Mais de 2 bilhões de pessoas usam o YouTube, segundo estatísticas do próprio site. Isso equivale a quase um terço da internet e só mostra o poder de alcance dessa plataforma.
Mas, para crescer como criador de conteúdo nesse meio, é preciso saber identificar seu público-alvo e aprender como fazê-lo se inscrever no seu canal. Só assim você se diferencia da concorrência.
Quer saber mais sobre público-alvo do YouTube e como converter essas pessoas? Continue a leitura!
Público-alvo é o grupo de pessoas para quem determinado serviço, produto, conteúdo ou marca é destinado. Esse conceito não é novo e nem existe só na internet. Por exemplo, uma novela que passa às 18h é direcionada para um público diferente de uma que passa às 22h.
Saber para quem você está produzindo conteúdo é crucial para crescer na internet. Pois, todas as suas escolhas deverão se basear nisso. Afinal, se você não souber para onde atirar, será difícil disparar na direção correta.
Para exemplificar, vamos supor que sua maior afinidade é com assuntos relacionados a nutrição, especificamente a perda de peso. No geral, seu público-alvo será composto por pessoas que querem emagrecer e estão procurando caminhos para isso.
No Youtube, você pode dividir seu público em algumas categorias, afinidade é uma delas. Normalmente, as pessoas que se enquadram nesse grupo são aquelas que possuem interesses e hábitos condizentes com o que você pretende passar.
Veja a seguir alguns outros tipos de público-alvo que podem ser utilizados nessa divisão:
O YouTube está presente em mais de 100 países, em 80 idiomas diferentes e alcança pessoas das mais diversas idades e gostos. Por isso, é preciso escolher um grupo específico para focar seu conteúdo. Pois, uma vez que você faz um recorte de público, fica mais fácil conhecer esses indivíduos e direcionar seu conteúdo para eles.
Ainda não se convenceu do bem que faz uma segmentação de público-alvo para o canal? Então, confira a seguir os benefícios de conhecer seu público-alvo do YouTube!
Quando seu conteúdo tem um caminho certo, as coisas ficam muito mais fáceis. Desde escolher o tema do próximo vídeo, até decidir como promover determinado produto. Portanto, a partir do momento em que você sabe para quem está produzindo, seu conteúdo passa a valer mais para essas pessoas, visto que ele terá mais qualidade.
Quanto mais você aprende sobre um amigo, melhor conhece e se aproxima dele, certo? O mesmo acontece com seu público. Conhecer a fundo 2 bilhões de pessoas é praticamente uma tarefa impossível. Mas, conhecer um grupo segmentado por características e interesses em comum é muito mais fácil.
Isso faz com que você se aproxime da sua audiência e construa um relacionamento a longo prazo. Afinal, para construir um negócio de sucesso na internet é preciso mais do que algumas centenas de visualizações em um único vídeo. É necessário construir o caminho para um negócio sustentável a longo prazo.
Quando seu conteúdo é direcionado para um grupo específico de pessoas, a possibilidade de ele ser melhor aceito é muito maior. Então, essas pessoas, por terem maior probabilidade de gostar do seu canal, são mais suscetíveis a virarem inscritos.
É fato que para ter inscritos é preciso ter visualizações. O problema é quando você tem visualizações, porém ainda não consegue enxergar o crescimento do seu canal. Claro que crescer no YouTube leva tempo e é preciso paciência. Mas, se você já tem uma boa média de visualizações em seus vídeos e mesmo assim não consegue enxergar seu crescimento, está na hora de tomar uma atitude.
Taxa de conversão é a porcentagem de pessoas que viraram seus inscritos depois de assistirem aos seus vídeos. Além disso, essa taxa pode ser definida como o poder de encantamento do seu canal. Afinal, representa as pessoas que decidiram te acompanhar por mais de um vídeo.
Para encontrar essa taxa, é necessário dividir o número de visualizações do seu canal pela quantidade de inscritos. E, se quiser saber quais vídeos estão se saindo melhor, também é possível utilizar essa fórmula com eles, dividindo seu número de visualizações pela quantidade de pessoas que eles converteram. Esses dados são fornecidos pelo YouTube. Então, é possível encontrá-los no YouTube Studio, na aba “Estatísticas”.
O ideal é perceber os vídeos com maior taxa de conversão e tentar entender o que levou eles a alcançar isso, de repente o tempo, estilo ou algo que você disse. Também, é bom ver os que não deram certo para procurar não repetir nos próximos.
Se você quer saber como ganhar inscritos no YouTube, saiba que produzir conteúdo de qualidade é essencial para a conversão de público-alvo. Pois, quando você oferece algo de valor para a pessoa que está assistindo, a chance de ela retribuir o favor é grande.
Além disso, essa atitude faz com que sua audiência entenda que o seu canal tem algo a acrescentar, por isso vale a pena se inscrever. Suas chances de crescer aumentam quando as pessoas percebem que podem ganhar algo se continuarem te acompanhando.
Vale lembrar que conteúdo de qualidade não é, necessariamente, algo educativo. Podem ser mensagens motivacionais, vídeos humorísticos, até de estilo de vida. O importante é que seu público-alvo ganhe algo por assistir, que não sejam só vídeos vazios.
CTA – Call to Action (chamada para a ação, em tradução livre) – é algo utilizado para convencer as pessoas a fazerem o que você deseja. Quando o youtuber diz: “Se você é novo por aqui, já se inscreve no canal, ativa o sininho e deixa seu like!”, isso é uma chamada para a ação.
Mas, se o seu objetivo é ganhar mais inscritos no YouTube, pense melhor em como você pedirá isso. É comum escutar os youtubers repetindo variações muito parecidas da frase que citamos no parágrafo anterior, mas existem alguns métodos mais eficazes de dizer.
Por exemplo, se você tem um canal que fala sobre Marketing Digital e está fazendo um vídeo sobre como ganhar mais curtidas no Facebook, uma chamada para a ação interessante seria: “Se você gosta de aprender sobre redes sociais, se inscreve no canal para acompanhar os próximos que eu vou soltar ensinando como conseguir mais seguidores e engajamento nas redes!”. Percebeu?
Portanto, para converter público-alvo em inscritos é preciso entender o que já está dando certo, focar em conteúdo de qualidade e investir em CTAs que convencem. Seguir essas dicas já é boa parte do caminho para ter um canal de sucesso.
Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no Youtube. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:
Além disso, com o Método Sirius, você terá à sua disposição lives exclusivas, onde seu projeto poderá ser analisado ao vivo; um grupo de acompanhamento, que inclui o criador do método, Bruno Ávila, e outros grandes notáveis e, ainda, receberá todas as atualizações durante um ano. Para ter acesso a tudo isso e muito mais e ainda conhecer cases de sucesso do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se na lista VIP!
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