fbpx

Podcast no YouTube? Saiba a melhor plataforma para você!

Podcast no YouTube ou podcast no Spotify? Essa provavelmente é uma grande dúvida daqueles que estão começando agora ou que pensam em começar a produzir podcasts. Você sabe o que é podcast?

Os podcasts são programas em formato de áudio que podem ser escutados a qualquer momento, bem diferente dos programas de rádio tradicionais.

Existe uma grande variedade nos assuntos falados nos podcasts que são ouvidos hoje: alguns falam sobre política, outros sobre filmes, séries, e ainda é possível escutar debates sobre qualquer tema.

Podcast no YouTube ou no Spotify? Saiba a melhor plataforma para você |  Foto: Unsplash

Um podcast pode ser baixado na internet ou então pode ser reproduzido em serviços de streaming, como o Youtube e o Spotify. Ele é organizado em episódios e, geralmente, é disponibilizado gratuitamente para os ouvintes.

Entre todos os críticos de plataforma de streaming de música, o Spotify está sempre à frente do YouTube. Em algumas críticas, o Spotify perde apenas para o Deezer.

Para saber tudo sobre qual é a melhor plataforma de streaming para seu podcast, qual delas paga mais e qual tem a melhor qualidade de áudio, siga a leitura!

Podcast no YouTube: vale a pena?

YouTube podcast é uma discussão que pode ser muito longa. Enquanto muitos defendem que a plataforma é ótima porque possibilita que o podcast seja monetizado, outros acham que isso acaba com a ideia original de podcast.

Para o produtor de conteúdo que deseja apenas divulgar o podcast, o Youtube pode ser a plataforma perfeita. Mas, vale a pena ter uma segunda plataforma de publicação.

Então, se tudo der certo no YouTube, o podcast é divulgado e a pessoa ainda pode conseguir ganhar algum dinheiro com a monetização.

Algo que é necessário mencionar sobre a plataforma do YouTube é que não é possível publicar o podcast nela se ele tiver alguma música que tenha direitos autorais.

Podcast Spotify: é uma boa estratégia?

Para quem deseja hospedar o podcast nessa plataforma, é bem simples. Além disso, o produtor do podcast estará utilizando uma boa estratégia, já que o Spotify é o maior serviço de streaming de música que existe no mundo.

A maior vantagem ao usar o Spotify é exatamente ter acesso a um grande público. Publicar o podcast numa plataforma como o Spotify aumenta as chances de ele ser ouvido por mais pessoas, tendo mais reprodução.

A plataforma ainda oferece outros benefícios para quem hospeda o podcast nela: é possível analisar a audiência e ver quais são as estatísticas de reprodução dos episódios.

Qual é o melhor: Youtube ou Spotify?

Tudo vai depender de qual é o objetivo do podcaster (produtor do podcast). Se ele deseja divulgar, ganhar dinheiro e aumentar ainda mais o número de pessoas que escuta o conteúdo, o YouTube pode ser muito bom.

Já se o desejo é apenas alcançar mais pessoas, mas sem a preocupação de ganhar dinheiro em cima disso, o Spotify com certeza é a melhor opção.

Contudo, ganhar dinheiro na internet tem se tornado cada vez mais uma realidade das pessoas que produzem conteúdo digital. Veja um exemplo.

Spotify

O Spotify criou um novo recurso em sua plataforma exclusivo para podcasters e assinantes.

Esse recurso permite que os podcasters marquem episódios como exclusivos apenas para assinantes. Os produtores podem ficar com 100% do valor que conseguirem arrecadar nos próximos anos, começando a pagar apenas em 2023 uma taxa de 5% para a plataforma.

Inicialmente, estará disponível apenas nos Estados Unidos, mas promete ser um recurso muito positivo para os podcasters se for liberado para outros países.

Youtube

Mas, se você quer saber como funciona a monetização do YouTube, ela é totalmente diferente. Ganhar dinheiro no YouTube pode não ser tão fácil quanto parece.

O YouTube segue uma tabela de visualizações para realizar os pagamentos. A cada 1000 visualizações ou reproduções, a plataforma paga um determinado valor para o produtor de conteúdo.

Porém, esse valor depende de vários fatores, como: o tipo de nicho, se tem anunciantes e qual o tipo, em qual país o áudio foi reproduzido e se ele é monetizado.

Alguns canais de podcast no YouTube que existem há mais tempo e são mais populares, chegam a ganhar por volta de U$ 6.400,00 a U$38.600,00 por mês.

Qual plataforma tem a melhor qualidade de áudio?

O Spotify e o YouTube possuem uma boa qualidade de som, mas que pode ser melhorada quando o ouvinte é assinante.

O YouTube tem uma taxa de bits de 128 kbps que não pode ser alterada no plano gratuito. Já para aqueles que são assinantes, é possível chegar a 256 kbps.

O Spotify funciona um pouco diferente. Quem não é assinante consegue alterar a taxa de bits escolhendo entre o modo normal de 96 kbps e a alta qualidade de 160 kbps. Para assinantes, a qualidade de áudio pode chegar a 320 kbps.

Para os ouvintes e produtores de conteúdo que dão valor a uma boa qualidade de áudio, o Spotify é claramente a plataforma com mais benefícios.

Podcast onde ouvir?

A pergunta que não quer calar é: onde ouvir os podcasts? Spotify ou Youtube? Qual o melhor? A resposta sempre vai depender.

O Spotify é ótimo para o ouvinte que gosta de organização, por exemplo. Já que ele tem uma seção exclusiva só para os podcasts, onde o usuário consegue filtrar os programas por gênero (entretenimento, política, esporte etc.) e ainda pode salvar as estações e transmissões avulsas na biblioteca.

As críticas quanto ao podcast no YouTube variam porque, ao contrário do Spotify, o YouTube não permite que o ouvinte desligue a tela enquanto escuta o programa, ou ainda que ele baixe o conteúdo para escutar offline.

Então aqui fica a critério das preferências do ouvinte. Depende se ele tem alguma preferência quanto à qualidade do áudio ou ao formato (disponível para download ou não).

Para aqueles que preferem baixar o conteúdo para escutar no formato offline, vale a pena investir na plataforma do Spotify.

Do contrário, o podcast no Youtube também é incrível se o ouvinte não se importar de ter que ficar com a tela ligada enquanto escuta o programa.

Método Sirius

Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no Youtube. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:

  • Criar conteúdos que gerem resultados rápidos e a percepção imediata de autoridade;
  • Postar conteúdo certo, no momento certo e na frequência certa;
  • Ganhar reconhecimento, visibilidade, seguidores e um negócio on-line milionário.

Além disso, com o Método Sirius, você terá à sua disposição lives exclusivas, onde seu projeto poderá ser analisado ao vivo; um grupo de acompanhamento, que inclui o criador do método, Bruno Ávila, e outros grandes notáveis e, ainda, receberá todas as atualizações durante um ano. Para ter acesso a tudo isso e muito mais e ainda conhecer cases de sucesso do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se na lista VIP!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Entenda tudo sobre o marketing indireto

O marketing é uma área essencial para qualquer empresa. Todo empreendedor deve reconhecer que ele interfere nos resultados obtidos pela companhia, afinal suas ações são

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *