plataforma como o Spotify aumenta as chances de ele ser ouvido por mais pessoas, tendo mais reprodução.

A plataforma ainda oferece outros benefícios para quem hospeda o podcast nela: é possível analisar a audiência e ver quais são as estatísticas de reprodução dos episódios.

Qual é o melhor: Youtube ou Spotify?

Tudo vai depender de qual é o objetivo do podcaster (produtor do podcast). Se ele deseja divulgar, ganhar dinheiro e aumentar ainda mais o número de pessoas que escuta o conteúdo, o YouTube pode ser muito bom.

Já se o desejo é apenas alcançar mais pessoas, mas sem a preocupação de ganhar dinheiro em cima disso, o Spotify com certeza é a melhor opção.

Contudo, ganhar dinheiro na internet tem se tornado cada vez mais uma realidade das pessoas que produzem conteúdo digital. Veja um exemplo.

Spotify

O Spotify criou um novo recurso em sua plataforma exclusivo para podcasters e assinantes.

Esse recurso permite que os podcasters marquem episódios como exclusivos apenas para assinantes. Os produtores podem ficar com 100% do valor que conseguirem arrecadar nos próximos anos, começando a pagar apenas em 2023 uma taxa de 5% para a plataforma.

Inicialmente, estará disponível apenas nos Estados Unidos, mas promete ser um recurso muito positivo para os podcasters se for liberado para outros países.

Youtube

Mas, se você quer saber como funciona a monetização do YouTube, ela é totalmente diferente. Ganhar dinheiro no YouTube pode não ser tão fácil quanto parece.

O YouTube segue uma tabela de visualizações para realizar os pagamentos. A cada 1000 visualizações ou reproduções, a plataforma paga um determinado valor para o produtor de conteúdo.

Porém, esse valor depende de vários fatores, como: o tipo de nicho, se tem anunciantes e qual o tipo, em qual país o áudio foi reproduzido e se ele é monetizado.

Alguns canais de podcast no YouTube que existem há mais tempo e são mais populares, chegam a ganhar por volta de U$ 6.400,00 a U$38.600,00 por mês.

Qual plataforma tem a melhor qualidade de áudio?

O Spotify e o YouTube possuem uma boa qualidade de som, mas que pode ser melhorada quando o ouvinte é assinante.

O YouTube tem uma taxa de bits de 128 kbps que não pode ser alterada no plano gratuito. Já para aqueles que são assinantes, é possível chegar a 256 kbps.

O Spotify funciona um pouco diferente. Quem não é assinante consegue alterar a taxa de bits escolhendo entre o modo normal de 96 kbps e a alta qualidade de 160 kbps. Para assinantes, a qualidade de áudio pode chegar a 320 kbps.

Para os ouvintes e produtores de conteúdo que dão valor a uma boa qualidade de áudio, o Spotify é claramente a plataforma com mais benefícios.

Podcast onde ouvir?

A pergunta que não quer calar é: onde ouvir os podcasts? Spotify ou Youtube? Qual o melhor? A resposta sempre vai depender.

O Spotify é ótimo para o ouvinte que gosta de organização, por exemplo. Já que ele tem uma seção exclusiva só para os podcasts, onde o usuário consegue filtrar os programas por gênero (entretenimento, política, esporte etc.) e ainda pode salvar as estações e transmissões avulsas na biblioteca.

As críticas quanto ao podcast no YouTube variam porque, ao contrário do Spotify, o YouTube não permite que o ouvinte desligue a tela enquanto escuta o programa, ou ainda que ele baixe o conteúdo para escutar offline.

Então aqui fica a critério das preferências do ouvinte. Depende se ele tem alguma preferência quanto à qualidade do áudio ou ao formato (disponível para download ou não).

Para aqueles que preferem baixar o conteúdo para escutar no formato offline, vale a pena investir na plataforma do Spotify.

Do contrário, o podcast no Youtube também é incrível se o ouvinte não se importar de ter que ficar com a tela ligada enquanto escuta o programa.

Método Sirius

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Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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